Primeira lição.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, J. de S.
Data de Publicação: 1980
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/133317
Resumo: Como levar ou transferir tecnologia para o produtor rural? O presidente da Embrapa, Eliseu Alves, vê os extensionistas como uma espécie de "jornalistas do meio rural". A função da assistência técnica, então, seria "baratear o custo da informação para o agricultor. E, no dia a dia, os problemas são muitos. E: preciso, por exemplo, conhecer a realidade do produtor antes de tentar familiarizá-lo com as inovações tecnológicas. Segundo José de Souza Silva, difusor de tecnologia do CPATSA/Embrapa em Petrolina, (ver matéria sobre o Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semiárido em Raízes de setembro/80), "conquistar a confiança do produtor é pré-requisito essencial para a obtenção de resultados positivos no processo de adoção de tecnologia". Nesse sentido, o "cumprimento dos compromissos, a simplicidade do diálogo, a identidade com os valores regionais, o respeito pela experiência do produtor", etc, podem ajudar. Um exemplo disso é a experiência de Souza Silva (logo que saiu da faculdade de agronomia), quando um produtor fez questão de testar suas habilidades. A descrição - que inclui o registro aproximado do modo de falar nordestino - foi feita pelo próprio difusor de tecnologia, especial para Raízes.
id EMBR_8616f05e2745ef1152047916e1de45d1
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/133317
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Primeira lição.Relato de experiênciaDesenvolvimento RuralDifusão de TecnologiaSociologiaExtensão RuralExtensionistarural developmentsociologytechnology transferComo levar ou transferir tecnologia para o produtor rural? O presidente da Embrapa, Eliseu Alves, vê os extensionistas como uma espécie de "jornalistas do meio rural". A função da assistência técnica, então, seria "baratear o custo da informação para o agricultor. E, no dia a dia, os problemas são muitos. E: preciso, por exemplo, conhecer a realidade do produtor antes de tentar familiarizá-lo com as inovações tecnológicas. Segundo José de Souza Silva, difusor de tecnologia do CPATSA/Embrapa em Petrolina, (ver matéria sobre o Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semiárido em Raízes de setembro/80), "conquistar a confiança do produtor é pré-requisito essencial para a obtenção de resultados positivos no processo de adoção de tecnologia". Nesse sentido, o "cumprimento dos compromissos, a simplicidade do diálogo, a identidade com os valores regionais, o respeito pela experiência do produtor", etc, podem ajudar. Um exemplo disso é a experiência de Souza Silva (logo que saiu da faculdade de agronomia), quando um produtor fez questão de testar suas habilidades. A descrição - que inclui o registro aproximado do modo de falar nordestino - foi feita pelo próprio difusor de tecnologia, especial para Raízes.JOSE DE SOUZA SILVA, CPATSA.SILVA, J. de S.2018-07-14T00:57:29Z2018-07-14T00:57:29Z1996-07-1519802018-07-24T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRaízes, São Paulo, v.6, n. 58, p.2 0-21, out. 1980.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/133317porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-07-14T00:57:35Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/133317Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-07-14T00:57:35falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-07-14T00:57:35Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Primeira lição.
title Primeira lição.
spellingShingle Primeira lição.
SILVA, J. de S.
Relato de experiência
Desenvolvimento Rural
Difusão de Tecnologia
Sociologia
Extensão Rural
Extensionista
rural development
sociology
technology transfer
title_short Primeira lição.
title_full Primeira lição.
title_fullStr Primeira lição.
title_full_unstemmed Primeira lição.
title_sort Primeira lição.
author SILVA, J. de S.
author_facet SILVA, J. de S.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOSE DE SOUZA SILVA, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, J. de S.
dc.subject.por.fl_str_mv Relato de experiência
Desenvolvimento Rural
Difusão de Tecnologia
Sociologia
Extensão Rural
Extensionista
rural development
sociology
technology transfer
topic Relato de experiência
Desenvolvimento Rural
Difusão de Tecnologia
Sociologia
Extensão Rural
Extensionista
rural development
sociology
technology transfer
description Como levar ou transferir tecnologia para o produtor rural? O presidente da Embrapa, Eliseu Alves, vê os extensionistas como uma espécie de "jornalistas do meio rural". A função da assistência técnica, então, seria "baratear o custo da informação para o agricultor. E, no dia a dia, os problemas são muitos. E: preciso, por exemplo, conhecer a realidade do produtor antes de tentar familiarizá-lo com as inovações tecnológicas. Segundo José de Souza Silva, difusor de tecnologia do CPATSA/Embrapa em Petrolina, (ver matéria sobre o Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semiárido em Raízes de setembro/80), "conquistar a confiança do produtor é pré-requisito essencial para a obtenção de resultados positivos no processo de adoção de tecnologia". Nesse sentido, o "cumprimento dos compromissos, a simplicidade do diálogo, a identidade com os valores regionais, o respeito pela experiência do produtor", etc, podem ajudar. Um exemplo disso é a experiência de Souza Silva (logo que saiu da faculdade de agronomia), quando um produtor fez questão de testar suas habilidades. A descrição - que inclui o registro aproximado do modo de falar nordestino - foi feita pelo próprio difusor de tecnologia, especial para Raízes.
publishDate 1980
dc.date.none.fl_str_mv 1980
1996-07-15
2018-07-14T00:57:29Z
2018-07-14T00:57:29Z
2018-07-24T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Raízes, São Paulo, v.6, n. 58, p.2 0-21, out. 1980.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/133317
identifier_str_mv Raízes, São Paulo, v.6, n. 58, p.2 0-21, out. 1980.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/133317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503458595799040