Geração Y e o emprego ideal: percepção dos estudantes de um Centro Universitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista ENIAC pesquisa |
Texto Completo: | http://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/493 |
Resumo: | A multiplicidade de comportamentos que são próprias dos seres humanos, quando avaliadas nos contextos organizacionais, oferece a oportunidade de observar como as relações dos grupos geracionais são estabelecidas e a sua percepção sobre o emprego. Em um processo natural de evolução, o comportamento das pessoas se modifica e, consequentemente, as empresas precisam atender tanto as demandas de mercado como as de seus profissionais, com visões e valores diferenciados entre as gerações. Considerando este cenário, a pesquisa teve por objetivo identificar a percepção dos estudantes de um centro universitário pertencentes à Geração Y sobre o emprego ideal. A metodologia utilizada foi um survey aplicado aos estudantes universitários de um Centro Universitário do município de Guarulhos. O instrumento teve origem em Berthon et al. (2005), com 25 itens classificados em cinco dimensões: rotina de trabalho, interação pessoal, benefícios econômicos, desenvolvimento profissional e responsabilidade social. A escala apresentou-se em formato tipo Likert de sete pontos, variando de 1: discordo totalmente a 7: concordo totalmente. Os resultados apontam que os profissionais da Geração Y gostam de trabalhar em empresas que aplicam novas práticas de trabalho e consideram importante o bom relacionamento com a chefia e colegas. |
id |
ENIAC-1_f0edad783cb21dbb61ca087ebe9d1263 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/493 |
network_acronym_str |
ENIAC-1 |
network_name_str |
Revista ENIAC pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Geração Y e o emprego ideal: percepção dos estudantes de um Centro UniversitárioGeração Y. Emprego ideal. Comportamento organizacional.A multiplicidade de comportamentos que são próprias dos seres humanos, quando avaliadas nos contextos organizacionais, oferece a oportunidade de observar como as relações dos grupos geracionais são estabelecidas e a sua percepção sobre o emprego. Em um processo natural de evolução, o comportamento das pessoas se modifica e, consequentemente, as empresas precisam atender tanto as demandas de mercado como as de seus profissionais, com visões e valores diferenciados entre as gerações. Considerando este cenário, a pesquisa teve por objetivo identificar a percepção dos estudantes de um centro universitário pertencentes à Geração Y sobre o emprego ideal. A metodologia utilizada foi um survey aplicado aos estudantes universitários de um Centro Universitário do município de Guarulhos. O instrumento teve origem em Berthon et al. (2005), com 25 itens classificados em cinco dimensões: rotina de trabalho, interação pessoal, benefícios econômicos, desenvolvimento profissional e responsabilidade social. A escala apresentou-se em formato tipo Likert de sete pontos, variando de 1: discordo totalmente a 7: concordo totalmente. Os resultados apontam que os profissionais da Geração Y gostam de trabalhar em empresas que aplicam novas práticas de trabalho e consideram importante o bom relacionamento com a chefia e colegas.Centro Universitário ENIAC2018-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/49310.22567/rep.v7i2.493Revista Eniac Pesquisa; Vol. 7 No. 2 (2018); 144-160REVISTA ENIAC PESQUISA; Vol. 7 Núm. 2 (2018); 144-160REVISTA ENIAC PESQUISA; v. 7 n. 2 (2018); 144-1602316-234110.22567/rep.v7i2reponame:Revista ENIAC pesquisainstname:Centro Universitário Eniacinstacron:ENIACporhttp://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/493/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ENIAC PESQUISAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuberovic, Silvia ReginaMoraes, Adams GabrielSilva, Sergio Roberto daCaruso, Valéria Guedes2021-07-06T17:32:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/493Revistahttps://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisahttp://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/oai||revistaeniacpesquisa@fernandoasantos.com.br2316-23412316-2341opendoar:2021-07-06T17:32:29Revista ENIAC pesquisa - Centro Universitário Eniacfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geração Y e o emprego ideal: percepção dos estudantes de um Centro Universitário |
title |
Geração Y e o emprego ideal: percepção dos estudantes de um Centro Universitário |
spellingShingle |
Geração Y e o emprego ideal: percepção dos estudantes de um Centro Universitário Guberovic, Silvia Regina Geração Y. Emprego ideal. Comportamento organizacional. |
title_short |
Geração Y e o emprego ideal: percepção dos estudantes de um Centro Universitário |
title_full |
Geração Y e o emprego ideal: percepção dos estudantes de um Centro Universitário |
title_fullStr |
Geração Y e o emprego ideal: percepção dos estudantes de um Centro Universitário |
title_full_unstemmed |
Geração Y e o emprego ideal: percepção dos estudantes de um Centro Universitário |
title_sort |
Geração Y e o emprego ideal: percepção dos estudantes de um Centro Universitário |
author |
Guberovic, Silvia Regina |
author_facet |
Guberovic, Silvia Regina Moraes, Adams Gabriel Silva, Sergio Roberto da Caruso, Valéria Guedes |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Adams Gabriel Silva, Sergio Roberto da Caruso, Valéria Guedes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guberovic, Silvia Regina Moraes, Adams Gabriel Silva, Sergio Roberto da Caruso, Valéria Guedes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geração Y. Emprego ideal. Comportamento organizacional. |
topic |
Geração Y. Emprego ideal. Comportamento organizacional. |
description |
A multiplicidade de comportamentos que são próprias dos seres humanos, quando avaliadas nos contextos organizacionais, oferece a oportunidade de observar como as relações dos grupos geracionais são estabelecidas e a sua percepção sobre o emprego. Em um processo natural de evolução, o comportamento das pessoas se modifica e, consequentemente, as empresas precisam atender tanto as demandas de mercado como as de seus profissionais, com visões e valores diferenciados entre as gerações. Considerando este cenário, a pesquisa teve por objetivo identificar a percepção dos estudantes de um centro universitário pertencentes à Geração Y sobre o emprego ideal. A metodologia utilizada foi um survey aplicado aos estudantes universitários de um Centro Universitário do município de Guarulhos. O instrumento teve origem em Berthon et al. (2005), com 25 itens classificados em cinco dimensões: rotina de trabalho, interação pessoal, benefícios econômicos, desenvolvimento profissional e responsabilidade social. A escala apresentou-se em formato tipo Likert de sete pontos, variando de 1: discordo totalmente a 7: concordo totalmente. Os resultados apontam que os profissionais da Geração Y gostam de trabalhar em empresas que aplicam novas práticas de trabalho e consideram importante o bom relacionamento com a chefia e colegas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/493 10.22567/rep.v7i2.493 |
url |
http://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/493 |
identifier_str_mv |
10.22567/rep.v7i2.493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/493/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA ENIAC PESQUISA https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA ENIAC PESQUISA https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário ENIAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário ENIAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eniac Pesquisa; Vol. 7 No. 2 (2018); 144-160 REVISTA ENIAC PESQUISA; Vol. 7 Núm. 2 (2018); 144-160 REVISTA ENIAC PESQUISA; v. 7 n. 2 (2018); 144-160 2316-2341 10.22567/rep.v7i2 reponame:Revista ENIAC pesquisa instname:Centro Universitário Eniac instacron:ENIAC |
instname_str |
Centro Universitário Eniac |
instacron_str |
ENIAC |
institution |
ENIAC |
reponame_str |
Revista ENIAC pesquisa |
collection |
Revista ENIAC pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista ENIAC pesquisa - Centro Universitário Eniac |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeniacpesquisa@fernandoasantos.com.br |
_version_ |
1793890257549131776 |