Características sensoriais e aceitação de queijos caprinos como incentivo ao consumo de derivados de leite de cabra no Brasil.
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
Texto Completo: | http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1132970 http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2021.v38.26818 |
Resumo: | Resumo: Os produtores de queijo de cabra têm demandado por novas tecnologias para diversificar a oferta de produtos derivados do leite caprino, visando o aumento de seu consumo. Em virtude disso, o objetivo deste estudo foi avaliar, em três capitais brasileiras, a aceitação sensorial de diferentes queijos de leite de cabra, cuja caracterização sensorial foi feita pelo método check-all-that-apply (CATA). Para isso, foram elaborados três diferentes queijos de leite de cabra, dos quais duas variedades do tipo coalho e um probiótico cremoso. Na elaboração de um dos queijos tipo coalho, foi incorporado o óleo de pequi ? fruta com alto teor de ácidos graxos insaturados, carotenoides e antioxidantes ?, o outro queijo coalho foi maturado e defumado, o que lhe confere cor amarela e sabor característico defumado. O queijo cremoso com probiótico foi desenvolvido para atender aos consumidores que demandam por produtos saudáveis e com apelo funcional. A aceitação e a caracterização sensorial dos queijos foram realizadas por meio da aplicação da escala hedônica e do teste check-all-that-apply (CATA). Os resultados indicaram boa aceitação dos três queijos e potencial para a produção e comercialização desses produtos, para atender à demanda tanto de produtores como de consumidores de leite e queijos caprinos. O teste CATA é uma ferramenta promissora para auxiliar o desenvolvimento de produtos lácteos caprinos, quanto às análises de características sensoriais e percepções dos consumidores, e pode contribuir para agregar alto valor e promover a comercialização desse segmento de alimentos. Abstract: Producers of goat cheese have been demanding new technologies to diversify products derived from goat milk, aiming to increase their consumption. Therefore, the objective of this work was to evaluate the sensory acceptance of different types of goat milk cheese in three Brazilian capital cities. The cheese types were subjected to sensory characterization using the check-all-that-apply method (CATA). Three different types of goat milk cheeses were elaborated using two varieties of rennet and a creamy probiotic. One of the coalho type cheese was elaborated with the incorporation of pequi oil (pequi is a fruit with a high content of unsaturated fatty acids, carotenoids, and antioxidants). The other coalho type cheese was matured and smoked, which gaves it a yellow color and a characteristic smoked flavor. The creamy cheese with probiotics was developed to serve consumers demanding healthy products with functional appeal. The sensorial characterization and the acceptance of the cheeses were accomplished through the application of the hedonic scale and the check-all-that-apply test (CATA). The results indicated a good acceptance of the three cheese types and the potential for their production and marketing, which meets the demand of both producers and consumers of milk and goat cheese. The CATA test is a promising tool that helps with the development of goat dairy products for the analysis of sensory characteristics and consumer perceptions, and it can contribute to adding a high value for this food segment marketing. |
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Na elaboração de um dos queijos tipo coalho, foi incorporado o óleo de pequi ? fruta com alto teor de ácidos graxos insaturados, carotenoides e antioxidantes ?, o outro queijo coalho foi maturado e defumado, o que lhe confere cor amarela e sabor característico defumado. O queijo cremoso com probiótico foi desenvolvido para atender aos consumidores que demandam por produtos saudáveis e com apelo funcional. A aceitação e a caracterização sensorial dos queijos foram realizadas por meio da aplicação da escala hedônica e do teste check-all-that-apply (CATA). Os resultados indicaram boa aceitação dos três queijos e potencial para a produção e comercialização desses produtos, para atender à demanda tanto de produtores como de consumidores de leite e queijos caprinos. O teste CATA é uma ferramenta promissora para auxiliar o desenvolvimento de produtos lácteos caprinos, quanto às análises de características sensoriais e percepções dos consumidores, e pode contribuir para agregar alto valor e promover a comercialização desse segmento de alimentos. Abstract: Producers of goat cheese have been demanding new technologies to diversify products derived from goat milk, aiming to increase their consumption. Therefore, the objective of this work was to evaluate the sensory acceptance of different types of goat milk cheese in three Brazilian capital cities. The cheese types were subjected to sensory characterization using the check-all-that-apply method (CATA). Three different types of goat milk cheeses were elaborated using two varieties of rennet and a creamy probiotic. One of the coalho type cheese was elaborated with the incorporation of pequi oil (pequi is a fruit with a high content of unsaturated fatty acids, carotenoids, and antioxidants). The other coalho type cheese was matured and smoked, which gaves it a yellow color and a characteristic smoked flavor. The creamy cheese with probiotics was developed to serve consumers demanding healthy products with functional appeal. The sensorial characterization and the acceptance of the cheeses were accomplished through the application of the hedonic scale and the check-all-that-apply test (CATA). The results indicated a good acceptance of the three cheese types and the potential for their production and marketing, which meets the demand of both producers and consumers of milk and goat cheese. The CATA test is a promising tool that helps with the development of goat dairy products for the analysis of sensory characteristics and consumer perceptions, and it can contribute to adding a high value for this food segment marketing.Título em inglês: Sensory characteristics and acceptance of caprine cheese as an incentive to the consumption of goat milk products in Brazil.SELENE DAIHA BENEVIDES, CNPATDEBORAH DOS SANTOS GARRUTI, CNPATLUIS EDUARDO LAGUNA, CNPCANTONIO SILVIO DO EGITO, CNPCKARINA MARIA OLBRICH DOS SANTOS, CTAAROSIRES DELIZA, CTAARITA DE CÁSSIA RAMOS DO EGYPTO QUEIROGA, Bióloga, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos, doutora em Nutriçãoprofessora titular da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa In memoriam.BENEVIDES, S. D.GARRUTI, D. dos S.LAGUNA, L. E.EGITO, A. S. doSANTOS, K. M. O. dosDELIZA, R.QUEIROGA, R. de C. R. do E.2021-10-29T02:06:52Z2021-10-29T02:06:52Z2021-07-162021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCadernos de Ciência & Tecnologia, v. 38, n. 2, e26818, 2021.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1132970http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2021.v38.26818porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-10-29T02:07:03Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1132970Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-10-29T02:07:03falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-10-29T02:07:03Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false |
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