DO PROBLEMA DA FOME AO DIREITO FUNDAMENTAL À ALIMENTAÇÃO: PERCURSO HISTÓRICO, CONSAGRAÇÃO CONSTITUCIONAL E REGIME JURÍDICO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Clayton Gomes de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fonseca, Alessandra da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Jurídica da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo
Texto Completo: https://es.mpsp.mp.br/revista_esmp/index.php/RJESMPSP/article/view/437
Resumo: O trabalho analisa o percurso histórico da consagração do direito fundamental social à alimentação, desde o reconhecimento da fome como um problema mundial, enfatizando a importância da participação social junto ao poder público para a construção de um direito fundamental. A partir dessas bases, o trabalho analisa o reconhecimento do direito à alimentação como uma ação para a erradicação da fome, primeiramente, no cenário internacional e, após, no cenário nacional, desde a denúncia da fome como uma mazela social, em 1948, até a inserção da alimentação no rol dos direitos fundamentais sociais do art. 6.º da Constituição Federal no ano de 2010. O trabalho objetiva demonstrar a historicidade inerente aos direitos humanos e fundamentais e descrever o regime jurídico diferenciado aplicável a esses direitos, que se situam na centralidade da ordem constitucional. Como método de procedimento, utilizou-se de pesquisa bibliográfica sobre o problema da fome no mundo e no Brasil, bem como de pesquisas e documentos legislativos sobre a construção do direito fundamental social à alimentação. Concluiu-se que a consagração da alimentação enquanto direito fundamental atribuiu a ela uma proteção jurídica diferenciada, hábil a fazer das ações para sua efetivação importantes aliadas na luta, ainda atual, para a erradicação da fome, sendo, contudo, necessários a manutenção das ações desenvolvidas pelo poder público junto à sociedade civil organizada, bem como a ampliação dos programas sociais para a erradicação da fome, já existentes, e a implementação de novos mecanismos para a efetivação do direito fundamental à alimentação.
id ESMP-4_8669f9f72391757dc35c7906d4bd71d1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/437
network_acronym_str ESMP-4
network_name_str Revista Jurídica da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo
repository_id_str
spelling DO PROBLEMA DA FOME AO DIREITO FUNDAMENTAL À ALIMENTAÇÃO: PERCURSO HISTÓRICO, CONSAGRAÇÃO CONSTITUCIONAL E REGIME JURÍDICO.FomeAlimentaçãoDireitos FundamentaisDireitos HumanosDesenvolvimento Sustentável.O trabalho analisa o percurso histórico da consagração do direito fundamental social à alimentação, desde o reconhecimento da fome como um problema mundial, enfatizando a importância da participação social junto ao poder público para a construção de um direito fundamental. A partir dessas bases, o trabalho analisa o reconhecimento do direito à alimentação como uma ação para a erradicação da fome, primeiramente, no cenário internacional e, após, no cenário nacional, desde a denúncia da fome como uma mazela social, em 1948, até a inserção da alimentação no rol dos direitos fundamentais sociais do art. 6.º da Constituição Federal no ano de 2010. O trabalho objetiva demonstrar a historicidade inerente aos direitos humanos e fundamentais e descrever o regime jurídico diferenciado aplicável a esses direitos, que se situam na centralidade da ordem constitucional. Como método de procedimento, utilizou-se de pesquisa bibliográfica sobre o problema da fome no mundo e no Brasil, bem como de pesquisas e documentos legislativos sobre a construção do direito fundamental social à alimentação. Concluiu-se que a consagração da alimentação enquanto direito fundamental atribuiu a ela uma proteção jurídica diferenciada, hábil a fazer das ações para sua efetivação importantes aliadas na luta, ainda atual, para a erradicação da fome, sendo, contudo, necessários a manutenção das ações desenvolvidas pelo poder público junto à sociedade civil organizada, bem como a ampliação dos programas sociais para a erradicação da fome, já existentes, e a implementação de novos mecanismos para a efetivação do direito fundamental à alimentação.Setor de Pesquisa - Escola Superior do Ministério Público2021-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://es.mpsp.mp.br/revista_esmp/index.php/RJESMPSP/article/view/437Revista Jurídica da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo; v. 19 (2021): RJESMPSP2316-69592238-4847reponame:Revista Jurídica da Escola Superior do Ministério Público de São Pauloinstname:Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (ESMP)instacron:ESMPporhttps://es.mpsp.mp.br/revista_esmp/index.php/RJESMPSP/article/view/437/340340462Copyright (c) 2021 Revista Jurídica da Escola Superior do Ministério Público de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Clayton Gomes deFonseca, Alessandra da Silva2023-03-10T17:59:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/437Revistahttps://es.mpsp.mp.br/revista_esmp/index.php/RJESMPSP/indexPUBhttps://es.mpsp.mp.br/revista_esmp/index.php/RJESMPSP/oaiesmp_revista@mpsp.mp.br2316-69592238-4847opendoar:2023-03-10T17:59:54Revista Jurídica da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo - Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (ESMP)false
dc.title.none.fl_str_mv DO PROBLEMA DA FOME AO DIREITO FUNDAMENTAL À ALIMENTAÇÃO: PERCURSO HISTÓRICO, CONSAGRAÇÃO CONSTITUCIONAL E REGIME JURÍDICO.
title DO PROBLEMA DA FOME AO DIREITO FUNDAMENTAL À ALIMENTAÇÃO: PERCURSO HISTÓRICO, CONSAGRAÇÃO CONSTITUCIONAL E REGIME JURÍDICO.
spellingShingle DO PROBLEMA DA FOME AO DIREITO FUNDAMENTAL À ALIMENTAÇÃO: PERCURSO HISTÓRICO, CONSAGRAÇÃO CONSTITUCIONAL E REGIME JURÍDICO.
Medeiros, Clayton Gomes de
Fome
Alimentação
Direitos Fundamentais
Direitos Humanos
Desenvolvimento Sustentável.
title_short DO PROBLEMA DA FOME AO DIREITO FUNDAMENTAL À ALIMENTAÇÃO: PERCURSO HISTÓRICO, CONSAGRAÇÃO CONSTITUCIONAL E REGIME JURÍDICO.
title_full DO PROBLEMA DA FOME AO DIREITO FUNDAMENTAL À ALIMENTAÇÃO: PERCURSO HISTÓRICO, CONSAGRAÇÃO CONSTITUCIONAL E REGIME JURÍDICO.
title_fullStr DO PROBLEMA DA FOME AO DIREITO FUNDAMENTAL À ALIMENTAÇÃO: PERCURSO HISTÓRICO, CONSAGRAÇÃO CONSTITUCIONAL E REGIME JURÍDICO.
title_full_unstemmed DO PROBLEMA DA FOME AO DIREITO FUNDAMENTAL À ALIMENTAÇÃO: PERCURSO HISTÓRICO, CONSAGRAÇÃO CONSTITUCIONAL E REGIME JURÍDICO.
title_sort DO PROBLEMA DA FOME AO DIREITO FUNDAMENTAL À ALIMENTAÇÃO: PERCURSO HISTÓRICO, CONSAGRAÇÃO CONSTITUCIONAL E REGIME JURÍDICO.
author Medeiros, Clayton Gomes de
author_facet Medeiros, Clayton Gomes de
Fonseca, Alessandra da Silva
author_role author
author2 Fonseca, Alessandra da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Clayton Gomes de
Fonseca, Alessandra da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Fome
Alimentação
Direitos Fundamentais
Direitos Humanos
Desenvolvimento Sustentável.
topic Fome
Alimentação
Direitos Fundamentais
Direitos Humanos
Desenvolvimento Sustentável.
description O trabalho analisa o percurso histórico da consagração do direito fundamental social à alimentação, desde o reconhecimento da fome como um problema mundial, enfatizando a importância da participação social junto ao poder público para a construção de um direito fundamental. A partir dessas bases, o trabalho analisa o reconhecimento do direito à alimentação como uma ação para a erradicação da fome, primeiramente, no cenário internacional e, após, no cenário nacional, desde a denúncia da fome como uma mazela social, em 1948, até a inserção da alimentação no rol dos direitos fundamentais sociais do art. 6.º da Constituição Federal no ano de 2010. O trabalho objetiva demonstrar a historicidade inerente aos direitos humanos e fundamentais e descrever o regime jurídico diferenciado aplicável a esses direitos, que se situam na centralidade da ordem constitucional. Como método de procedimento, utilizou-se de pesquisa bibliográfica sobre o problema da fome no mundo e no Brasil, bem como de pesquisas e documentos legislativos sobre a construção do direito fundamental social à alimentação. Concluiu-se que a consagração da alimentação enquanto direito fundamental atribuiu a ela uma proteção jurídica diferenciada, hábil a fazer das ações para sua efetivação importantes aliadas na luta, ainda atual, para a erradicação da fome, sendo, contudo, necessários a manutenção das ações desenvolvidas pelo poder público junto à sociedade civil organizada, bem como a ampliação dos programas sociais para a erradicação da fome, já existentes, e a implementação de novos mecanismos para a efetivação do direito fundamental à alimentação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://es.mpsp.mp.br/revista_esmp/index.php/RJESMPSP/article/view/437
url https://es.mpsp.mp.br/revista_esmp/index.php/RJESMPSP/article/view/437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://es.mpsp.mp.br/revista_esmp/index.php/RJESMPSP/article/view/437/340340462
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Jurídica da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Jurídica da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Setor de Pesquisa - Escola Superior do Ministério Público
publisher.none.fl_str_mv Setor de Pesquisa - Escola Superior do Ministério Público
dc.source.none.fl_str_mv Revista Jurídica da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo; v. 19 (2021): RJESMPSP
2316-6959
2238-4847
reponame:Revista Jurídica da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo
instname:Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (ESMP)
instacron:ESMP
instname_str Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (ESMP)
instacron_str ESMP
institution ESMP
reponame_str Revista Jurídica da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo
collection Revista Jurídica da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo
repository.name.fl_str_mv Revista Jurídica da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo - Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (ESMP)
repository.mail.fl_str_mv esmp_revista@mpsp.mp.br
_version_ 1793890288847028224