A participação do modal ferroviário na matriz de transportes brasileira: perspectivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) |
Texto Completo: | https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1100 |
Resumo: | Uma nação economicamente forte é uma nação soberana. O incremento da malha ferroviária brasileira é um desafio para seus governantes, uma vez que promove o desenvolvimento nacional, por intermédio de um sistema logístico de transporte de cargas mais eficiente, efetivo e eficaz. As novas fronteiras agrícolas tem se ampliado ao longo de décadas, já carecendo de crescimento da capacidade de transporte, podendo-se afirmar que está atualmente entrando em colapso, em virtude da malha rodoviária existente não mais caminhar pari passu com o desenvolvimento do setor, com estradas em péssimas condições. Isso tende a se agravar se for considerada a falta de investimentos na melhoria das rodovias. Boas condições de transporte poderão trazer mais segurança no investimento para o setor primário, com o aumento da produção, assegurando o sonhado desenvolvimento nacional. Os programas de incremento logístico estabelecidos pelo Governo preveem um grande aporte de recursos. Entretanto, há um descompasso entre o que está previsto e o que realmente acontece. No campo da infraestrutura ferroviária, a história mostra que governantes brasileiros partiram de uma perspectiva de larga utilização desse modal. Entretanto, em virtude de falta de continuidade e da ausência de uma verdadeira política de Estado, e não de Governos, vários projetos foram iniciados e estão ainda inconclusos, levando descrédito ao sistema federal para desenvolver projetos dessa magnitude. O presente estudo pretende avaliar os diversos Planos e Programas governamentais e sua efetividade para o desenvolvimento nacional. |
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A participação do modal ferroviário na matriz de transportes brasileira: perspectivasTransporte ferroviárioFerroviasLogística de transporteDesenvolvimento Nacional - BrasilUma nação economicamente forte é uma nação soberana. O incremento da malha ferroviária brasileira é um desafio para seus governantes, uma vez que promove o desenvolvimento nacional, por intermédio de um sistema logístico de transporte de cargas mais eficiente, efetivo e eficaz. As novas fronteiras agrícolas tem se ampliado ao longo de décadas, já carecendo de crescimento da capacidade de transporte, podendo-se afirmar que está atualmente entrando em colapso, em virtude da malha rodoviária existente não mais caminhar pari passu com o desenvolvimento do setor, com estradas em péssimas condições. Isso tende a se agravar se for considerada a falta de investimentos na melhoria das rodovias. Boas condições de transporte poderão trazer mais segurança no investimento para o setor primário, com o aumento da produção, assegurando o sonhado desenvolvimento nacional. Os programas de incremento logístico estabelecidos pelo Governo preveem um grande aporte de recursos. Entretanto, há um descompasso entre o que está previsto e o que realmente acontece. No campo da infraestrutura ferroviária, a história mostra que governantes brasileiros partiram de uma perspectiva de larga utilização desse modal. Entretanto, em virtude de falta de continuidade e da ausência de uma verdadeira política de Estado, e não de Governos, vários projetos foram iniciados e estão ainda inconclusos, levando descrédito ao sistema federal para desenvolver projetos dessa magnitude. O presente estudo pretende avaliar os diversos Planos e Programas governamentais e sua efetividade para o desenvolvimento nacional.An economically strong nation is a sovereign nation. The increase in Brazilian rail network is a challenge for their governments, as it promotes the national development, through a logistical transport system more efficient loads, effective and efficient. The new agricultural frontier has expanded over the decades, as lacking growth of carrying capacity, it can be said that is now collapsing, due to the existing road network no longer walk together with the development of the sector, with roads in bad condition. This tends to be worse, considering the lack of investment in improving the roads. Good transport conditions may bring more security on investment for the primary sector, with increased production, ensuring the dreamed national development. The logistic growth programs established by the Government foresee a major injection of funds. However, there is a mismatch between what is expected and what actually happens. In the field of railway infrastructure, our records show that Brazilian officials left a large use of this modal perspective. However, due to lack of continuity and the absence of a state policy, not of governments, several projects have been started and are still inconclusive, leading discredit to the federal system to develop projects of this magnitude. This study aims to assess the various government plans and programs and their effectiveness for national development.Escola Superior de Guerra (Campus Rio de Janeiro)Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE)Araújo, Carlos Alberto Gonçalves deSouto Maior, Otávio Fontoura2021-01-19T19:58:03Z2021-01-19T19:58:03Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.esg.br/handle/123456789/1100porreponame:Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG)instname:Escola Superior de Guerra (ESG)instacron:ESGinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-20T09:25:18Zoai:repositorio.esg.br:123456789/1100Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.esg.brpatricia.ajus@esg.bropendoar:2021-01-20T09:25:18Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) - Escola Superior de Guerra (ESG)false |
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