Estudo das relações de troca do maracujá produzido e comercializado na região do Submédio São Francisco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAUJO, J. L. P.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: ARAÚJO, E. P.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/162379
Resumo: O estudo teve como objetivo determinar a relação de troca do maracujá produzido e comercializado na região do Submédio São Francisco e do fertilizante super fosfato simples que é o insumo mais utilizado na sua exploração. Os valores da série histórica utilizada nesta análise correspondem ao período de 1999 a 2006 e foram corrigidos pelo Índice Geral de Preços da Fundação Getúlio Vargas. Os resultados do estudo rewvelaram que de março até julho as relações de troca produto/insumo são desfavoráveis aos produtores, enquanto que nos demais meses do ano as relações de troca são benéficas a este segmento do agronegócio. O mês de setembro é o que registra maior ganho para o produtor, enquanto que, em abril ocorre a relação mais desfavorável. A análise anual da série histórica revela um significativo ganho no poder de compra do produtor de maracujá, visto que, o índice médio geral da relação de troca do período está aproximadamente 1100% acima do índice do ano critério do estudo, que é o ano inicial da série.
id EMBR_cd8b26c3554e303813d2ca0321322966
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/162379
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Estudo das relações de troca do maracujá produzido e comercializado na região do Submédio São Francisco.Relação de trocaAgricultura irrigadaMaracujáRentabilidadeO estudo teve como objetivo determinar a relação de troca do maracujá produzido e comercializado na região do Submédio São Francisco e do fertilizante super fosfato simples que é o insumo mais utilizado na sua exploração. Os valores da série histórica utilizada nesta análise correspondem ao período de 1999 a 2006 e foram corrigidos pelo Índice Geral de Preços da Fundação Getúlio Vargas. Os resultados do estudo rewvelaram que de março até julho as relações de troca produto/insumo são desfavoráveis aos produtores, enquanto que nos demais meses do ano as relações de troca são benéficas a este segmento do agronegócio. O mês de setembro é o que registra maior ganho para o produtor, enquanto que, em abril ocorre a relação mais desfavorável. A análise anual da série histórica revela um significativo ganho no poder de compra do produtor de maracujá, visto que, o índice médio geral da relação de troca do período está aproximadamente 1100% acima do índice do ano critério do estudo, que é o ano inicial da série.JOSE LINCOLN PINHEIRO ARAUJO, CPATSAEdílson Pinheiro Araújo, UNIVASF.ARAUJO, J. L. P.ARAÚJO, E. P.2011-04-09T20:51:12Z2011-04-09T20:51:12Z2008-03-1920072020-02-20T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartIn: SIMPÓSIO SOCIAL NO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO, 1., 2007, Petrolina. Anais...Petrolina: FACAPE, 2007.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/162379porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:55:48Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/162379Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T21:55:48falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:55:48Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo das relações de troca do maracujá produzido e comercializado na região do Submédio São Francisco.
title Estudo das relações de troca do maracujá produzido e comercializado na região do Submédio São Francisco.
spellingShingle Estudo das relações de troca do maracujá produzido e comercializado na região do Submédio São Francisco.
ARAUJO, J. L. P.
Relação de troca
Agricultura irrigada
Maracujá
Rentabilidade
title_short Estudo das relações de troca do maracujá produzido e comercializado na região do Submédio São Francisco.
title_full Estudo das relações de troca do maracujá produzido e comercializado na região do Submédio São Francisco.
title_fullStr Estudo das relações de troca do maracujá produzido e comercializado na região do Submédio São Francisco.
title_full_unstemmed Estudo das relações de troca do maracujá produzido e comercializado na região do Submédio São Francisco.
title_sort Estudo das relações de troca do maracujá produzido e comercializado na região do Submédio São Francisco.
author ARAUJO, J. L. P.
author_facet ARAUJO, J. L. P.
ARAÚJO, E. P.
author_role author
author2 ARAÚJO, E. P.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOSE LINCOLN PINHEIRO ARAUJO, CPATSA
Edílson Pinheiro Araújo, UNIVASF.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAUJO, J. L. P.
ARAÚJO, E. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Relação de troca
Agricultura irrigada
Maracujá
Rentabilidade
topic Relação de troca
Agricultura irrigada
Maracujá
Rentabilidade
description O estudo teve como objetivo determinar a relação de troca do maracujá produzido e comercializado na região do Submédio São Francisco e do fertilizante super fosfato simples que é o insumo mais utilizado na sua exploração. Os valores da série histórica utilizada nesta análise correspondem ao período de 1999 a 2006 e foram corrigidos pelo Índice Geral de Preços da Fundação Getúlio Vargas. Os resultados do estudo rewvelaram que de março até julho as relações de troca produto/insumo são desfavoráveis aos produtores, enquanto que nos demais meses do ano as relações de troca são benéficas a este segmento do agronegócio. O mês de setembro é o que registra maior ganho para o produtor, enquanto que, em abril ocorre a relação mais desfavorável. A análise anual da série histórica revela um significativo ganho no poder de compra do produtor de maracujá, visto que, o índice médio geral da relação de troca do período está aproximadamente 1100% acima do índice do ano critério do estudo, que é o ano inicial da série.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2008-03-19
2011-04-09T20:51:12Z
2011-04-09T20:51:12Z
2020-02-20T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SIMPÓSIO SOCIAL NO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO, 1., 2007, Petrolina. Anais...Petrolina: FACAPE, 2007.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/162379
identifier_str_mv In: SIMPÓSIO SOCIAL NO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO, 1., 2007, Petrolina. Anais...Petrolina: FACAPE, 2007.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/162379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503335348273152