A Escola Superior de Guerra como vetor das atividades acadêmicas do Ministério da Defesa sob o foco da gestão educacional e da gestão do conhecimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) |
Texto Completo: | https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1172 |
Resumo: | A educação é um processo que engloba o ensino e a aprendizagem. Fenômeno observado em qualquer sociedade como essência para sua existência e apoio a sua cultura. No Brasil ela é um direito constitucional. No âmbito do Ministério da Defesa (MD), a Escola Superior de Guerra (ESG) tem a finalidade de desenvolver os conhecimentos para que civis e militares possam exercer as funções de assessoramento e de direção, além de servir para o planejamento da segurança nacional junto às transformações da sociedade brasileira. Assim, esta monografia tem como objetivo analisar o processo de modernização organizacional realizado na ESG, ao longo do ano de 2019, sob o foco da gestão educacional (GE) e da gestão do conhecimento (GC), considerando a importância desse processo no aprimoramento dos processos acadêmicos e das estruturas para melhor atender e contribuir para com os anseios da sociedade. Sobre o aspecto da metodologia, a pesquisa, quanto aos fins, apresenta elementos qualitativo analítico, explicativo e dedutivo. Quanto aos meios de investigação, documental e bibliográfico. Além das consultas aos ditames concernentes à Escola e demais normas, são utilizados, como apoio no referencial teórico, os conceitos relativos à gestão de projetos (GP), somado às GE e GC. Como resultado, são elencados os benefícios da reestruturação organizacional advindos da efetivação do novo Regimento Interno (REGINT) à luz do referencial teórico, principalmente, o fato de haver uma correta distribuição das dimensões de organização e das dimensões de implementação defendidas pela GE. O novo REGINT também proporciona, sob a ótica da GC, que a socialização e combinação (produção) do conhecimento sejam realizadas em equipe, com civis e militares, por meio dos centros de estudo. Propicia às unidades de estudo da Escola a realização da combinação e internalização (aquisição e trato) do conhecimento. Ainda permite que os centros de estudos venham a exercer, por meio dos cursos e atividades, a externalização (articulação) do conhecimento junto ao público militar e civil. Além disso, o novo REGINT possibilita o estabelecimento da clara distinção dos processos da GP como essenciais para o sucesso de um projeto: planejamento, execução, monitoramento e controle. A pesquisa conclui que a antiga estrutura de caráter matricial se tornou pouco efetiva em face da rotina acadêmica, principalmente com o advento da reestruturação do MD e consequentes atribuições estabelecidas para a ESG, e que o novo REGINT surge para a correção dos devidos entraves gerenciais, permitindo o correto desenvolvimento da GE e o foco nas atividades de GC tanto para o meio interno quanto externo da Escola por meio de atividades e setores específicos da ESG. |
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Assim, esta monografia tem como objetivo analisar o processo de modernização organizacional realizado na ESG, ao longo do ano de 2019, sob o foco da gestão educacional (GE) e da gestão do conhecimento (GC), considerando a importância desse processo no aprimoramento dos processos acadêmicos e das estruturas para melhor atender e contribuir para com os anseios da sociedade. Sobre o aspecto da metodologia, a pesquisa, quanto aos fins, apresenta elementos qualitativo analítico, explicativo e dedutivo. Quanto aos meios de investigação, documental e bibliográfico. Além das consultas aos ditames concernentes à Escola e demais normas, são utilizados, como apoio no referencial teórico, os conceitos relativos à gestão de projetos (GP), somado às GE e GC. Como resultado, são elencados os benefícios da reestruturação organizacional advindos da efetivação do novo Regimento Interno (REGINT) à luz do referencial teórico, principalmente, o fato de haver uma correta distribuição das dimensões de organização e das dimensões de implementação defendidas pela GE. O novo REGINT também proporciona, sob a ótica da GC, que a socialização e combinação (produção) do conhecimento sejam realizadas em equipe, com civis e militares, por meio dos centros de estudo. Propicia às unidades de estudo da Escola a realização da combinação e internalização (aquisição e trato) do conhecimento. Ainda permite que os centros de estudos venham a exercer, por meio dos cursos e atividades, a externalização (articulação) do conhecimento junto ao público militar e civil. Além disso, o novo REGINT possibilita o estabelecimento da clara distinção dos processos da GP como essenciais para o sucesso de um projeto: planejamento, execução, monitoramento e controle. A pesquisa conclui que a antiga estrutura de caráter matricial se tornou pouco efetiva em face da rotina acadêmica, principalmente com o advento da reestruturação do MD e consequentes atribuições estabelecidas para a ESG, e que o novo REGINT surge para a correção dos devidos entraves gerenciais, permitindo o correto desenvolvimento da GE e o foco nas atividades de GC tanto para o meio interno quanto externo da Escola por meio de atividades e setores específicos da ESG.Education is a process that involves teaching and learning. Phenomenon obeserved in any society as the essence for its existence and to support its culture. In Brazil it is a constitutional right. Within the ambit of the Ministry of the Defence (MD), the Escola Superior de Guerra (ESG) has the aim of developing the knowledge so that civilians and military personnel are able to exercise the advisory and management functions as well as the National Security planning according to the Brazilian society transformations. Thus, the purpose of this monography is to analyse the organizational modernization undertaken at the ESG, throughout the year of 2019, focusing on educational management (EM) and knowledge management (KM) considering the importace of this process in the academical improvement processes and the structures to better answer and contribute to the fulfilment of the society demands. Regarding the metodology aspects, the research as for the purposes, presents qualitative analytical, explicable and deductible elements. Regarding the means of investigation, documentary and bibliographical. Besides the consultation to the dictates relative to the ESG and its rules, the concept relative to the project management (PM) is also used as a theoretical reference support, added to EM and KM. As a result, the benefits of the organizational restructure resulting from the implementation of the new internal regulation (IR), in the light of the theoretical reference, are listed, mainly the fact that there is a correct distribution of the organization dimensions and implemantation dimensions defended by the EM. The new IR also provides, in the light of the KM, that socialization and combination (production) of knowledge are done as a team, with civilians and military personnels, through the studies centres. Propitiates to the studies units of the ESG, the realization of the combination and internalization (acquisition and treat) of knowledge. It also allows the studies centres to exercise, through the courses and activities, the externalization (articulation) of knowledge with the civil and military public. Furthermore, the new IR enables the statement of the clear distinction of the PM processes as essencial for the success of a project: planning, execution, monitoring and control. The research concludes that the old structure of matrix character has become less effective in face of the academical routine, mainly with the advent of the MD restructuring and consequent attributions stated for the ESG in which the new IR arises for the correction of the management hindrance allowing the proper development of the EM and the focus on the activities of the KM for the internal as well as the external environment through the activities and specific sectors of the ESG.Escola Superior de Guerra (Campus Rio de Janeiro)Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE)Fonseca, Maria Verônica Rodrigues daCarneiro, Julio Cesar Simões Menescal2021-02-01T15:13:26Z2021-02-01T15:13:26Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.esg.br/handle/123456789/1172porreponame:Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG)instname:Escola Superior de Guerra (ESG)instacron:ESGinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-02T09:25:24Zoai:repositorio.esg.br:123456789/1172Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.esg.brpatricia.ajus@esg.bropendoar:2021-02-02T09:25:24Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) - Escola Superior de Guerra (ESG)false |
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