Modelo estocástico para simulação da precipitação pluviométrica diária de uma região.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GENNEVILLE, M. S.
Data de Publicação: 1983
Outros Autores: BOOCK, A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1113470
Resumo: Desenvolveu-se um modelo estocastico de precipitacao diaria, em linguagem FORTRAN, para a regiao de Cerrados do Brasil. O modelo foi construido usando-se basicamente duas variaveis: (1) a probabilidade de ocorrencia de chuva em cada dia do mes, e (2) a probabilidade de ocorrencia dessa chuva dentro de certa magnitude. Definiu-se a primeira variavel por uma probabilidade de transicao, que considera a serie historica de precipitacao com base no processo de Markov, onde o sistema passa de um estado a outro, em ensaios sucessivos, considerando o que sucedeu no estado anterior. A segunda variavel foi gerada consecutivamente para cada "dia chuvoso", conforme as probabilidades mensais reais de ocorrencia nas classes. Fizeram-se tres diferentes simulacoes para se avaliar o modelo, e os resultados foram comparados aos dados historicos. As medias simuladas de precipitacao anual foram maiores que as da seire historica, sendo os desvios de apenas 0,9 a 3,6%. As medias mensais e seus desvios-padrao (DP) tambem estiveram relativamente proximos das medias da serie historica, embora os DP das simulacoes de dezembro tenham sido subestimados. Outras variaveis usadas para avaliar o ajuste das simulacoes foram: (1) numero medio de dias de chuva por mes (2) frequencia mensal de precipitacoes segundo a magnitude, (3) frequencia mensal de dias consecutivos de chuva, e (4) frequencia mensal de dias consecutivos sem chuva. Todas as comparacoes mostraram bom ajuste aos dados reais.
id EMBR_d10890a91258aac3344de52d3ce8d980
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1113470
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Modelo estocástico para simulação da precipitação pluviométrica diária de uma região.Cadeias de MarkovLinhagem FORTRANBrasilMarkov chainsFORTRAN computer languageCerradoBrazilDesenvolveu-se um modelo estocastico de precipitacao diaria, em linguagem FORTRAN, para a regiao de Cerrados do Brasil. O modelo foi construido usando-se basicamente duas variaveis: (1) a probabilidade de ocorrencia de chuva em cada dia do mes, e (2) a probabilidade de ocorrencia dessa chuva dentro de certa magnitude. Definiu-se a primeira variavel por uma probabilidade de transicao, que considera a serie historica de precipitacao com base no processo de Markov, onde o sistema passa de um estado a outro, em ensaios sucessivos, considerando o que sucedeu no estado anterior. A segunda variavel foi gerada consecutivamente para cada "dia chuvoso", conforme as probabilidades mensais reais de ocorrencia nas classes. Fizeram-se tres diferentes simulacoes para se avaliar o modelo, e os resultados foram comparados aos dados historicos. As medias simuladas de precipitacao anual foram maiores que as da seire historica, sendo os desvios de apenas 0,9 a 3,6%. As medias mensais e seus desvios-padrao (DP) tambem estiveram relativamente proximos das medias da serie historica, embora os DP das simulacoes de dezembro tenham sido subestimados. Outras variaveis usadas para avaliar o ajuste das simulacoes foram: (1) numero medio de dias de chuva por mes (2) frequencia mensal de precipitacoes segundo a magnitude, (3) frequencia mensal de dias consecutivos de chuva, e (4) frequencia mensal de dias consecutivos sem chuva. Todas as comparacoes mostraram bom ajuste aos dados reais.Título em inglês: Astochastic simulation model of daily precipitation for a region.Mario Silva Genneville, IICA; ARAE BOOCK, CNPGC.GENNEVILLE, M. S.BOOCK, A.2019-10-25T00:36:36Z2019-10-25T00:36:36Z2019-10-2419832019-10-25T00:36:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 18, n. 9, p. 959-966. set. 1983.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1113470porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-10-25T00:36:42Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1113470Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-10-25T00:36:42falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-10-25T00:36:42Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo estocástico para simulação da precipitação pluviométrica diária de uma região.
title Modelo estocástico para simulação da precipitação pluviométrica diária de uma região.
spellingShingle Modelo estocástico para simulação da precipitação pluviométrica diária de uma região.
GENNEVILLE, M. S.
Cadeias de Markov
Linhagem FORTRAN
Brasil
Markov chains
FORTRAN computer language
Cerrado
Brazil
title_short Modelo estocástico para simulação da precipitação pluviométrica diária de uma região.
title_full Modelo estocástico para simulação da precipitação pluviométrica diária de uma região.
title_fullStr Modelo estocástico para simulação da precipitação pluviométrica diária de uma região.
title_full_unstemmed Modelo estocástico para simulação da precipitação pluviométrica diária de uma região.
title_sort Modelo estocástico para simulação da precipitação pluviométrica diária de uma região.
author GENNEVILLE, M. S.
author_facet GENNEVILLE, M. S.
BOOCK, A.
author_role author
author2 BOOCK, A.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mario Silva Genneville, IICA; ARAE BOOCK, CNPGC.
dc.contributor.author.fl_str_mv GENNEVILLE, M. S.
BOOCK, A.
dc.subject.por.fl_str_mv Cadeias de Markov
Linhagem FORTRAN
Brasil
Markov chains
FORTRAN computer language
Cerrado
Brazil
topic Cadeias de Markov
Linhagem FORTRAN
Brasil
Markov chains
FORTRAN computer language
Cerrado
Brazil
description Desenvolveu-se um modelo estocastico de precipitacao diaria, em linguagem FORTRAN, para a regiao de Cerrados do Brasil. O modelo foi construido usando-se basicamente duas variaveis: (1) a probabilidade de ocorrencia de chuva em cada dia do mes, e (2) a probabilidade de ocorrencia dessa chuva dentro de certa magnitude. Definiu-se a primeira variavel por uma probabilidade de transicao, que considera a serie historica de precipitacao com base no processo de Markov, onde o sistema passa de um estado a outro, em ensaios sucessivos, considerando o que sucedeu no estado anterior. A segunda variavel foi gerada consecutivamente para cada "dia chuvoso", conforme as probabilidades mensais reais de ocorrencia nas classes. Fizeram-se tres diferentes simulacoes para se avaliar o modelo, e os resultados foram comparados aos dados historicos. As medias simuladas de precipitacao anual foram maiores que as da seire historica, sendo os desvios de apenas 0,9 a 3,6%. As medias mensais e seus desvios-padrao (DP) tambem estiveram relativamente proximos das medias da serie historica, embora os DP das simulacoes de dezembro tenham sido subestimados. Outras variaveis usadas para avaliar o ajuste das simulacoes foram: (1) numero medio de dias de chuva por mes (2) frequencia mensal de precipitacoes segundo a magnitude, (3) frequencia mensal de dias consecutivos de chuva, e (4) frequencia mensal de dias consecutivos sem chuva. Todas as comparacoes mostraram bom ajuste aos dados reais.
publishDate 1983
dc.date.none.fl_str_mv 1983
2019-10-25T00:36:36Z
2019-10-25T00:36:36Z
2019-10-24
2019-10-25T00:36:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 18, n. 9, p. 959-966. set. 1983.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1113470
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 18, n. 9, p. 959-966. set. 1983.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1113470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503482283130880