Sistema agroflorestal em Nova Olinda, Ceará: Uma experiência de sucesso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, T. T. da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: DRUMOND, M. A., BAKKE, I. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994866
Resumo: Os Sistemas Agroflorestais foram inicialmente utilizados pelos indígenas. Atualmente são desenvolvidos principalmente nas regiões tropicais e subtropicais do planeta. No Nordeste brasileiro começaram com experiências isoladas no sertão. Apresentando resultados positivos, as experiências agroflorestais expandiram-se, ganharam importância, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico de algumas regiões nordestinas, a exemplo da Chapada do Araripe, no Ceará. A primeira experiência de sucesso desenvolvida nessa região foi realizada no município de Nova Olinda. Este trabalho teve como objetivo descrever a importância da implantação de um sistema agroflorestal, através de relato sobre a experiência no Sítio Taboleiro, no município de Nova Olinda, no Cariri cearense, mostrando como o SAF foi introduzido e como o Sr. Zé Arthur vê o desenvolvimento desse sistema na referida região. Utilizou-se entrevista semiestruturada com o proprietário e aplicação de questionário. A entrevista foi gravada com mp3, depois feita a transcrição e análise. Os resultados positivos apresentados pelo SAF do Sr. Zé Arthur revelam que essa prática agroecológica apresentou melhores resultados que a agricultura convencional desenvolvida em outras propriedades no município de Nova Olinda-CE. O agricultor enfatiza que os bons resultados do SAF são frutos de um investimento em mão de obra superior à agricultura convencional. Exemplo de produção sustentável, o SAF do Senhor Zé Arthur vem sendo uma das atrações do roteiro turístico do município de Nova Olinda
id EMBR_99a4e110e57ead3e68cbb122ce22e797
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/994866
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Sistema agroflorestal em Nova Olinda, Ceará: Uma experiência de sucesso.Sistema agroflorestalFlorestaCaatingaDesenvolvimento SustentávelForestryOs Sistemas Agroflorestais foram inicialmente utilizados pelos indígenas. Atualmente são desenvolvidos principalmente nas regiões tropicais e subtropicais do planeta. No Nordeste brasileiro começaram com experiências isoladas no sertão. Apresentando resultados positivos, as experiências agroflorestais expandiram-se, ganharam importância, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico de algumas regiões nordestinas, a exemplo da Chapada do Araripe, no Ceará. A primeira experiência de sucesso desenvolvida nessa região foi realizada no município de Nova Olinda. Este trabalho teve como objetivo descrever a importância da implantação de um sistema agroflorestal, através de relato sobre a experiência no Sítio Taboleiro, no município de Nova Olinda, no Cariri cearense, mostrando como o SAF foi introduzido e como o Sr. Zé Arthur vê o desenvolvimento desse sistema na referida região. Utilizou-se entrevista semiestruturada com o proprietário e aplicação de questionário. A entrevista foi gravada com mp3, depois feita a transcrição e análise. Os resultados positivos apresentados pelo SAF do Sr. Zé Arthur revelam que essa prática agroecológica apresentou melhores resultados que a agricultura convencional desenvolvida em outras propriedades no município de Nova Olinda-CE. O agricultor enfatiza que os bons resultados do SAF são frutos de um investimento em mão de obra superior à agricultura convencional. Exemplo de produção sustentável, o SAF do Senhor Zé Arthur vem sendo uma das atrações do roteiro turístico do município de Nova OlindaTERESINHA TEIXEIRA DA SILVA; MARCOS ANTONIO DRUMOND, CPATSA; IVONETE ALVES BAKKE.SILVA, T. T. daDRUMOND, M. A.BAKKE, I. A.2014-09-12T11:11:11Z2014-09-12T11:11:11Z2014-09-1220142014-09-12T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Verde, Pombal, v 9. , n. 3 , p. 162-171, jul./set, 2014.1981-8203http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994866porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:53:42Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/994866Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:53:42Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistema agroflorestal em Nova Olinda, Ceará: Uma experiência de sucesso.
title Sistema agroflorestal em Nova Olinda, Ceará: Uma experiência de sucesso.
spellingShingle Sistema agroflorestal em Nova Olinda, Ceará: Uma experiência de sucesso.
SILVA, T. T. da
Sistema agroflorestal
Floresta
Caatinga
Desenvolvimento Sustentável
Forestry
title_short Sistema agroflorestal em Nova Olinda, Ceará: Uma experiência de sucesso.
title_full Sistema agroflorestal em Nova Olinda, Ceará: Uma experiência de sucesso.
title_fullStr Sistema agroflorestal em Nova Olinda, Ceará: Uma experiência de sucesso.
title_full_unstemmed Sistema agroflorestal em Nova Olinda, Ceará: Uma experiência de sucesso.
title_sort Sistema agroflorestal em Nova Olinda, Ceará: Uma experiência de sucesso.
author SILVA, T. T. da
author_facet SILVA, T. T. da
DRUMOND, M. A.
BAKKE, I. A.
author_role author
author2 DRUMOND, M. A.
BAKKE, I. A.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv TERESINHA TEIXEIRA DA SILVA; MARCOS ANTONIO DRUMOND, CPATSA; IVONETE ALVES BAKKE.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, T. T. da
DRUMOND, M. A.
BAKKE, I. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema agroflorestal
Floresta
Caatinga
Desenvolvimento Sustentável
Forestry
topic Sistema agroflorestal
Floresta
Caatinga
Desenvolvimento Sustentável
Forestry
description Os Sistemas Agroflorestais foram inicialmente utilizados pelos indígenas. Atualmente são desenvolvidos principalmente nas regiões tropicais e subtropicais do planeta. No Nordeste brasileiro começaram com experiências isoladas no sertão. Apresentando resultados positivos, as experiências agroflorestais expandiram-se, ganharam importância, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico de algumas regiões nordestinas, a exemplo da Chapada do Araripe, no Ceará. A primeira experiência de sucesso desenvolvida nessa região foi realizada no município de Nova Olinda. Este trabalho teve como objetivo descrever a importância da implantação de um sistema agroflorestal, através de relato sobre a experiência no Sítio Taboleiro, no município de Nova Olinda, no Cariri cearense, mostrando como o SAF foi introduzido e como o Sr. Zé Arthur vê o desenvolvimento desse sistema na referida região. Utilizou-se entrevista semiestruturada com o proprietário e aplicação de questionário. A entrevista foi gravada com mp3, depois feita a transcrição e análise. Os resultados positivos apresentados pelo SAF do Sr. Zé Arthur revelam que essa prática agroecológica apresentou melhores resultados que a agricultura convencional desenvolvida em outras propriedades no município de Nova Olinda-CE. O agricultor enfatiza que os bons resultados do SAF são frutos de um investimento em mão de obra superior à agricultura convencional. Exemplo de produção sustentável, o SAF do Senhor Zé Arthur vem sendo uma das atrações do roteiro turístico do município de Nova Olinda
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-12T11:11:11Z
2014-09-12T11:11:11Z
2014-09-12
2014
2014-09-12T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Verde, Pombal, v 9. , n. 3 , p. 162-171, jul./set, 2014.
1981-8203
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994866
identifier_str_mv Revista Verde, Pombal, v 9. , n. 3 , p. 162-171, jul./set, 2014.
1981-8203
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695342686109696