Perfil econômico do feijão na decada de 90.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, C. M.
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: BARROS, G. S. de C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/209907
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal caracterizar o comportamento da produção e comercialização de feijão no Brasil na década de 90, em virtude das mudanças econômicas ocorridas no período, tendo como referência o Plano Real. Como objetivo secundário pretendeu-se estudar algumas variáveis utilizadas com frequência nas análises de mercado de feijão, com a perspectiva de dimensionar sua importância nas relações na cadeia produtiva do feijão. Para isso, foram realizados estudos sobre a produção, considerando épocas de colheita, distribuição geográfica e principais fluxos de abastecimento de São Paulo. Foram, também estimadas relações entre os preços recebidos pelos produtores dos sete principais estados produtores e entre os preços do atacado e varejo na cidade de São Paulo. Foram, ainda, estimadas as margens de comercialização e realizados estudos econométricos. Os resultados indicaram que no período analisado houve queda geral dos preços, pequenas alterações na produção, os mercados passaram a reagir com maior rapidez aos choques, e o setor atacadista aumentou sua característica de abrandar preços.
id EMBR_f6ffea984b66cb498f9c9d463f568a1e
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/209907
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Perfil econômico do feijão na decada de 90.Comercialização agrícolaBrasilAgronegócioEconomiaFeijãoImportaçãoMercadoPreçoProdutorProduçãoO presente trabalho teve como objetivo principal caracterizar o comportamento da produção e comercialização de feijão no Brasil na década de 90, em virtude das mudanças econômicas ocorridas no período, tendo como referência o Plano Real. Como objetivo secundário pretendeu-se estudar algumas variáveis utilizadas com frequência nas análises de mercado de feijão, com a perspectiva de dimensionar sua importância nas relações na cadeia produtiva do feijão. Para isso, foram realizados estudos sobre a produção, considerando épocas de colheita, distribuição geográfica e principais fluxos de abastecimento de São Paulo. Foram, também estimadas relações entre os preços recebidos pelos produtores dos sete principais estados produtores e entre os preços do atacado e varejo na cidade de São Paulo. Foram, ainda, estimadas as margens de comercialização e realizados estudos econométricos. Os resultados indicaram que no período analisado houve queda geral dos preços, pequenas alterações na produção, os mercados passaram a reagir com maior rapidez aos choques, e o setor atacadista aumentou sua característica de abrandar preços.CARLOS MAGRI FERREIRA, CNPAF; GERALDO SANT'ANA DE CAMARGO BARROS, ESALQ.FERREIRA, C. M.BARROS, G. S. de C.2022-05-20T13:12:25Z2022-05-20T13:12:25Z2002-06-102002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleInformações Econômicas, v. 32, n. 3, p. 23-34, mar. 2002.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/209907porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-05-20T13:12:36Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/209907Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-05-20T13:12:36falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-05-20T13:12:36Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil econômico do feijão na decada de 90.
title Perfil econômico do feijão na decada de 90.
spellingShingle Perfil econômico do feijão na decada de 90.
FERREIRA, C. M.
Comercialização agrícola
Brasil
Agronegócio
Economia
Feijão
Importação
Mercado
Preço
Produtor
Produção
title_short Perfil econômico do feijão na decada de 90.
title_full Perfil econômico do feijão na decada de 90.
title_fullStr Perfil econômico do feijão na decada de 90.
title_full_unstemmed Perfil econômico do feijão na decada de 90.
title_sort Perfil econômico do feijão na decada de 90.
author FERREIRA, C. M.
author_facet FERREIRA, C. M.
BARROS, G. S. de C.
author_role author
author2 BARROS, G. S. de C.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CARLOS MAGRI FERREIRA, CNPAF; GERALDO SANT'ANA DE CAMARGO BARROS, ESALQ.
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, C. M.
BARROS, G. S. de C.
dc.subject.por.fl_str_mv Comercialização agrícola
Brasil
Agronegócio
Economia
Feijão
Importação
Mercado
Preço
Produtor
Produção
topic Comercialização agrícola
Brasil
Agronegócio
Economia
Feijão
Importação
Mercado
Preço
Produtor
Produção
description O presente trabalho teve como objetivo principal caracterizar o comportamento da produção e comercialização de feijão no Brasil na década de 90, em virtude das mudanças econômicas ocorridas no período, tendo como referência o Plano Real. Como objetivo secundário pretendeu-se estudar algumas variáveis utilizadas com frequência nas análises de mercado de feijão, com a perspectiva de dimensionar sua importância nas relações na cadeia produtiva do feijão. Para isso, foram realizados estudos sobre a produção, considerando épocas de colheita, distribuição geográfica e principais fluxos de abastecimento de São Paulo. Foram, também estimadas relações entre os preços recebidos pelos produtores dos sete principais estados produtores e entre os preços do atacado e varejo na cidade de São Paulo. Foram, ainda, estimadas as margens de comercialização e realizados estudos econométricos. Os resultados indicaram que no período analisado houve queda geral dos preços, pequenas alterações na produção, os mercados passaram a reagir com maior rapidez aos choques, e o setor atacadista aumentou sua característica de abrandar preços.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-06-10
2002
2022-05-20T13:12:25Z
2022-05-20T13:12:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Informações Econômicas, v. 32, n. 3, p. 23-34, mar. 2002.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/209907
identifier_str_mv Informações Econômicas, v. 32, n. 3, p. 23-34, mar. 2002.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/209907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503523291889664