Os Impactos da Governança Corporativa e da Internacionalização no Valor de Mercado das Empresas Brasileiras: uma Aplicação da Análise dos Componentes Principais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Internext |
Texto Completo: | https://internext.espm.br/internext/article/view/619 |
Resumo: | Objetivo: Analisar os impactos da governança corporativa e da internacionalização no valor de mercado das empresas brasileiras emissoras de American Depositary Receipt (ADR) no período de 2010 a 2018.Método: Regressão linear múltipla com dados em painel e análise dos componentes principais para definição das proxies de governança corporativas. Os dados foram coletados na plataforma Economatica® e na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).Principais resultados: Os resultados apontam que, quanto menor a expropriação e a descentralização de poder e maior o comportamento de entrincheiramento nas organizações, maior será o seu valor de mercado. Além disso, a liquidez e a rentabilidade exercem uma influência positiva sobre o valor de mercado das empresas brasileiras, enquanto o endividamento, a volatilidade e o tamanho o afetam de forma negativa.Relevância/originalidade: As diferentes variáveis de governança corporativa foram combinadas por meio da técnica da análise de componentes principais e trabalhadas com base em alguns dos principais aspectos da governança: entrincheiramento, expropriação e centralização de poder. Isso destaca a originalidade do trabalho, bem como sua relevância para a literatura.Contribuições teóricas/metodológicas: Análise de diferentes vertentes da governança corporativa e do impacto dessas variáveis e da internacionalização sobre o valor de mercado das firmas. Para as empresas, o estudo contribui para o entendimento de como aspectos da governança corporativa pode impactar no seu valor perante o mercado. |
id |
ESPM-2_5a166168b324cd2611ef5d0cfd01440e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/619 |
network_acronym_str |
ESPM-2 |
network_name_str |
Internext |
repository_id_str |
|
spelling |
Os Impactos da Governança Corporativa e da Internacionalização no Valor de Mercado das Empresas Brasileiras: uma Aplicação da Análise dos Componentes PrincipaisValor de mercadoGovernança corporativaInternacionalizaçãoADRValor de mercadoObjetivo: Analisar os impactos da governança corporativa e da internacionalização no valor de mercado das empresas brasileiras emissoras de American Depositary Receipt (ADR) no período de 2010 a 2018.Método: Regressão linear múltipla com dados em painel e análise dos componentes principais para definição das proxies de governança corporativas. Os dados foram coletados na plataforma Economatica® e na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).Principais resultados: Os resultados apontam que, quanto menor a expropriação e a descentralização de poder e maior o comportamento de entrincheiramento nas organizações, maior será o seu valor de mercado. Além disso, a liquidez e a rentabilidade exercem uma influência positiva sobre o valor de mercado das empresas brasileiras, enquanto o endividamento, a volatilidade e o tamanho o afetam de forma negativa.Relevância/originalidade: As diferentes variáveis de governança corporativa foram combinadas por meio da técnica da análise de componentes principais e trabalhadas com base em alguns dos principais aspectos da governança: entrincheiramento, expropriação e centralização de poder. Isso destaca a originalidade do trabalho, bem como sua relevância para a literatura.Contribuições teóricas/metodológicas: Análise de diferentes vertentes da governança corporativa e do impacto dessas variáveis e da internacionalização sobre o valor de mercado das firmas. Para as empresas, o estudo contribui para o entendimento de como aspectos da governança corporativa pode impactar no seu valor perante o mercado.Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRegressão linear múltipla com dados em painelapplication/pdfhttps://internext.espm.br/internext/article/view/61910.18568/internext.v16i3.619Internext - International Business and Management Review ; Vol. 16 No. 3 (2021): Setembro - Dezembro; 324-344Internext; v. 16 n. 3 (2021): Setembro - Dezembro; 324-3441980-4865reponame:Internextinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://internext.espm.br/internext/article/view/619/445Copyright (c) 2021 Internexthttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Arthur Antonio SilvaBastos, Thalita Emanuelle FariasSilva, Brunno daRibeiro, Kárem Cristina de Sousa2023-03-21T18:43:03Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/619Revistahttps://internext.espm.br/internextPRIhttps://internext.espm.br/internext/oaiinternext@espm.br1980-48651980-4865opendoar:2023-03-21T18:43:03Internext - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Impactos da Governança Corporativa e da Internacionalização no Valor de Mercado das Empresas Brasileiras: uma Aplicação da Análise dos Componentes Principais |
title |
Os Impactos da Governança Corporativa e da Internacionalização no Valor de Mercado das Empresas Brasileiras: uma Aplicação da Análise dos Componentes Principais |
spellingShingle |
Os Impactos da Governança Corporativa e da Internacionalização no Valor de Mercado das Empresas Brasileiras: uma Aplicação da Análise dos Componentes Principais Rosa, Arthur Antonio Silva Valor de mercado Governança corporativa Internacionalização ADR Valor de mercado |
title_short |
Os Impactos da Governança Corporativa e da Internacionalização no Valor de Mercado das Empresas Brasileiras: uma Aplicação da Análise dos Componentes Principais |
title_full |
Os Impactos da Governança Corporativa e da Internacionalização no Valor de Mercado das Empresas Brasileiras: uma Aplicação da Análise dos Componentes Principais |
title_fullStr |
Os Impactos da Governança Corporativa e da Internacionalização no Valor de Mercado das Empresas Brasileiras: uma Aplicação da Análise dos Componentes Principais |
title_full_unstemmed |
Os Impactos da Governança Corporativa e da Internacionalização no Valor de Mercado das Empresas Brasileiras: uma Aplicação da Análise dos Componentes Principais |
title_sort |
Os Impactos da Governança Corporativa e da Internacionalização no Valor de Mercado das Empresas Brasileiras: uma Aplicação da Análise dos Componentes Principais |
author |
Rosa, Arthur Antonio Silva |
author_facet |
Rosa, Arthur Antonio Silva Bastos, Thalita Emanuelle Farias Silva, Brunno da Ribeiro, Kárem Cristina de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Bastos, Thalita Emanuelle Farias Silva, Brunno da Ribeiro, Kárem Cristina de Sousa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Arthur Antonio Silva Bastos, Thalita Emanuelle Farias Silva, Brunno da Ribeiro, Kárem Cristina de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Valor de mercado Governança corporativa Internacionalização ADR Valor de mercado |
topic |
Valor de mercado Governança corporativa Internacionalização ADR Valor de mercado |
description |
Objetivo: Analisar os impactos da governança corporativa e da internacionalização no valor de mercado das empresas brasileiras emissoras de American Depositary Receipt (ADR) no período de 2010 a 2018.Método: Regressão linear múltipla com dados em painel e análise dos componentes principais para definição das proxies de governança corporativas. Os dados foram coletados na plataforma Economatica® e na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).Principais resultados: Os resultados apontam que, quanto menor a expropriação e a descentralização de poder e maior o comportamento de entrincheiramento nas organizações, maior será o seu valor de mercado. Além disso, a liquidez e a rentabilidade exercem uma influência positiva sobre o valor de mercado das empresas brasileiras, enquanto o endividamento, a volatilidade e o tamanho o afetam de forma negativa.Relevância/originalidade: As diferentes variáveis de governança corporativa foram combinadas por meio da técnica da análise de componentes principais e trabalhadas com base em alguns dos principais aspectos da governança: entrincheiramento, expropriação e centralização de poder. Isso destaca a originalidade do trabalho, bem como sua relevância para a literatura.Contribuições teóricas/metodológicas: Análise de diferentes vertentes da governança corporativa e do impacto dessas variáveis e da internacionalização sobre o valor de mercado das firmas. Para as empresas, o estudo contribui para o entendimento de como aspectos da governança corporativa pode impactar no seu valor perante o mercado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Regressão linear múltipla com dados em painel |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://internext.espm.br/internext/article/view/619 10.18568/internext.v16i3.619 |
url |
https://internext.espm.br/internext/article/view/619 |
identifier_str_mv |
10.18568/internext.v16i3.619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://internext.espm.br/internext/article/view/619/445 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Internext http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Internext http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM |
dc.source.none.fl_str_mv |
Internext - International Business and Management Review ; Vol. 16 No. 3 (2021): Setembro - Dezembro; 324-344 Internext; v. 16 n. 3 (2021): Setembro - Dezembro; 324-344 1980-4865 reponame:Internext instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Internext |
collection |
Internext |
repository.name.fl_str_mv |
Internext - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
internext@espm.br |
_version_ |
1793890310170869760 |