A tergiversação do princípio da impessoalidade sob a ótica constitucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Cleber da Cruz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG)
Texto Completo: https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1816
Resumo: O Brasil, com o renascimento jurídico ocorrido com a Constituição Federal de 1988, reestruturou-se como uma República Democrática de Direito, o que traz em seu bojo uma série de compromissos umbilicalmente ligados a essa formatação estatal, perpassando pelo domínio dos bens públicos, pela titulação do poder estatal, e pela supremacia da lei e do Direito. Entre os esteios fundantes da República estaria o princípio da impessoalidade, vetor que aponta para o trato da res publica, enquanto bens que suportam a existência estatal, e impõe um trato ético, moral, improbo, e sempre com viés ao fim coletivo, e, assim, ao bem comum, por parte do agente público e de todos aqueles que, em algum momento, estejam gerindo a coisa pública. Ocorre que fatos recentes da história do Brasil mostraram que houve, quiçá há, uma tergiversação do princípio da impessoalidade, em que agentes públicos, administrados, grupos e organizações, tomando a coisa pública como sua, patrimonializaram os bens públicos, o que, para além de ir de encontro aos princípios orientadores da Administração Pública, fere o Estado em seu âmago, enquanto República Democrática de Direito. O objetivo, assim, do presente trabalho é, entre outras coisas, verificar quais fatores são indicativos da tergiversação do princípio da impessoalidade nos últimos governos brasileiros; outrossim, buscará identificar que fatos sinalizam que houve patrimonialização dos bens públicos, com uso privado ou pessoalizado da res publica, nos governos recentes; e quais foram ou são os efeitos da, eventual, patrimonialização e pessoalização da Administração Pública no Poder Nacional e suas respectivas expressões. A fim de alcançar os referidos objetivos, em sede metodológica, realizar-se-á uma revisão bibliográfica, tendo como base o referencial teórico infra citado, quando procurará identificar, na doutrina, os elementos que firmam a estrutura do Estado, os princípios que norteiam essa estruturação, a eventual tergiversação do princípio da impessoalidade, e sua projeção no Poder Nacional. Outrossim, o presente trabalho pretende analisar dados disponíveis nas ações judiciais tornadas públicas oriundas da chamada “Operação Lava-Jato”, com o fim de confrontá-los com outros dados, como dos investimentos em ciência e tecnologia, para verificar se houve e quais foram os reflexos da tergiversação do princípio da impessoalidade na concretização dos objetivos nacionais, sobretudo no que tange ao Poder Nacional.
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Ocorre que fatos recentes da história do Brasil mostraram que houve, quiçá há, uma tergiversação do princípio da impessoalidade, em que agentes públicos, administrados, grupos e organizações, tomando a coisa pública como sua, patrimonializaram os bens públicos, o que, para além de ir de encontro aos princípios orientadores da Administração Pública, fere o Estado em seu âmago, enquanto República Democrática de Direito. O objetivo, assim, do presente trabalho é, entre outras coisas, verificar quais fatores são indicativos da tergiversação do princípio da impessoalidade nos últimos governos brasileiros; outrossim, buscará identificar que fatos sinalizam que houve patrimonialização dos bens públicos, com uso privado ou pessoalizado da res publica, nos governos recentes; e quais foram ou são os efeitos da, eventual, patrimonialização e pessoalização da Administração Pública no Poder Nacional e suas respectivas expressões. A fim de alcançar os referidos objetivos, em sede metodológica, realizar-se-á uma revisão bibliográfica, tendo como base o referencial teórico infra citado, quando procurará identificar, na doutrina, os elementos que firmam a estrutura do Estado, os princípios que norteiam essa estruturação, a eventual tergiversação do princípio da impessoalidade, e sua projeção no Poder Nacional. Outrossim, o presente trabalho pretende analisar dados disponíveis nas ações judiciais tornadas públicas oriundas da chamada “Operação Lava-Jato”, com o fim de confrontá-los com outros dados, como dos investimentos em ciência e tecnologia, para verificar se houve e quais foram os reflexos da tergiversação do princípio da impessoalidade na concretização dos objetivos nacionais, sobretudo no que tange ao Poder Nacional.Brazil, with the legal rebirth that occurred with the Federal Constitution of 1988, restructured itself as a Democratic Republic of Law, which brings with it a series of commitments umbilically linked to this state format, permeating the domain of public goods, the ownership of state power, and for the supremacy of the law and the Law. Among the founding pillars of the Republic would be the principle of impersonality, a vector that points to the treatment of the res publica, as goods that support the existence of the State, and imposes an ethical, moral, improbable treatment, and always with a bias towards the collective end, and, thus, to the common good, on the part of the public agent and all those who, at some point, manage public affairs. It so happens that recent facts in the history of Brazil have shown that there was, perhaps there is, a distortion of the principle of impersonality, in which public agents, administrators, groups and organizations, taking the public thing as their own, patrimonialized public assets, which, in addition to of going against the guiding principles of Public Administration, wounds the State at its core, as a Democratic Republic of Law. The objective, therefore, of the present work is, among other things, to verify which factors are indicative of the distortion of the principle of impersonality in the last Brazilian governments; moreover, it will seek to identify which facts indicate that there has been patrimonialization of public goods, with private or personalized use of the res publica, in recent governments; and what were or are the effects of the eventual patrimonialization and personalization of the Public Administration in the National Power and its respective expressions. In order to achieve the aforementioned objectives, in methodological terms, a bibliographical review will be carried out, based on the theoretical reference mentioned below, when it will seek to identify, in the doctrine, the elements that establish the structure of the State, the principles that guide this structuring, the eventual distortion of the principle of impersonality, and its projection in the National Power. Furthermore, the present work intends to analyze data available in the lawsuits made public arising from the so-called “Operação Lava-Jato”, in order to compare them with other data, such as investments in science and technology, to verify if there were and which were the reflections of the distortion of the principle of impersonality in the achievement of national objectives, especially with regard to the National Power.Escola Superior de GuerraCurso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE)Fonseca, Osvaldo AlbuquerqueCunha, Cleber da Cruz2024-01-09T19:32:59Z2024-01-09T19:32:59Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.esg.br/handle/123456789/1816porreponame:Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG)instname:Escola Superior de Guerra (ESG)instacron:ESGinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-10T09:25:25Zoai:repositorio.esg.br:123456789/1816Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.esg.brpatricia.ajus@esg.bropendoar:2024-01-10T09:25:25Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) - Escola Superior de Guerra (ESG)false
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