Queijo do Marajó: uma proposta de estratégia de marketing para a internacionalização.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
Texto Completo: | http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1159151 |
Resumo: | O queijo do Marajó ainda é comercializado apenas no Brasil devido à falta de regulamentação para a exportação, porém superado esse entrave jurídico os queijeiros precisam observar quais estratégias deverão utilizar para cada mercado. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de estratégia de marketing para a internacionalização do queijo do Marajó para o mercado argentino. De natureza qualitativa o trabalho visou valorar de forma mais aprofundada e subjetiva estratégias para a internacionalização, apresentando seus desafios e impactos. O resultado que se obteve foi que o produto é de extrema capacidade competitiva, mas possui grandes gargalos que retardam esse avanço para além do mercado nacional. Com isso, buscamos criar um cenário de prospecção de um plano de marketing para a futura inserção no mercado externo. Realizou-se uma análise nos ambientes interno e externo que trouxe fechos para análise SWOT. Em seguida, foi feita uma abordagem no seguimento, targeting e posicionamento para a implementação do produto no marketing-mix. E por fim, foram avaliadas sua implementação e formas de controle. |
id |
EMBR_c4b7cd86a991b17c50559463e5f603fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1159151 |
network_acronym_str |
EMBR |
network_name_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository_id_str |
2154 |
spelling |
Queijo do Marajó: uma proposta de estratégia de marketing para a internacionalização.Queijo artesanalQueijoExportaçãoMarketingO queijo do Marajó ainda é comercializado apenas no Brasil devido à falta de regulamentação para a exportação, porém superado esse entrave jurídico os queijeiros precisam observar quais estratégias deverão utilizar para cada mercado. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de estratégia de marketing para a internacionalização do queijo do Marajó para o mercado argentino. De natureza qualitativa o trabalho visou valorar de forma mais aprofundada e subjetiva estratégias para a internacionalização, apresentando seus desafios e impactos. O resultado que se obteve foi que o produto é de extrema capacidade competitiva, mas possui grandes gargalos que retardam esse avanço para além do mercado nacional. Com isso, buscamos criar um cenário de prospecção de um plano de marketing para a futura inserção no mercado externo. Realizou-se uma análise nos ambientes interno e externo que trouxe fechos para análise SWOT. Em seguida, foi feita uma abordagem no seguimento, targeting e posicionamento para a implementação do produto no marketing-mix. E por fim, foram avaliadas sua implementação e formas de controle.SHEILA DE SOUZA CORREA DE MELO, CPATU; FLÁVIA EDUARDA CORRÊA BARRADAS, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ; LAYSSE DE NAZARÉ OLIVEIRA DE SOUSA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ; MATILDE DIAS DA COSTA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.MELO, S. de S. C. deBARRADAS, F. E. C.SOUSA, L. de N. O. deCOSTA, M. D. da2023-12-05T14:11:32Z2023-12-05T14:11:32Z2023-12-052021Artigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: SIMPÓSIO NACIONAL DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 1., 2021, Frutal. Anais... Frutal: UEMG, 2021.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/115915110.29327/sinbrasil.449563porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-12-05T14:11:32Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1159151Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-12-05T14:11:32Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Queijo do Marajó: uma proposta de estratégia de marketing para a internacionalização. |
title |
Queijo do Marajó: uma proposta de estratégia de marketing para a internacionalização. |
spellingShingle |
Queijo do Marajó: uma proposta de estratégia de marketing para a internacionalização. MELO, S. de S. C. de Queijo artesanal Queijo Exportação Marketing |
title_short |
Queijo do Marajó: uma proposta de estratégia de marketing para a internacionalização. |
title_full |
Queijo do Marajó: uma proposta de estratégia de marketing para a internacionalização. |
title_fullStr |
Queijo do Marajó: uma proposta de estratégia de marketing para a internacionalização. |
title_full_unstemmed |
Queijo do Marajó: uma proposta de estratégia de marketing para a internacionalização. |
title_sort |
Queijo do Marajó: uma proposta de estratégia de marketing para a internacionalização. |
author |
MELO, S. de S. C. de |
author_facet |
MELO, S. de S. C. de BARRADAS, F. E. C. SOUSA, L. de N. O. de COSTA, M. D. da |
author_role |
author |
author2 |
BARRADAS, F. E. C. SOUSA, L. de N. O. de COSTA, M. D. da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SHEILA DE SOUZA CORREA DE MELO, CPATU; FLÁVIA EDUARDA CORRÊA BARRADAS, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ; LAYSSE DE NAZARÉ OLIVEIRA DE SOUSA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ; MATILDE DIAS DA COSTA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MELO, S. de S. C. de BARRADAS, F. E. C. SOUSA, L. de N. O. de COSTA, M. D. da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Queijo artesanal Queijo Exportação Marketing |
topic |
Queijo artesanal Queijo Exportação Marketing |
description |
O queijo do Marajó ainda é comercializado apenas no Brasil devido à falta de regulamentação para a exportação, porém superado esse entrave jurídico os queijeiros precisam observar quais estratégias deverão utilizar para cada mercado. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de estratégia de marketing para a internacionalização do queijo do Marajó para o mercado argentino. De natureza qualitativa o trabalho visou valorar de forma mais aprofundada e subjetiva estratégias para a internacionalização, apresentando seus desafios e impactos. O resultado que se obteve foi que o produto é de extrema capacidade competitiva, mas possui grandes gargalos que retardam esse avanço para além do mercado nacional. Com isso, buscamos criar um cenário de prospecção de um plano de marketing para a futura inserção no mercado externo. Realizou-se uma análise nos ambientes interno e externo que trouxe fechos para análise SWOT. Em seguida, foi feita uma abordagem no seguimento, targeting e posicionamento para a implementação do produto no marketing-mix. E por fim, foram avaliadas sua implementação e formas de controle. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2023-12-05T14:11:32Z 2023-12-05T14:11:32Z 2023-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Artigo em anais e proceedings |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
In: SIMPÓSIO NACIONAL DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 1., 2021, Frutal. Anais... Frutal: UEMG, 2021. http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1159151 10.29327/sinbrasil.449563 |
identifier_str_mv |
In: SIMPÓSIO NACIONAL DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 1., 2021, Frutal. Anais... Frutal: UEMG, 2021. 10.29327/sinbrasil.449563 |
url |
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1159151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) instacron:EMBRAPA |
instname_str |
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
instacron_str |
EMBRAPA |
institution |
EMBRAPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
collection |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
repository.mail.fl_str_mv |
cg-riaa@embrapa.br |
_version_ |
1817695688296759296 |