Caracterização físico-química de farinhas de mandioca produzidas a partir das variedades Brasília, Gema de Ovo e Trouxinha.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AMORIM, M. da R.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: AZOUBEL, P. M., OLIVEIRA, S. B. de, AZEVEDO, L. C. de, SÁ, A. G. B. de, SILVA, A. F., OLIVEIRA, A. P. D. de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/574124
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar as características físico-químicas de farinhas de mandioca feitas a partir de três variedades (Brasília, Gema de ovo e Trouxinha). As farinhas foram produzidas na Casa de Farinha Comunitária do Sitio Pereiro e foram avaliadas quanto aos teores de umidade, cinzas, proteína, fibra bruta, amido, acidez e atividade de água. Todas as amostras apresentaram teores de umidade e cinzas de acordo com os padrões estabelecidos pela legislação brasileira para farinha de mandioca e teores de acidez acima do permitido. A amostra de farinha da variedade Brasília apresentou teor de amido abaixo do permitido e os menores teores de fibra bruta e proteína. A atividade de água das farinhas analisadas esteve abaixo do limite mÌnimo capaz de permitir o desenvolvimento de microrganismos.
id EMBR_95b1d28a794c5f0998abad08b4291998
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/574124
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Caracterização físico-química de farinhas de mandioca produzidas a partir das variedades Brasília, Gema de Ovo e Trouxinha.Farinha de mandiocaCaracterísticas físico-químicasCultivarMandiocaVariedadeManihot EsculentaQualidadeO presente trabalho teve como objetivo avaliar as características físico-químicas de farinhas de mandioca feitas a partir de três variedades (Brasília, Gema de ovo e Trouxinha). As farinhas foram produzidas na Casa de Farinha Comunitária do Sitio Pereiro e foram avaliadas quanto aos teores de umidade, cinzas, proteína, fibra bruta, amido, acidez e atividade de água. Todas as amostras apresentaram teores de umidade e cinzas de acordo com os padrões estabelecidos pela legislação brasileira para farinha de mandioca e teores de acidez acima do permitido. A amostra de farinha da variedade Brasília apresentou teor de amido abaixo do permitido e os menores teores de fibra bruta e proteína. A atividade de água das farinhas analisadas esteve abaixo do limite mÌnimo capaz de permitir o desenvolvimento de microrganismos.MARIANA DA ROCHA AMORIM; PATRICIA MOREIRA AZOUBEL, CPATSA; SILVANA BELÉM DE OLIVEIRA; LUCIANA CAVALCANTI DE AZEVEDO, IFET; ANTONIO GOMES BARROSO DE SÁ, IFET; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; ANA PATRÍCIA DAVID DE OLIVEIRA.AMORIM, M. da R.AZOUBEL, P. M.OLIVEIRA, S. B. deAZEVEDO, L. C. deSÁ, A. G. B. deSILVA, A. F.OLIVEIRA, A. P. D. de2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2009-11-0520092016-06-02T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartp. 232-237.In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMI-ÁRIDO, 4., 2009, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2009.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/574124por(Embrapa Semi-Árido. Documentos, 221)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:27:40Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/574124Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T21:27:40falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:27:40Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização físico-química de farinhas de mandioca produzidas a partir das variedades Brasília, Gema de Ovo e Trouxinha.
title Caracterização físico-química de farinhas de mandioca produzidas a partir das variedades Brasília, Gema de Ovo e Trouxinha.
spellingShingle Caracterização físico-química de farinhas de mandioca produzidas a partir das variedades Brasília, Gema de Ovo e Trouxinha.
AMORIM, M. da R.
Farinha de mandioca
Características físico-químicas
Cultivar
Mandioca
Variedade
Manihot Esculenta
Qualidade
title_short Caracterização físico-química de farinhas de mandioca produzidas a partir das variedades Brasília, Gema de Ovo e Trouxinha.
title_full Caracterização físico-química de farinhas de mandioca produzidas a partir das variedades Brasília, Gema de Ovo e Trouxinha.
title_fullStr Caracterização físico-química de farinhas de mandioca produzidas a partir das variedades Brasília, Gema de Ovo e Trouxinha.
title_full_unstemmed Caracterização físico-química de farinhas de mandioca produzidas a partir das variedades Brasília, Gema de Ovo e Trouxinha.
title_sort Caracterização físico-química de farinhas de mandioca produzidas a partir das variedades Brasília, Gema de Ovo e Trouxinha.
author AMORIM, M. da R.
author_facet AMORIM, M. da R.
AZOUBEL, P. M.
OLIVEIRA, S. B. de
AZEVEDO, L. C. de
SÁ, A. G. B. de
SILVA, A. F.
OLIVEIRA, A. P. D. de
author_role author
author2 AZOUBEL, P. M.
OLIVEIRA, S. B. de
AZEVEDO, L. C. de
SÁ, A. G. B. de
SILVA, A. F.
OLIVEIRA, A. P. D. de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARIANA DA ROCHA AMORIM; PATRICIA MOREIRA AZOUBEL, CPATSA; SILVANA BELÉM DE OLIVEIRA; LUCIANA CAVALCANTI DE AZEVEDO, IFET; ANTONIO GOMES BARROSO DE SÁ, IFET; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; ANA PATRÍCIA DAVID DE OLIVEIRA.
dc.contributor.author.fl_str_mv AMORIM, M. da R.
AZOUBEL, P. M.
OLIVEIRA, S. B. de
AZEVEDO, L. C. de
SÁ, A. G. B. de
SILVA, A. F.
OLIVEIRA, A. P. D. de
dc.subject.por.fl_str_mv Farinha de mandioca
Características físico-químicas
Cultivar
Mandioca
Variedade
Manihot Esculenta
Qualidade
topic Farinha de mandioca
Características físico-químicas
Cultivar
Mandioca
Variedade
Manihot Esculenta
Qualidade
description O presente trabalho teve como objetivo avaliar as características físico-químicas de farinhas de mandioca feitas a partir de três variedades (Brasília, Gema de ovo e Trouxinha). As farinhas foram produzidas na Casa de Farinha Comunitária do Sitio Pereiro e foram avaliadas quanto aos teores de umidade, cinzas, proteína, fibra bruta, amido, acidez e atividade de água. Todas as amostras apresentaram teores de umidade e cinzas de acordo com os padrões estabelecidos pela legislação brasileira para farinha de mandioca e teores de acidez acima do permitido. A amostra de farinha da variedade Brasília apresentou teor de amido abaixo do permitido e os menores teores de fibra bruta e proteína. A atividade de água das farinhas analisadas esteve abaixo do limite mÌnimo capaz de permitir o desenvolvimento de microrganismos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-05
2009
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2016-06-02T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMI-ÁRIDO, 4., 2009, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2009.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/574124
identifier_str_mv In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMI-ÁRIDO, 4., 2009, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2009.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/574124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv (Embrapa Semi-Árido. Documentos, 221)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 232-237.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503335939670016