Estabilidade de repolho minimamente processado sob diferentes sistemas de embalagens.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RINALDI, M. M.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: BENEDETTI, B. C., SARANTOPOULOS, C. I. G. de L., MORETTI, C. L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/630836
Resumo: Avaliou-se a estabilidade de repolho minimamente processado acondicionado em embalagens de polietileno de baixa densidade com atmosfera modificada ativa e passiva, e em bandejas de poliestireno expandido revestidas com filme de policloreto de vinila. O produto foi armazenado por 16 dias em câmara frigorífica na temperatura de 5 ± 1 °C e 95 ± 5 % de umidade relativa, e em um balcão refrigerado similar aos utilizados em lojas de conveniência, com o intuito de representar os locais de comercialização no varejo, com temperatura média de 2,7 ± 3,3 °C. Analisou-se a concentração de oxigênio e dióxido de carbono no interior das embalagens, e no repolho minimamente processado o incremento no escurecimento, luminosidade, atividade da polifenoloxidase e peroxidase, pH, acidez titulável, sólidos solúveis, perda de massa fresca e teor de ácido ascórbico. A estabilidade do repolho minimamente processado mostrou-se superior na temperatura de 5 °C quando comparada ao armazenamento no balcão refrigerado. A atmosfera modificada ativa não foi efetiva no aumento da vida útil do repolho minimamente processado quando comparada aos outros tratamentos. A embalagem de PEBD foi a mais adequada ao acondicionamento do repolho minimamente processado. No entanto, a embalagem de PVC também apresentou resultados satisfatórios.
id EMBR_db5bd65d8feb56ff2c78470724ba39c6
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/630836
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Estabilidade de repolho minimamente processado sob diferentes sistemas de embalagens.Atmosfera modificadaProduto minimamente processadoVida útilVida-de-prateleiraPreservationMinimal processingRepolhoBrassica oleracea capitataArmazenamentoDeterioraçãoEmbalagemConservaçãoTemperaturaRefrigeraçãoProcessamento MínimocabbagedeteriorationpackagingrefrigerationstorageAvaliou-se a estabilidade de repolho minimamente processado acondicionado em embalagens de polietileno de baixa densidade com atmosfera modificada ativa e passiva, e em bandejas de poliestireno expandido revestidas com filme de policloreto de vinila. O produto foi armazenado por 16 dias em câmara frigorífica na temperatura de 5 ± 1 °C e 95 ± 5 % de umidade relativa, e em um balcão refrigerado similar aos utilizados em lojas de conveniência, com o intuito de representar os locais de comercialização no varejo, com temperatura média de 2,7 ± 3,3 °C. Analisou-se a concentração de oxigênio e dióxido de carbono no interior das embalagens, e no repolho minimamente processado o incremento no escurecimento, luminosidade, atividade da polifenoloxidase e peroxidase, pH, acidez titulável, sólidos solúveis, perda de massa fresca e teor de ácido ascórbico. A estabilidade do repolho minimamente processado mostrou-se superior na temperatura de 5 °C quando comparada ao armazenamento no balcão refrigerado. A atmosfera modificada ativa não foi efetiva no aumento da vida útil do repolho minimamente processado quando comparada aos outros tratamentos. A embalagem de PEBD foi a mais adequada ao acondicionamento do repolho minimamente processado. No entanto, a embalagem de PVC também apresentou resultados satisfatórios.MARIA MADALENA RINALDI, CPAC; BENEDITO CARLOS BENEDETTI, UNICAMP; CLAIRE ISABEL GRIGOLI DE LUCA SARANTÓPOULOS, ITAL; CELSO LUIZ MORETTI, CNPH.RINALDI, M. M.BENEDETTI, B. C.SARANTOPOULOS, C. I. G. de L.MORETTI, C. L.2013-08-05T23:31:53Z2013-08-05T23:31:53Z2010-01-2220092013-08-05T23:31:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCiência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, v. 29, n. 2, p. 310-315, abr./jun. 2009.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/630836porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:16:39Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/630836Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:16:39falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:16:39Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Estabilidade de repolho minimamente processado sob diferentes sistemas de embalagens.
title Estabilidade de repolho minimamente processado sob diferentes sistemas de embalagens.
spellingShingle Estabilidade de repolho minimamente processado sob diferentes sistemas de embalagens.
RINALDI, M. M.
Atmosfera modificada
Produto minimamente processado
Vida útil
Vida-de-prateleira
Preservation
Minimal processing
Repolho
Brassica oleracea capitata
Armazenamento
Deterioração
Embalagem
Conservação
Temperatura
Refrigeração
Processamento Mínimo
cabbage
deterioration
packaging
refrigeration
storage
title_short Estabilidade de repolho minimamente processado sob diferentes sistemas de embalagens.
title_full Estabilidade de repolho minimamente processado sob diferentes sistemas de embalagens.
title_fullStr Estabilidade de repolho minimamente processado sob diferentes sistemas de embalagens.
title_full_unstemmed Estabilidade de repolho minimamente processado sob diferentes sistemas de embalagens.
title_sort Estabilidade de repolho minimamente processado sob diferentes sistemas de embalagens.
author RINALDI, M. M.
author_facet RINALDI, M. M.
BENEDETTI, B. C.
SARANTOPOULOS, C. I. G. de L.
MORETTI, C. L.
author_role author
author2 BENEDETTI, B. C.
SARANTOPOULOS, C. I. G. de L.
MORETTI, C. L.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARIA MADALENA RINALDI, CPAC; BENEDITO CARLOS BENEDETTI, UNICAMP; CLAIRE ISABEL GRIGOLI DE LUCA SARANTÓPOULOS, ITAL; CELSO LUIZ MORETTI, CNPH.
dc.contributor.author.fl_str_mv RINALDI, M. M.
BENEDETTI, B. C.
SARANTOPOULOS, C. I. G. de L.
MORETTI, C. L.
dc.subject.por.fl_str_mv Atmosfera modificada
Produto minimamente processado
Vida útil
Vida-de-prateleira
Preservation
Minimal processing
Repolho
Brassica oleracea capitata
Armazenamento
Deterioração
Embalagem
Conservação
Temperatura
Refrigeração
Processamento Mínimo
cabbage
deterioration
packaging
refrigeration
storage
topic Atmosfera modificada
Produto minimamente processado
Vida útil
Vida-de-prateleira
Preservation
Minimal processing
Repolho
Brassica oleracea capitata
Armazenamento
Deterioração
Embalagem
Conservação
Temperatura
Refrigeração
Processamento Mínimo
cabbage
deterioration
packaging
refrigeration
storage
description Avaliou-se a estabilidade de repolho minimamente processado acondicionado em embalagens de polietileno de baixa densidade com atmosfera modificada ativa e passiva, e em bandejas de poliestireno expandido revestidas com filme de policloreto de vinila. O produto foi armazenado por 16 dias em câmara frigorífica na temperatura de 5 ± 1 °C e 95 ± 5 % de umidade relativa, e em um balcão refrigerado similar aos utilizados em lojas de conveniência, com o intuito de representar os locais de comercialização no varejo, com temperatura média de 2,7 ± 3,3 °C. Analisou-se a concentração de oxigênio e dióxido de carbono no interior das embalagens, e no repolho minimamente processado o incremento no escurecimento, luminosidade, atividade da polifenoloxidase e peroxidase, pH, acidez titulável, sólidos solúveis, perda de massa fresca e teor de ácido ascórbico. A estabilidade do repolho minimamente processado mostrou-se superior na temperatura de 5 °C quando comparada ao armazenamento no balcão refrigerado. A atmosfera modificada ativa não foi efetiva no aumento da vida útil do repolho minimamente processado quando comparada aos outros tratamentos. A embalagem de PEBD foi a mais adequada ao acondicionamento do repolho minimamente processado. No entanto, a embalagem de PVC também apresentou resultados satisfatórios.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2010-01-22
2013-08-05T23:31:53Z
2013-08-05T23:31:53Z
2013-08-05T23:31:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, v. 29, n. 2, p. 310-315, abr./jun. 2009.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/630836
identifier_str_mv Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, v. 29, n. 2, p. 310-315, abr./jun. 2009.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/630836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503380516732928