Mineralização do fósforo nos estercos caprino e bovino em função da profundidade de incorporação sob irrigação por micro aspersão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, M. do S. C. de
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: ARAÚJO, C. A. de S., SILVA, D. J., SILVA, G. G. B. da
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/157680
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido no campo experimental do CEFET Petrolina com o objetivo de verificar a mineralização de fósforo em dois estercos (caprino e bovino), quando incorporados a diferentes profundidades, ao longo do tempo, sob irrigação por micro aspersão. Cada unidade experimental foi constituída de 20 g de esterco seco a estufa a 65oC, por 48 horas, acondicionadas em sacolas de náilon que foram incorporadas ao solo obedecendo à profundidade e o tempo dos respectivos tratamentos. Ao término de cada tratamento as sacolas de náilon foram coletadas, o esterco foi recolhido, com auxílio de um pincel de cerdas flexíveis, e secos em estufa à 65oC, por 48 horas, seguindo-se da determinação do teor de fósforo pelo método do Amarelo de Vanadato. Verificou-se uma maior mineralização de P no esterco caprino que no bovino. Neste, o P mineralizado variou com a profundidade de incorporação sendo mais intensa nas camadas de 0 - 10 e de 10 - 20 cm. A mineralização de P aumentou com o tempo de incorporação nos dois estercos estudados.
id EMBR_d073cfad61b514daeb96e2b84047ced1
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/157680
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Mineralização do fósforo nos estercos caprino e bovino em função da profundidade de incorporação sob irrigação por micro aspersão.SemiáridpFósforoMineralizaçãoSoloEsterco de CaprinoMicroaspersãoAdubaçãoEste trabalho foi desenvolvido no campo experimental do CEFET Petrolina com o objetivo de verificar a mineralização de fósforo em dois estercos (caprino e bovino), quando incorporados a diferentes profundidades, ao longo do tempo, sob irrigação por micro aspersão. Cada unidade experimental foi constituída de 20 g de esterco seco a estufa a 65oC, por 48 horas, acondicionadas em sacolas de náilon que foram incorporadas ao solo obedecendo à profundidade e o tempo dos respectivos tratamentos. Ao término de cada tratamento as sacolas de náilon foram coletadas, o esterco foi recolhido, com auxílio de um pincel de cerdas flexíveis, e secos em estufa à 65oC, por 48 horas, seguindo-se da determinação do teor de fósforo pelo método do Amarelo de Vanadato. Verificou-se uma maior mineralização de P no esterco caprino que no bovino. Neste, o P mineralizado variou com a profundidade de incorporação sendo mais intensa nas camadas de 0 - 10 e de 10 - 20 cm. A mineralização de P aumentou com o tempo de incorporação nos dois estercos estudados.DAVI JOSE SILVA, CPATSA.FREITAS, M. do S. C. deARAÚJO, C. A. de S.SILVA, D. J.SILVA, G. G. B. da2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2006-11-2420062019-05-24T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1 CD-ROM.In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACEPE/CNPq, 10.; JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA CATÓLICA/CNPq/FACEPE, 8.; COMUNICAÇÕES DA CATÓLICA; SEMANA DE INTERAÇÃO CATÓLICA - SOCIEDADE, 4., 2006, Recife. Anais... Recife: FACEPE; Universidade Católica de Pernambuco, 2006.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/157680porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:30:28Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/157680Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:30:28Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Mineralização do fósforo nos estercos caprino e bovino em função da profundidade de incorporação sob irrigação por micro aspersão.
title Mineralização do fósforo nos estercos caprino e bovino em função da profundidade de incorporação sob irrigação por micro aspersão.
spellingShingle Mineralização do fósforo nos estercos caprino e bovino em função da profundidade de incorporação sob irrigação por micro aspersão.
FREITAS, M. do S. C. de
Semiáridp
Fósforo
Mineralização
Solo
Esterco de Caprino
Microaspersão
Adubação
title_short Mineralização do fósforo nos estercos caprino e bovino em função da profundidade de incorporação sob irrigação por micro aspersão.
title_full Mineralização do fósforo nos estercos caprino e bovino em função da profundidade de incorporação sob irrigação por micro aspersão.
title_fullStr Mineralização do fósforo nos estercos caprino e bovino em função da profundidade de incorporação sob irrigação por micro aspersão.
title_full_unstemmed Mineralização do fósforo nos estercos caprino e bovino em função da profundidade de incorporação sob irrigação por micro aspersão.
title_sort Mineralização do fósforo nos estercos caprino e bovino em função da profundidade de incorporação sob irrigação por micro aspersão.
author FREITAS, M. do S. C. de
author_facet FREITAS, M. do S. C. de
ARAÚJO, C. A. de S.
SILVA, D. J.
SILVA, G. G. B. da
author_role author
author2 ARAÚJO, C. A. de S.
SILVA, D. J.
SILVA, G. G. B. da
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv DAVI JOSE SILVA, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv FREITAS, M. do S. C. de
ARAÚJO, C. A. de S.
SILVA, D. J.
SILVA, G. G. B. da
dc.subject.por.fl_str_mv Semiáridp
Fósforo
Mineralização
Solo
Esterco de Caprino
Microaspersão
Adubação
topic Semiáridp
Fósforo
Mineralização
Solo
Esterco de Caprino
Microaspersão
Adubação
description Este trabalho foi desenvolvido no campo experimental do CEFET Petrolina com o objetivo de verificar a mineralização de fósforo em dois estercos (caprino e bovino), quando incorporados a diferentes profundidades, ao longo do tempo, sob irrigação por micro aspersão. Cada unidade experimental foi constituída de 20 g de esterco seco a estufa a 65oC, por 48 horas, acondicionadas em sacolas de náilon que foram incorporadas ao solo obedecendo à profundidade e o tempo dos respectivos tratamentos. Ao término de cada tratamento as sacolas de náilon foram coletadas, o esterco foi recolhido, com auxílio de um pincel de cerdas flexíveis, e secos em estufa à 65oC, por 48 horas, seguindo-se da determinação do teor de fósforo pelo método do Amarelo de Vanadato. Verificou-se uma maior mineralização de P no esterco caprino que no bovino. Neste, o P mineralizado variou com a profundidade de incorporação sendo mais intensa nas camadas de 0 - 10 e de 10 - 20 cm. A mineralização de P aumentou com o tempo de incorporação nos dois estercos estudados.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-11-24
2006
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2019-05-24T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACEPE/CNPq, 10.; JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA CATÓLICA/CNPq/FACEPE, 8.; COMUNICAÇÕES DA CATÓLICA; SEMANA DE INTERAÇÃO CATÓLICA - SOCIEDADE, 4., 2006, Recife. Anais... Recife: FACEPE; Universidade Católica de Pernambuco, 2006.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/157680
identifier_str_mv In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACEPE/CNPq, 10.; JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA CATÓLICA/CNPq/FACEPE, 8.; COMUNICAÇÕES DA CATÓLICA; SEMANA DE INTERAÇÃO CATÓLICA - SOCIEDADE, 4., 2006, Recife. Anais... Recife: FACEPE; Universidade Católica de Pernambuco, 2006.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/157680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695159887855616