Balanço de água no solo para o cultivo de lúpulo no Município de Resende, Rio de Janeiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, V. P.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: LIMA, E. de P., LYRA, G. B., PEREIRA, C. R.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1102264
Resumo: O lúpulo é uma flor de planta trepadeira da espécie Humulus lupulus que é comumente utilizada na fabricação de cerveja, em conjunto com água, malte e levedura. A demanda de lúpulo tem crescido no Brasil, cerca de 20 % ao ano, devido ao crescimento do mercado de cervejas artesanais. Recentemente, na região de Resende-RJ, identificou-se regiões de risco climático baixo e moderado para o cultivo de lúpulo. O presente trabalho teve como objetivo realizar o balanço de água no solo para a região de Resende para três épocas de plantio diferentes para verificar o melhor período de plantio. Nas simulações do balanço considerou-se a escala diária de séries meteorológicas no período de 1961 a 1996. O balanço de água no solo foi simulado com o modelo KcDual FAO-56 e considerou o modelo de Hargreaves-Samani na estimativa da evapotranspiração de referência. O balanço hídrico mostrou que a fase inicial de desenvolvimento, em termos de necessidades hídricas, foi o período mais crítico na região de Resende, e a cultura pode demandar irrigação. Ademais, as simulações mostraram que as probabilidades de déficit hídrico na fase inicial foi de 82,57% para o cultivo precoce, 62,86% para o cultivo normal e 65,15% para o cultivo tardio. Para a fase de crescimento, as probabilidades de déficit foram menores, ou seja, 32,5% no cultivo precoce, 7,32% no cultivo normal e 11,61% no cultivo tardio. O cultivo normal, com início na segunda quinzena de setembro, é o mais recomendado para evitar o déficit hídrico.
id EMBR_be799bc0b409f7fd191ad5f26b51ddf4
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1102264
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Balanço de água no solo para o cultivo de lúpulo no Município de Resende, Rio de Janeiro.Déficit hídricoLúpuloHumulus LupulusEvapotranspiraçãoO lúpulo é uma flor de planta trepadeira da espécie Humulus lupulus que é comumente utilizada na fabricação de cerveja, em conjunto com água, malte e levedura. A demanda de lúpulo tem crescido no Brasil, cerca de 20 % ao ano, devido ao crescimento do mercado de cervejas artesanais. Recentemente, na região de Resende-RJ, identificou-se regiões de risco climático baixo e moderado para o cultivo de lúpulo. O presente trabalho teve como objetivo realizar o balanço de água no solo para a região de Resende para três épocas de plantio diferentes para verificar o melhor período de plantio. Nas simulações do balanço considerou-se a escala diária de séries meteorológicas no período de 1961 a 1996. O balanço de água no solo foi simulado com o modelo KcDual FAO-56 e considerou o modelo de Hargreaves-Samani na estimativa da evapotranspiração de referência. O balanço hídrico mostrou que a fase inicial de desenvolvimento, em termos de necessidades hídricas, foi o período mais crítico na região de Resende, e a cultura pode demandar irrigação. Ademais, as simulações mostraram que as probabilidades de déficit hídrico na fase inicial foi de 82,57% para o cultivo precoce, 62,86% para o cultivo normal e 65,15% para o cultivo tardio. Para a fase de crescimento, as probabilidades de déficit foram menores, ou seja, 32,5% no cultivo precoce, 7,32% no cultivo normal e 11,61% no cultivo tardio. O cultivo normal, com início na segunda quinzena de setembro, é o mais recomendado para evitar o déficit hídrico.VITOR PEREIRA CARVALHO, UFF; EVALDO DE PAIVA LIMA, CNPS; GUILHERME BASTOS LYRA, UFAL; CARLOS RODRIGUES PEREIRA, UFF; GUSTAVO BASTOS LYRA, UFRRJ.CARVALHO, V. P.LIMA, E. de P.LYRA, G. B.PEREIRA, C. R.LYRA, G. B.2019-05-15T00:31:17Z2019-05-15T00:31:17Z2018-12-2020182019-08-27T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 20., 2018, Maceió. Desafios do monitoramento meteorológico: anais. Maceió: UFAL, 2018. p. 2984-3003.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1102264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-05-15T00:31:26Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1102264Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-05-15T00:31:26Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Balanço de água no solo para o cultivo de lúpulo no Município de Resende, Rio de Janeiro.
title Balanço de água no solo para o cultivo de lúpulo no Município de Resende, Rio de Janeiro.
spellingShingle Balanço de água no solo para o cultivo de lúpulo no Município de Resende, Rio de Janeiro.
CARVALHO, V. P.
Déficit hídrico
Lúpulo
Humulus Lupulus
Evapotranspiração
title_short Balanço de água no solo para o cultivo de lúpulo no Município de Resende, Rio de Janeiro.
title_full Balanço de água no solo para o cultivo de lúpulo no Município de Resende, Rio de Janeiro.
title_fullStr Balanço de água no solo para o cultivo de lúpulo no Município de Resende, Rio de Janeiro.
title_full_unstemmed Balanço de água no solo para o cultivo de lúpulo no Município de Resende, Rio de Janeiro.
title_sort Balanço de água no solo para o cultivo de lúpulo no Município de Resende, Rio de Janeiro.
author CARVALHO, V. P.
author_facet CARVALHO, V. P.
LIMA, E. de P.
LYRA, G. B.
PEREIRA, C. R.
author_role author
author2 LIMA, E. de P.
LYRA, G. B.
PEREIRA, C. R.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv VITOR PEREIRA CARVALHO, UFF; EVALDO DE PAIVA LIMA, CNPS; GUILHERME BASTOS LYRA, UFAL; CARLOS RODRIGUES PEREIRA, UFF; GUSTAVO BASTOS LYRA, UFRRJ.
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, V. P.
LIMA, E. de P.
LYRA, G. B.
PEREIRA, C. R.
LYRA, G. B.
dc.subject.por.fl_str_mv Déficit hídrico
Lúpulo
Humulus Lupulus
Evapotranspiração
topic Déficit hídrico
Lúpulo
Humulus Lupulus
Evapotranspiração
description O lúpulo é uma flor de planta trepadeira da espécie Humulus lupulus que é comumente utilizada na fabricação de cerveja, em conjunto com água, malte e levedura. A demanda de lúpulo tem crescido no Brasil, cerca de 20 % ao ano, devido ao crescimento do mercado de cervejas artesanais. Recentemente, na região de Resende-RJ, identificou-se regiões de risco climático baixo e moderado para o cultivo de lúpulo. O presente trabalho teve como objetivo realizar o balanço de água no solo para a região de Resende para três épocas de plantio diferentes para verificar o melhor período de plantio. Nas simulações do balanço considerou-se a escala diária de séries meteorológicas no período de 1961 a 1996. O balanço de água no solo foi simulado com o modelo KcDual FAO-56 e considerou o modelo de Hargreaves-Samani na estimativa da evapotranspiração de referência. O balanço hídrico mostrou que a fase inicial de desenvolvimento, em termos de necessidades hídricas, foi o período mais crítico na região de Resende, e a cultura pode demandar irrigação. Ademais, as simulações mostraram que as probabilidades de déficit hídrico na fase inicial foi de 82,57% para o cultivo precoce, 62,86% para o cultivo normal e 65,15% para o cultivo tardio. Para a fase de crescimento, as probabilidades de déficit foram menores, ou seja, 32,5% no cultivo precoce, 7,32% no cultivo normal e 11,61% no cultivo tardio. O cultivo normal, com início na segunda quinzena de setembro, é o mais recomendado para evitar o déficit hídrico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
2018
2019-05-15T00:31:17Z
2019-05-15T00:31:17Z
2019-08-27T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 20., 2018, Maceió. Desafios do monitoramento meteorológico: anais. Maceió: UFAL, 2018. p. 2984-3003.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1102264
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 20., 2018, Maceió. Desafios do monitoramento meteorológico: anais. Maceió: UFAL, 2018. p. 2984-3003.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1102264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695556183523328