Queijo do Marajó: uma proposta de estratégia de marketing para a internacionalização.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, S. de S. C. de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: BARRADAS, F. E. C., SOUSA, L. de N. O. de, COSTA, M. D. da
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1159151
Resumo: O queijo do Marajó ainda é comercializado apenas no Brasil devido à falta de regulamentação para a exportação, porém superado esse entrave jurídico os queijeiros precisam observar quais estratégias deverão utilizar para cada mercado. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de estratégia de marketing para a internacionalização do queijo do Marajó para o mercado argentino. De natureza qualitativa o trabalho visou valorar de forma mais aprofundada e subjetiva estratégias para a internacionalização, apresentando seus desafios e impactos. O resultado que se obteve foi que o produto é de extrema capacidade competitiva, mas possui grandes gargalos que retardam esse avanço para além do mercado nacional. Com isso, buscamos criar um cenário de prospecção de um plano de marketing para a futura inserção no mercado externo. Realizou-se uma análise nos ambientes interno e externo que trouxe fechos para análise SWOT. Em seguida, foi feita uma abordagem no seguimento, targeting e posicionamento para a implementação do produto no marketing-mix. E por fim, foram avaliadas sua implementação e formas de controle.
id EMBR_c4b7cd86a991b17c50559463e5f603fc
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1159151
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Queijo do Marajó: uma proposta de estratégia de marketing para a internacionalização.Queijo artesanalQueijoExportaçãoMarketingO queijo do Marajó ainda é comercializado apenas no Brasil devido à falta de regulamentação para a exportação, porém superado esse entrave jurídico os queijeiros precisam observar quais estratégias deverão utilizar para cada mercado. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de estratégia de marketing para a internacionalização do queijo do Marajó para o mercado argentino. De natureza qualitativa o trabalho visou valorar de forma mais aprofundada e subjetiva estratégias para a internacionalização, apresentando seus desafios e impactos. O resultado que se obteve foi que o produto é de extrema capacidade competitiva, mas possui grandes gargalos que retardam esse avanço para além do mercado nacional. Com isso, buscamos criar um cenário de prospecção de um plano de marketing para a futura inserção no mercado externo. Realizou-se uma análise nos ambientes interno e externo que trouxe fechos para análise SWOT. Em seguida, foi feita uma abordagem no seguimento, targeting e posicionamento para a implementação do produto no marketing-mix. E por fim, foram avaliadas sua implementação e formas de controle.SHEILA DE SOUZA CORREA DE MELO, CPATU; FLÁVIA EDUARDA CORRÊA BARRADAS, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ; LAYSSE DE NAZARÉ OLIVEIRA DE SOUSA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ; MATILDE DIAS DA COSTA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.MELO, S. de S. C. deBARRADAS, F. E. C.SOUSA, L. de N. O. deCOSTA, M. D. da2023-12-05T14:11:32Z2023-12-05T14:11:32Z2023-12-052021Artigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: SIMPÓSIO NACIONAL DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 1., 2021, Frutal. Anais... Frutal: UEMG, 2021.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/115915110.29327/sinbrasil.449563porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-12-05T14:11:32Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1159151Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-12-05T14:11:32Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Queijo do Marajó: uma proposta de estratégia de marketing para a internacionalização.
title Queijo do Marajó: uma proposta de estratégia de marketing para a internacionalização.
spellingShingle Queijo do Marajó: uma proposta de estratégia de marketing para a internacionalização.
MELO, S. de S. C. de
Queijo artesanal
Queijo
Exportação
Marketing
title_short Queijo do Marajó: uma proposta de estratégia de marketing para a internacionalização.
title_full Queijo do Marajó: uma proposta de estratégia de marketing para a internacionalização.
title_fullStr Queijo do Marajó: uma proposta de estratégia de marketing para a internacionalização.
title_full_unstemmed Queijo do Marajó: uma proposta de estratégia de marketing para a internacionalização.
title_sort Queijo do Marajó: uma proposta de estratégia de marketing para a internacionalização.
author MELO, S. de S. C. de
author_facet MELO, S. de S. C. de
BARRADAS, F. E. C.
SOUSA, L. de N. O. de
COSTA, M. D. da
author_role author
author2 BARRADAS, F. E. C.
SOUSA, L. de N. O. de
COSTA, M. D. da
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv SHEILA DE SOUZA CORREA DE MELO, CPATU; FLÁVIA EDUARDA CORRÊA BARRADAS, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ; LAYSSE DE NAZARÉ OLIVEIRA DE SOUSA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ; MATILDE DIAS DA COSTA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.
dc.contributor.author.fl_str_mv MELO, S. de S. C. de
BARRADAS, F. E. C.
SOUSA, L. de N. O. de
COSTA, M. D. da
dc.subject.por.fl_str_mv Queijo artesanal
Queijo
Exportação
Marketing
topic Queijo artesanal
Queijo
Exportação
Marketing
description O queijo do Marajó ainda é comercializado apenas no Brasil devido à falta de regulamentação para a exportação, porém superado esse entrave jurídico os queijeiros precisam observar quais estratégias deverão utilizar para cada mercado. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de estratégia de marketing para a internacionalização do queijo do Marajó para o mercado argentino. De natureza qualitativa o trabalho visou valorar de forma mais aprofundada e subjetiva estratégias para a internacionalização, apresentando seus desafios e impactos. O resultado que se obteve foi que o produto é de extrema capacidade competitiva, mas possui grandes gargalos que retardam esse avanço para além do mercado nacional. Com isso, buscamos criar um cenário de prospecção de um plano de marketing para a futura inserção no mercado externo. Realizou-se uma análise nos ambientes interno e externo que trouxe fechos para análise SWOT. Em seguida, foi feita uma abordagem no seguimento, targeting e posicionamento para a implementação do produto no marketing-mix. E por fim, foram avaliadas sua implementação e formas de controle.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-12-05T14:11:32Z
2023-12-05T14:11:32Z
2023-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SIMPÓSIO NACIONAL DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 1., 2021, Frutal. Anais... Frutal: UEMG, 2021.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1159151
10.29327/sinbrasil.449563
identifier_str_mv In: SIMPÓSIO NACIONAL DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 1., 2021, Frutal. Anais... Frutal: UEMG, 2021.
10.29327/sinbrasil.449563
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1159151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695688296759296