Biodegradação do herbicida atrazina por linhagens de Penicillium e Eupenicillium.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, I. S. de
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: SILVA, C. M. M. S., FAY, E. F., CASSIOLATO, A. M. R., ROSAMIGLIA, A. C.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12570
Resumo: O herbicida atrazina [2-cloro-4-(etilamino)-6-isopropilamina)-5triazina] e usado em varias culturas agrícolas em todo mundo e, devido a sua detecção em águas superficiais e subterrâneas, sua degradação e metabolismo são objetos de estudos por parte de muitos laboratórios. O objetivo do presente estudo foi identificar e caracterizar microrganismos degradadores de atrazina, isolados de solos. Dentre os microrganismos isolados, vinte e nove fungos filamentosos, pertencentes aos gêneros Penicillium e Eupenicillium, foram capazes de degradar o herbicida, quando crescidos em meio de cultura contendo atrazina como única fonte de carbono. Uma linhagem de P.crustaceum foi capaz de degradar mais de 90% em apenas 7 dias. A extração foi feita com acetato de etila e o consumo da atrazina avaliado através de Cromatografia Gasosa com Detecção Termiônica especifica a nitrogênio e fósforo. Uma formulação a base de alginato, caulin e esporos de Penicillium crustaceum foi desenvolvida, cuja viabilidade alcançou um período de seis meses, a temperatura ambiente. Estudos sobre biodegradação no solo com o produto granulado estão sendo acompanhados, assim como dados sobre caracterização citológica e genética do fungo degradador serão discutidos.
id EMBR_f88ff35fa8facc333a94d36d70c4b185
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/12570
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Biodegradação do herbicida atrazina por linhagens de Penicillium e Eupenicillium.BiodegradaçãoHerbicidaFungoO herbicida atrazina [2-cloro-4-(etilamino)-6-isopropilamina)-5triazina] e usado em varias culturas agrícolas em todo mundo e, devido a sua detecção em águas superficiais e subterrâneas, sua degradação e metabolismo são objetos de estudos por parte de muitos laboratórios. O objetivo do presente estudo foi identificar e caracterizar microrganismos degradadores de atrazina, isolados de solos. Dentre os microrganismos isolados, vinte e nove fungos filamentosos, pertencentes aos gêneros Penicillium e Eupenicillium, foram capazes de degradar o herbicida, quando crescidos em meio de cultura contendo atrazina como única fonte de carbono. Uma linhagem de P.crustaceum foi capaz de degradar mais de 90% em apenas 7 dias. A extração foi feita com acetato de etila e o consumo da atrazina avaliado através de Cromatografia Gasosa com Detecção Termiônica especifica a nitrogênio e fósforo. Uma formulação a base de alginato, caulin e esporos de Penicillium crustaceum foi desenvolvida, cuja viabilidade alcançou um período de seis meses, a temperatura ambiente. Estudos sobre biodegradação no solo com o produto granulado estão sendo acompanhados, assim como dados sobre caracterização citológica e genética do fungo degradador serão discutidos.ITAMAR SOARES DE MELO, CNPMA; CELIA M. M. S. SILVA, CNPMA; ELISABETH FRANCISCONI FAY, CNPMA.MELO, I. S. deSILVA, C. M. M. S.FAY, E. F.CASSIOLATO, A. M. R.ROSAMIGLIA, A. C.2017-05-02T23:44:42Z2017-05-02T23:44:42Z1996-11-1119962017-05-02T23:44:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartIn: WORKSHOP SOBRE BIODEGRADAÇÃO, 1996, Campinas. Anais... Campinas: CATI, 1996. p.221.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12570porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:22:48Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/12570Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T04:22:48falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:22:48Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Biodegradação do herbicida atrazina por linhagens de Penicillium e Eupenicillium.
title Biodegradação do herbicida atrazina por linhagens de Penicillium e Eupenicillium.
spellingShingle Biodegradação do herbicida atrazina por linhagens de Penicillium e Eupenicillium.
MELO, I. S. de
Biodegradação
Herbicida
Fungo
title_short Biodegradação do herbicida atrazina por linhagens de Penicillium e Eupenicillium.
title_full Biodegradação do herbicida atrazina por linhagens de Penicillium e Eupenicillium.
title_fullStr Biodegradação do herbicida atrazina por linhagens de Penicillium e Eupenicillium.
title_full_unstemmed Biodegradação do herbicida atrazina por linhagens de Penicillium e Eupenicillium.
title_sort Biodegradação do herbicida atrazina por linhagens de Penicillium e Eupenicillium.
author MELO, I. S. de
author_facet MELO, I. S. de
SILVA, C. M. M. S.
FAY, E. F.
CASSIOLATO, A. M. R.
ROSAMIGLIA, A. C.
author_role author
author2 SILVA, C. M. M. S.
FAY, E. F.
CASSIOLATO, A. M. R.
ROSAMIGLIA, A. C.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ITAMAR SOARES DE MELO, CNPMA; CELIA M. M. S. SILVA, CNPMA; ELISABETH FRANCISCONI FAY, CNPMA.
dc.contributor.author.fl_str_mv MELO, I. S. de
SILVA, C. M. M. S.
FAY, E. F.
CASSIOLATO, A. M. R.
ROSAMIGLIA, A. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Biodegradação
Herbicida
Fungo
topic Biodegradação
Herbicida
Fungo
description O herbicida atrazina [2-cloro-4-(etilamino)-6-isopropilamina)-5triazina] e usado em varias culturas agrícolas em todo mundo e, devido a sua detecção em águas superficiais e subterrâneas, sua degradação e metabolismo são objetos de estudos por parte de muitos laboratórios. O objetivo do presente estudo foi identificar e caracterizar microrganismos degradadores de atrazina, isolados de solos. Dentre os microrganismos isolados, vinte e nove fungos filamentosos, pertencentes aos gêneros Penicillium e Eupenicillium, foram capazes de degradar o herbicida, quando crescidos em meio de cultura contendo atrazina como única fonte de carbono. Uma linhagem de P.crustaceum foi capaz de degradar mais de 90% em apenas 7 dias. A extração foi feita com acetato de etila e o consumo da atrazina avaliado através de Cromatografia Gasosa com Detecção Termiônica especifica a nitrogênio e fósforo. Uma formulação a base de alginato, caulin e esporos de Penicillium crustaceum foi desenvolvida, cuja viabilidade alcançou um período de seis meses, a temperatura ambiente. Estudos sobre biodegradação no solo com o produto granulado estão sendo acompanhados, assim como dados sobre caracterização citológica e genética do fungo degradador serão discutidos.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-11-11
1996
2017-05-02T23:44:42Z
2017-05-02T23:44:42Z
2017-05-02T23:44:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: WORKSHOP SOBRE BIODEGRADAÇÃO, 1996, Campinas. Anais... Campinas: CATI, 1996. p.221.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12570
identifier_str_mv In: WORKSHOP SOBRE BIODEGRADAÇÃO, 1996, Campinas. Anais... Campinas: CATI, 1996. p.221.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503435530272768