Resultados do 2º teste de desempenho de ovinos da raça Morada Nova.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES JÚNIOR, G. A.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: FACO, O., LOBO, R. N. B., SILVA, D. C. C., VILLELA, L. C. V., L. JÚNIOR, F. E. B. de
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/576232
Resumo: A Embrapa Caprinos e Ovinos, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos da Raça Morada Nova, com apoio financeiro do Banco do Nordeste, realizou o 2º teste de desempenho para borregos da raça Morada Nova. Foram avaliados 25 animais, com idades variando entre quatro e seis meses. Os animais permaneceram em confinamento, recebendo dieta de feno de tifton e concentrado à base de milho e soja, sendo pesados a cada 28 dias. Ao final do teste, foram realizadas mensurações da área de olho de lombo e da espessura de gordura, através de ultra-sonografia, além de avaliações visuais das características conformação, musculosidade, precocidade, tipo racial e aprumos. As médias e os desvios padrões para as características Ganho de Peso Médio Diário (GPMD), Área de Olho de Lombo (AOL), Espessura de Gordura (EG), Perímetro Escrotal (PE) e Escore de avaliação Visual (EV) foram, respectivamente, 0,168 ± 0,024 kg/dia, 8,7 ± 1,39 cm2, 2,0 ± 0,4 mm, 27,5 ± 1,7 cm e 14,9 ± 1,48. Os animais foram classificados por um índice composto por estas características, em quatro categorias: elite, superior, regular e inferior. Foram classificados quatro animais como elite, oito como superior, dez como regular e três como inferior.
id EMBR_f9995e57e978b9900e982620ac1f4ac8
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/576232
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Resultados do 2º teste de desempenho de ovinos da raça Morada Nova.Raça Morada NovaGanho de peso médio diárioPerímetro escrotalEspessura de gorduraÁrea de olho de lomboCondição CorporalEficiência ReprodutivaMelhoramento Genético AnimalOvinoSheepA Embrapa Caprinos e Ovinos, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos da Raça Morada Nova, com apoio financeiro do Banco do Nordeste, realizou o 2º teste de desempenho para borregos da raça Morada Nova. Foram avaliados 25 animais, com idades variando entre quatro e seis meses. Os animais permaneceram em confinamento, recebendo dieta de feno de tifton e concentrado à base de milho e soja, sendo pesados a cada 28 dias. Ao final do teste, foram realizadas mensurações da área de olho de lombo e da espessura de gordura, através de ultra-sonografia, além de avaliações visuais das características conformação, musculosidade, precocidade, tipo racial e aprumos. As médias e os desvios padrões para as características Ganho de Peso Médio Diário (GPMD), Área de Olho de Lombo (AOL), Espessura de Gordura (EG), Perímetro Escrotal (PE) e Escore de avaliação Visual (EV) foram, respectivamente, 0,168 ± 0,024 kg/dia, 8,7 ± 1,39 cm2, 2,0 ± 0,4 mm, 27,5 ± 1,7 cm e 14,9 ± 1,48. Os animais foram classificados por um índice composto por estas características, em quatro categorias: elite, superior, regular e inferior. Foram classificados quatro animais como elite, oito como superior, dez como regular e três como inferior.Financiamento do Banco do Nordeste do Brasil ? BNB e da EmbrapaGerardo Alves Fernandes Júnior, Pós-graduando UFC; OLIVARDO FACO, CNPC; RAIMUNDO NONATO BRAGA LOBO, CNPC; Douglas Carpegiany C. Silva, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Rural de Morada Nova-CE; LUCIANA CRISTINE VASQUES VILLELA, CNPC; Francisco Eduardo B. de L. Júnior, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Rural de Morada Nova-CE.FERNANDES JÚNIOR, G. A.FACO, O.LOBO, R. N. B.SILVA, D. C. C.VILLELA, L. C. V.L. JÚNIOR, F. E. B. de2011-04-09T15:23:29Z2011-04-09T15:23:29Z2009-11-2620092011-04-10T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE CAPRINOS E OVINOS DE CORTE, 4.; FEIRA NACIONAL DO AGRONEGÓCIO DA CAPRINO-OVINOCULTURA DE CORTE, 3., 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa: EMEPA-PB, 2009. 4 f. 1 CD-ROM.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/576232porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:14:07Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/576232Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:14:07Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Resultados do 2º teste de desempenho de ovinos da raça Morada Nova.
title Resultados do 2º teste de desempenho de ovinos da raça Morada Nova.
spellingShingle Resultados do 2º teste de desempenho de ovinos da raça Morada Nova.
FERNANDES JÚNIOR, G. A.
Raça Morada Nova
Ganho de peso médio diário
Perímetro escrotal
Espessura de gordura
Área de olho de lombo
Condição Corporal
Eficiência Reprodutiva
Melhoramento Genético Animal
Ovino
Sheep
title_short Resultados do 2º teste de desempenho de ovinos da raça Morada Nova.
title_full Resultados do 2º teste de desempenho de ovinos da raça Morada Nova.
title_fullStr Resultados do 2º teste de desempenho de ovinos da raça Morada Nova.
title_full_unstemmed Resultados do 2º teste de desempenho de ovinos da raça Morada Nova.
title_sort Resultados do 2º teste de desempenho de ovinos da raça Morada Nova.
author FERNANDES JÚNIOR, G. A.
author_facet FERNANDES JÚNIOR, G. A.
FACO, O.
LOBO, R. N. B.
SILVA, D. C. C.
VILLELA, L. C. V.
L. JÚNIOR, F. E. B. de
author_role author
author2 FACO, O.
LOBO, R. N. B.
SILVA, D. C. C.
VILLELA, L. C. V.
L. JÚNIOR, F. E. B. de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gerardo Alves Fernandes Júnior, Pós-graduando UFC; OLIVARDO FACO, CNPC; RAIMUNDO NONATO BRAGA LOBO, CNPC; Douglas Carpegiany C. Silva, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Rural de Morada Nova-CE; LUCIANA CRISTINE VASQUES VILLELA, CNPC; Francisco Eduardo B. de L. Júnior, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Rural de Morada Nova-CE.
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDES JÚNIOR, G. A.
FACO, O.
LOBO, R. N. B.
SILVA, D. C. C.
VILLELA, L. C. V.
L. JÚNIOR, F. E. B. de
dc.subject.por.fl_str_mv Raça Morada Nova
Ganho de peso médio diário
Perímetro escrotal
Espessura de gordura
Área de olho de lombo
Condição Corporal
Eficiência Reprodutiva
Melhoramento Genético Animal
Ovino
Sheep
topic Raça Morada Nova
Ganho de peso médio diário
Perímetro escrotal
Espessura de gordura
Área de olho de lombo
Condição Corporal
Eficiência Reprodutiva
Melhoramento Genético Animal
Ovino
Sheep
description A Embrapa Caprinos e Ovinos, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos da Raça Morada Nova, com apoio financeiro do Banco do Nordeste, realizou o 2º teste de desempenho para borregos da raça Morada Nova. Foram avaliados 25 animais, com idades variando entre quatro e seis meses. Os animais permaneceram em confinamento, recebendo dieta de feno de tifton e concentrado à base de milho e soja, sendo pesados a cada 28 dias. Ao final do teste, foram realizadas mensurações da área de olho de lombo e da espessura de gordura, através de ultra-sonografia, além de avaliações visuais das características conformação, musculosidade, precocidade, tipo racial e aprumos. As médias e os desvios padrões para as características Ganho de Peso Médio Diário (GPMD), Área de Olho de Lombo (AOL), Espessura de Gordura (EG), Perímetro Escrotal (PE) e Escore de avaliação Visual (EV) foram, respectivamente, 0,168 ± 0,024 kg/dia, 8,7 ± 1,39 cm2, 2,0 ± 0,4 mm, 27,5 ± 1,7 cm e 14,9 ± 1,48. Os animais foram classificados por um índice composto por estas características, em quatro categorias: elite, superior, regular e inferior. Foram classificados quatro animais como elite, oito como superior, dez como regular e três como inferior.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-26
2009
2011-04-09T15:23:29Z
2011-04-09T15:23:29Z
2011-04-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE CAPRINOS E OVINOS DE CORTE, 4.; FEIRA NACIONAL DO AGRONEGÓCIO DA CAPRINO-OVINOCULTURA DE CORTE, 3., 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa: EMEPA-PB, 2009. 4 f. 1 CD-ROM.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/576232
identifier_str_mv In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE CAPRINOS E OVINOS DE CORTE, 4.; FEIRA NACIONAL DO AGRONEGÓCIO DA CAPRINO-OVINOCULTURA DE CORTE, 3., 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa: EMEPA-PB, 2009. 4 f. 1 CD-ROM.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/576232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695138597568512