Enriquecimento de massa fresca tipo talharim com farinha de marisco (Anomalocardia brasiliana).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MONTEIRO, P. L.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: SANTOS, A. F. B. da S., PIRES, C. R. F., PEREIRA, A. S., KATO, H. C. de A., SOUSA, D. N. de, FOGAÇA, F. H. dos S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123904
http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5662
Resumo: A massa caseira tipo talharim apresenta elevados teores de carboidratos e baixas quantidade e qualidade proteica. Todavia, é um dos alimentos mais consumidos pela população. Diante disso, este trabalho tem como objetivo avaliar massas frescas tipo talharim formuladas com diferentes concentrações de farinha de marisco. Foram desenvolvidas cinco tipos de massas, sendo uma amostra de macarrão tradicional, três amostras com diferentes concentrações de farinha de marisco (5%, 10% e 15%) e uma amostra com a associação entre farinhas de marisco e linhaça (5% + 5%). As amostras foram analisadas quanto aos teores de umidade, lipídios, proteínas, fibras, cinzas, carboidratos e valor calórico total do produto. Foi adotado um delineamento inteiramente casualizado com três repetições. As formulações com maior concentração de farinha de marisco apresentaram maiores teores de proteína e cinzas e menor teor de carboidratos. O acréscimo da farinha de linhaça dourada na massa do macarrão com marisco proporcionou um aumento nos teores de fibra bruta elipídeos. O enriquecimento da massa de talharim com diferentes concentrações de farinha de marisco aumentou o valor proteico do produto, representando uma alternativa para agregar valor nutricional ao alimento
id EMBR_870134e76afc0859002f8016efa3c6ec
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1123904
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Enriquecimento de massa fresca tipo talharim com farinha de marisco (Anomalocardia brasiliana).Massa alimentíciaAlimento enriquecidoMariscoProteínaAlimentaçãoMacarrãoFarinhaFood technologyPastaSeafoodsProteinsEnriched foodsA massa caseira tipo talharim apresenta elevados teores de carboidratos e baixas quantidade e qualidade proteica. Todavia, é um dos alimentos mais consumidos pela população. Diante disso, este trabalho tem como objetivo avaliar massas frescas tipo talharim formuladas com diferentes concentrações de farinha de marisco. Foram desenvolvidas cinco tipos de massas, sendo uma amostra de macarrão tradicional, três amostras com diferentes concentrações de farinha de marisco (5%, 10% e 15%) e uma amostra com a associação entre farinhas de marisco e linhaça (5% + 5%). As amostras foram analisadas quanto aos teores de umidade, lipídios, proteínas, fibras, cinzas, carboidratos e valor calórico total do produto. Foi adotado um delineamento inteiramente casualizado com três repetições. As formulações com maior concentração de farinha de marisco apresentaram maiores teores de proteína e cinzas e menor teor de carboidratos. O acréscimo da farinha de linhaça dourada na massa do macarrão com marisco proporcionou um aumento nos teores de fibra bruta elipídeos. O enriquecimento da massa de talharim com diferentes concentrações de farinha de marisco aumentou o valor proteico do produto, representando uma alternativa para agregar valor nutricional ao alimentoPATRICIA LOPES MONTEIRO, UFT; ADILEIA FERNANDES BARROS DA SILVA SANTOS, UFT; CAROLINE ROBERTA FREITAS PIRES, UFT; ANDRESSA SOUSA PEREIRA, UFT; HELLEN CHRISTINA DE ALMEIDA KATO, CNPASA; DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA; FABIOLA HELENA DOS SANTOS FOGACA, CTAA.MONTEIRO, P. L.SANTOS, A. F. B. da S.PIRES, C. R. F.PEREIRA, A. S.KATO, H. C. de A.SOUSA, D. N. deFOGAÇA, F. H. dos S.2020-07-18T11:10:38Z2020-07-18T11:10:38Z2020-07-172020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleResearch, Society and Development, v. 9, n. 8, e336985662, 2020.2525-3409http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123904http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5662porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-07-18T11:10:46Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1123904Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542020-07-18T11:10:46Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Enriquecimento de massa fresca tipo talharim com farinha de marisco (Anomalocardia brasiliana).
title Enriquecimento de massa fresca tipo talharim com farinha de marisco (Anomalocardia brasiliana).
spellingShingle Enriquecimento de massa fresca tipo talharim com farinha de marisco (Anomalocardia brasiliana).
MONTEIRO, P. L.
Massa alimentícia
Alimento enriquecido
Marisco
Proteína
Alimentação
Macarrão
Farinha
Food technology
Pasta
Seafoods
Proteins
Enriched foods
title_short Enriquecimento de massa fresca tipo talharim com farinha de marisco (Anomalocardia brasiliana).
title_full Enriquecimento de massa fresca tipo talharim com farinha de marisco (Anomalocardia brasiliana).
title_fullStr Enriquecimento de massa fresca tipo talharim com farinha de marisco (Anomalocardia brasiliana).
title_full_unstemmed Enriquecimento de massa fresca tipo talharim com farinha de marisco (Anomalocardia brasiliana).
title_sort Enriquecimento de massa fresca tipo talharim com farinha de marisco (Anomalocardia brasiliana).
author MONTEIRO, P. L.
author_facet MONTEIRO, P. L.
SANTOS, A. F. B. da S.
PIRES, C. R. F.
PEREIRA, A. S.
KATO, H. C. de A.
SOUSA, D. N. de
FOGAÇA, F. H. dos S.
author_role author
author2 SANTOS, A. F. B. da S.
PIRES, C. R. F.
PEREIRA, A. S.
KATO, H. C. de A.
SOUSA, D. N. de
FOGAÇA, F. H. dos S.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv PATRICIA LOPES MONTEIRO, UFT; ADILEIA FERNANDES BARROS DA SILVA SANTOS, UFT; CAROLINE ROBERTA FREITAS PIRES, UFT; ANDRESSA SOUSA PEREIRA, UFT; HELLEN CHRISTINA DE ALMEIDA KATO, CNPASA; DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA; FABIOLA HELENA DOS SANTOS FOGACA, CTAA.
dc.contributor.author.fl_str_mv MONTEIRO, P. L.
SANTOS, A. F. B. da S.
PIRES, C. R. F.
PEREIRA, A. S.
KATO, H. C. de A.
SOUSA, D. N. de
FOGAÇA, F. H. dos S.
dc.subject.por.fl_str_mv Massa alimentícia
Alimento enriquecido
Marisco
Proteína
Alimentação
Macarrão
Farinha
Food technology
Pasta
Seafoods
Proteins
Enriched foods
topic Massa alimentícia
Alimento enriquecido
Marisco
Proteína
Alimentação
Macarrão
Farinha
Food technology
Pasta
Seafoods
Proteins
Enriched foods
description A massa caseira tipo talharim apresenta elevados teores de carboidratos e baixas quantidade e qualidade proteica. Todavia, é um dos alimentos mais consumidos pela população. Diante disso, este trabalho tem como objetivo avaliar massas frescas tipo talharim formuladas com diferentes concentrações de farinha de marisco. Foram desenvolvidas cinco tipos de massas, sendo uma amostra de macarrão tradicional, três amostras com diferentes concentrações de farinha de marisco (5%, 10% e 15%) e uma amostra com a associação entre farinhas de marisco e linhaça (5% + 5%). As amostras foram analisadas quanto aos teores de umidade, lipídios, proteínas, fibras, cinzas, carboidratos e valor calórico total do produto. Foi adotado um delineamento inteiramente casualizado com três repetições. As formulações com maior concentração de farinha de marisco apresentaram maiores teores de proteína e cinzas e menor teor de carboidratos. O acréscimo da farinha de linhaça dourada na massa do macarrão com marisco proporcionou um aumento nos teores de fibra bruta elipídeos. O enriquecimento da massa de talharim com diferentes concentrações de farinha de marisco aumentou o valor proteico do produto, representando uma alternativa para agregar valor nutricional ao alimento
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-18T11:10:38Z
2020-07-18T11:10:38Z
2020-07-17
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Research, Society and Development, v. 9, n. 8, e336985662, 2020.
2525-3409
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123904
http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5662
identifier_str_mv Research, Society and Development, v. 9, n. 8, e336985662, 2020.
2525-3409
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123904
http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695593810624512