Geração Y e o emprego ideal: percepção dos estudantes de um Centro Universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guberovic, Silvia Regina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Moraes, Adams Gabriel, Silva, Sergio Roberto da, Caruso, Valéria Guedes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista ENIAC pesquisa
Texto Completo: http://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/493
Resumo: A multiplicidade de comportamentos que são próprias dos seres humanos, quando avaliadas nos contextos organizacionais, oferece a oportunidade de observar como as relações dos grupos geracionais são estabelecidas e a sua percepção sobre o emprego. Em um processo natural de evolução, o comportamento das pessoas se modifica e, consequentemente, as empresas precisam atender tanto as demandas de mercado como as de seus profissionais, com visões e valores diferenciados entre as gerações. Considerando este cenário, a pesquisa teve por objetivo identificar a percepção dos estudantes de um centro universitário pertencentes à Geração Y sobre o emprego ideal.  A metodologia utilizada foi um survey aplicado aos estudantes universitários de um Centro Universitário do município de Guarulhos. O instrumento teve origem em Berthon et al. (2005), com 25 itens classificados em cinco dimensões:  rotina de trabalho, interação pessoal, benefícios econômicos, desenvolvimento profissional e responsabilidade social. A escala apresentou-se em formato tipo Likert de sete pontos, variando de 1: discordo totalmente a 7: concordo totalmente. Os resultados apontam que os profissionais da Geração Y gostam de trabalhar em empresas que aplicam novas práticas de trabalho e consideram importante o bom relacionamento com a chefia e colegas.
id ENIAC-1_f0edad783cb21dbb61ca087ebe9d1263
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/493
network_acronym_str ENIAC-1
network_name_str Revista ENIAC pesquisa
repository_id_str
spelling Geração Y e o emprego ideal: percepção dos estudantes de um Centro UniversitárioGeração Y. Emprego ideal. Comportamento organizacional.A multiplicidade de comportamentos que são próprias dos seres humanos, quando avaliadas nos contextos organizacionais, oferece a oportunidade de observar como as relações dos grupos geracionais são estabelecidas e a sua percepção sobre o emprego. Em um processo natural de evolução, o comportamento das pessoas se modifica e, consequentemente, as empresas precisam atender tanto as demandas de mercado como as de seus profissionais, com visões e valores diferenciados entre as gerações. Considerando este cenário, a pesquisa teve por objetivo identificar a percepção dos estudantes de um centro universitário pertencentes à Geração Y sobre o emprego ideal.  A metodologia utilizada foi um survey aplicado aos estudantes universitários de um Centro Universitário do município de Guarulhos. O instrumento teve origem em Berthon et al. (2005), com 25 itens classificados em cinco dimensões:  rotina de trabalho, interação pessoal, benefícios econômicos, desenvolvimento profissional e responsabilidade social. A escala apresentou-se em formato tipo Likert de sete pontos, variando de 1: discordo totalmente a 7: concordo totalmente. Os resultados apontam que os profissionais da Geração Y gostam de trabalhar em empresas que aplicam novas práticas de trabalho e consideram importante o bom relacionamento com a chefia e colegas.Centro Universitário ENIAC2018-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/49310.22567/rep.v7i2.493Revista Eniac Pesquisa; Vol. 7 No. 2 (2018); 144-160REVISTA ENIAC PESQUISA; Vol. 7 Núm. 2 (2018); 144-160REVISTA ENIAC PESQUISA; v. 7 n. 2 (2018); 144-1602316-234110.22567/rep.v7i2reponame:Revista ENIAC pesquisainstname:Centro Universitário Eniacinstacron:ENIACporhttp://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/493/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ENIAC PESQUISAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuberovic, Silvia ReginaMoraes, Adams GabrielSilva, Sergio Roberto daCaruso, Valéria Guedes2021-07-06T17:32:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/493Revistahttps://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisahttp://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/oai||revistaeniacpesquisa@fernandoasantos.com.br2316-23412316-2341opendoar:2021-07-06T17:32:29Revista ENIAC pesquisa - Centro Universitário Eniacfalse
dc.title.none.fl_str_mv Geração Y e o emprego ideal: percepção dos estudantes de um Centro Universitário
title Geração Y e o emprego ideal: percepção dos estudantes de um Centro Universitário
spellingShingle Geração Y e o emprego ideal: percepção dos estudantes de um Centro Universitário
Guberovic, Silvia Regina
Geração Y. Emprego ideal. Comportamento organizacional.
title_short Geração Y e o emprego ideal: percepção dos estudantes de um Centro Universitário
title_full Geração Y e o emprego ideal: percepção dos estudantes de um Centro Universitário
title_fullStr Geração Y e o emprego ideal: percepção dos estudantes de um Centro Universitário
title_full_unstemmed Geração Y e o emprego ideal: percepção dos estudantes de um Centro Universitário
title_sort Geração Y e o emprego ideal: percepção dos estudantes de um Centro Universitário
author Guberovic, Silvia Regina
author_facet Guberovic, Silvia Regina
Moraes, Adams Gabriel
Silva, Sergio Roberto da
Caruso, Valéria Guedes
author_role author
author2 Moraes, Adams Gabriel
Silva, Sergio Roberto da
Caruso, Valéria Guedes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guberovic, Silvia Regina
Moraes, Adams Gabriel
Silva, Sergio Roberto da
Caruso, Valéria Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Geração Y. Emprego ideal. Comportamento organizacional.
topic Geração Y. Emprego ideal. Comportamento organizacional.
description A multiplicidade de comportamentos que são próprias dos seres humanos, quando avaliadas nos contextos organizacionais, oferece a oportunidade de observar como as relações dos grupos geracionais são estabelecidas e a sua percepção sobre o emprego. Em um processo natural de evolução, o comportamento das pessoas se modifica e, consequentemente, as empresas precisam atender tanto as demandas de mercado como as de seus profissionais, com visões e valores diferenciados entre as gerações. Considerando este cenário, a pesquisa teve por objetivo identificar a percepção dos estudantes de um centro universitário pertencentes à Geração Y sobre o emprego ideal.  A metodologia utilizada foi um survey aplicado aos estudantes universitários de um Centro Universitário do município de Guarulhos. O instrumento teve origem em Berthon et al. (2005), com 25 itens classificados em cinco dimensões:  rotina de trabalho, interação pessoal, benefícios econômicos, desenvolvimento profissional e responsabilidade social. A escala apresentou-se em formato tipo Likert de sete pontos, variando de 1: discordo totalmente a 7: concordo totalmente. Os resultados apontam que os profissionais da Geração Y gostam de trabalhar em empresas que aplicam novas práticas de trabalho e consideram importante o bom relacionamento com a chefia e colegas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/493
10.22567/rep.v7i2.493
url http://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/493
identifier_str_mv 10.22567/rep.v7i2.493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/493/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ENIAC PESQUISA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ENIAC PESQUISA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário ENIAC
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário ENIAC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eniac Pesquisa; Vol. 7 No. 2 (2018); 144-160
REVISTA ENIAC PESQUISA; Vol. 7 Núm. 2 (2018); 144-160
REVISTA ENIAC PESQUISA; v. 7 n. 2 (2018); 144-160
2316-2341
10.22567/rep.v7i2
reponame:Revista ENIAC pesquisa
instname:Centro Universitário Eniac
instacron:ENIAC
instname_str Centro Universitário Eniac
instacron_str ENIAC
institution ENIAC
reponame_str Revista ENIAC pesquisa
collection Revista ENIAC pesquisa
repository.name.fl_str_mv Revista ENIAC pesquisa - Centro Universitário Eniac
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeniacpesquisa@fernandoasantos.com.br
_version_ 1793890257549131776