A participação do modal ferroviário na matriz de transportes brasileira: perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souto Maior, Otávio Fontoura
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG)
Texto Completo: https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1100
Resumo: Uma nação economicamente forte é uma nação soberana. O incremento da malha ferroviária brasileira é um desafio para seus governantes, uma vez que promove o desenvolvimento nacional, por intermédio de um sistema logístico de transporte de cargas mais eficiente, efetivo e eficaz. As novas fronteiras agrícolas tem se ampliado ao longo de décadas, já carecendo de crescimento da capacidade de transporte, podendo-se afirmar que está atualmente entrando em colapso, em virtude da malha rodoviária existente não mais caminhar pari passu com o desenvolvimento do setor, com estradas em péssimas condições. Isso tende a se agravar se for considerada a falta de investimentos na melhoria das rodovias. Boas condições de transporte poderão trazer mais segurança no investimento para o setor primário, com o aumento da produção, assegurando o sonhado desenvolvimento nacional. Os programas de incremento logístico estabelecidos pelo Governo preveem um grande aporte de recursos. Entretanto, há um descompasso entre o que está previsto e o que realmente acontece. No campo da infraestrutura ferroviária, a história mostra que governantes brasileiros partiram de uma perspectiva de larga utilização desse modal. Entretanto, em virtude de falta de continuidade e da ausência de uma verdadeira política de Estado, e não de Governos, vários projetos foram iniciados e estão ainda inconclusos, levando descrédito ao sistema federal para desenvolver projetos dessa magnitude. O presente estudo pretende avaliar os diversos Planos e Programas governamentais e sua efetividade para o desenvolvimento nacional.
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