Visões de mundo: o papel da Escola Superior de Guerra para o Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) |
Texto Completo: | https://repositorio.esg.br/handle/123456789/910 |
Resumo: | O presente estudo busca contribuir para a compreensão de como uma visão de mundo pode afetar as políticas públicas de um país. O objetivo deste estudo é apresentar a visão de mundo da Escola Superior de Guerra e sua influência na formulação de políticas públicas que contribuíram para o Desenvolvimento Nacional, em particular na área da educação. A metodologia adotada comportou uma pesquisa bibliográfica e documental, visando buscar referenciais teóricos dos conceitos formulados pelo economista e intelectual público Thomas Sowell que identifica duas visões filosóficas que formam, em grande parte, o debate moral e político no Ocidente: a visão restrita e a visão irrestrita. Também focaliza os caminhos da Educação no Brasil por meio análise documental nos marcos legais na área educacional que nortearam as ações estratégicas do governo brasileiro, no período de 1961 aos dias atuais, buscando identificar as visões de mundo que balizaram suas elaborações. O campo de estudo, na impossibilidade de avaliar todo o conjunto da participação dos integrantes da ESG na formulação de políticas públicas para o País, elencou a área de educação. Os principais tópicos são: a ESG e sua visão de mundo segundo o conceito formulado por Thomas Sowell; as principais políticas públicas na área de Educação que contaram com a influência de integrantes da ESG; a visão de mundo predominante nas atuais políticas públicas educacionais no Brasil. A conclusão apresenta os fundamentos que fazem da ESG e de sua visão de mundo como importante vetor do Desenvolvimento Nacional. |
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Visões de mundo: o papel da Escola Superior de Guerra para o BrasilEnsino superiorEducação - BrasilPolítica - História - BrasilEscola Superior de Guerra (ESG)O presente estudo busca contribuir para a compreensão de como uma visão de mundo pode afetar as políticas públicas de um país. O objetivo deste estudo é apresentar a visão de mundo da Escola Superior de Guerra e sua influência na formulação de políticas públicas que contribuíram para o Desenvolvimento Nacional, em particular na área da educação. A metodologia adotada comportou uma pesquisa bibliográfica e documental, visando buscar referenciais teóricos dos conceitos formulados pelo economista e intelectual público Thomas Sowell que identifica duas visões filosóficas que formam, em grande parte, o debate moral e político no Ocidente: a visão restrita e a visão irrestrita. Também focaliza os caminhos da Educação no Brasil por meio análise documental nos marcos legais na área educacional que nortearam as ações estratégicas do governo brasileiro, no período de 1961 aos dias atuais, buscando identificar as visões de mundo que balizaram suas elaborações. O campo de estudo, na impossibilidade de avaliar todo o conjunto da participação dos integrantes da ESG na formulação de políticas públicas para o País, elencou a área de educação. Os principais tópicos são: a ESG e sua visão de mundo segundo o conceito formulado por Thomas Sowell; as principais políticas públicas na área de Educação que contaram com a influência de integrantes da ESG; a visão de mundo predominante nas atuais políticas públicas educacionais no Brasil. A conclusão apresenta os fundamentos que fazem da ESG e de sua visão de mundo como importante vetor do Desenvolvimento Nacional.The present study seeks to contribute to the understanding of how a worldview can affect the public policies of a country. The objective of this study is to present the world view of the Higher School of War and its influence in the formulation of public policies that contributed to National Development, particularly in the area of education. The methodology adopted included a bibliographical and documentary research, aiming to search for theoretical references of the concepts formulated by the economist and public intellectual Thomas Sowell that identifies two philosophical visions that form, to a large extent, the moral and political debate in the West: the restricted vision and the vision unrestricted It also focuses the paths of education in Brazil through documentary analysis in the legal frameworks in the educational area that guided the strategic actions of the Brazilian government, from 1961 to 1996, in an effort to identify the worldviews that guided its elaborations. The field of study, since it was impossible to evaluate the whole set of the participation of the members of the ESG in the formulation of public policies for the country, was the education area. The main topics are: the ESG and its world view according to the concept formulated by Thomas Sowell; the main public policies in the area of education that included the participation of ESG members; the prevailing worldview in current public educational policies in Brazil. The conclusion presents the fundamentals that make ESG and its vision of the world as an important vector of National Development.Escola Superior de Guerra (Campus Rio de Janeiro)Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE)Salomão, Eduardo RizzattiLima, Marcos Vinicius Cesario2020-12-08T21:02:17Z2020-12-08T21:02:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.esg.br/handle/123456789/910porreponame:Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG)instname:Escola Superior de Guerra (ESG)instacron:ESGinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-09T09:25:11Zoai:repositorio.esg.br:123456789/910Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.esg.brpatricia.ajus@esg.bropendoar:2020-12-09T09:25:11Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) - Escola Superior de Guerra (ESG)false |
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