AS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE FIRMAS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DO BRASIL: UMA ANÁLISE PELO MÉTODO AHP DO CASO DA IVIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Márcio de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Nogueira, Cláudio André Gondim, Ogasavara, Mário Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Internext
Texto Completo: https://internext.espm.br/internext/article/view/114
Resumo: Um grande número de referências na literatura descreve o processo de internacionalização de diversas firmas pelo mundo; entretanto é imperativo compreender como as firmas de países emergentes se comportam quando elas decidem se internacionalizar. Este artigo busca compreender quais são os principais fatores que aumentam a probabilidade de sucesso do processo de internacionalização de firmas de tecnologia da informação do Brasil de acordo com três teorias: OLI, RBV e Networks. O caso da empresa Ivia foi selecionado e entrevistas em profundidade foram efetuadas como os seus três principais executivos. Essa pesquisa utilizou o método AHP (Analytic Hierarchy Process) visando avaliar a importância relativa de fatores e subfatores propostos para as teorias em consideração. Os resultados indicaram que a estratégia de internacionalização da Ivia focou primariamente na formação de parcerias fortes e estáveis com provedores estrangeiros de serviços de tecnologia da informação, clientes e instituições que desempenham atividades de pesquisa e desenvolvimento, visando aproveitar oportunidades no exterior. A empresa explorou vantagens locacionais e recursos, que incluem o conhecimento e a experiência internacional de seus principais gestores e a capacidade de satisfazer as necessidades específicas dos seus clientes através do desenvolvimento de produtos e serviços customizados. Esses resultados podem ser úteis para executivos e pesquisadores de gestão estratégica e, também, para aqueles que querem se aprofundar nessa temática.
id ESPM-2_92d59374a2505d8a4d36c7d4dbbe097b
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/114
network_acronym_str ESPM-2
network_name_str Internext
repository_id_str
spelling AS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE FIRMAS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DO BRASIL: UMA ANÁLISE PELO MÉTODO AHP DO CASO DA IVIATHE INTERNATIONALIZATION STRATEGIES OF INFORMATION TECHNOLOGY FIRMS FROM BRAZIL: DAN AHP ANALYSIS OF IVIA’S CASEInformation TechnologyInternationalizationStrategyAHPIvia.Um grande número de referências na literatura descreve o processo de internacionalização de diversas firmas pelo mundo; entretanto é imperativo compreender como as firmas de países emergentes se comportam quando elas decidem se internacionalizar. Este artigo busca compreender quais são os principais fatores que aumentam a probabilidade de sucesso do processo de internacionalização de firmas de tecnologia da informação do Brasil de acordo com três teorias: OLI, RBV e Networks. O caso da empresa Ivia foi selecionado e entrevistas em profundidade foram efetuadas como os seus três principais executivos. Essa pesquisa utilizou o método AHP (Analytic Hierarchy Process) visando avaliar a importância relativa de fatores e subfatores propostos para as teorias em consideração. Os resultados indicaram que a estratégia de internacionalização da Ivia focou primariamente na formação de parcerias fortes e estáveis com provedores estrangeiros de serviços de tecnologia da informação, clientes e instituições que desempenham atividades de pesquisa e desenvolvimento, visando aproveitar oportunidades no exterior. A empresa explorou vantagens locacionais e recursos, que incluem o conhecimento e a experiência internacional de seus principais gestores e a capacidade de satisfazer as necessidades específicas dos seus clientes através do desenvolvimento de produtos e serviços customizados. Esses resultados podem ser úteis para executivos e pesquisadores de gestão estratégica e, também, para aqueles que querem se aprofundar nessa temática.A large body of literature describes the internationalization process of diverse firms worldwide; however it is imperative to understand how firms from emerging countries behave when they decide to internationalize. This paper provides a comprehension of the main factors that increase the probability of success of the internationalization process of Information Technology – IT firms in Brazil according to three internationalization theories OLI, RBV and Networks. Ivia‟s case was selected and in-depth interviews were held with the three key Ivia executives. This research used the Analytic Hierarchy Process – AHP in order to evaluate the relative importance of factors and sub-factors proposed by the theories considered. The results indicated that Ivia‟s internationalization strategy focused primarily on the formation of strong and steady partnerships with foreign IT service providers, clients, and research and development institutions in order to seize opportunities abroad. The company exploited location advantages and resources, which include the international knowledge and experience of the top managers and the capability to satisfy its clients‟ specific needs through the development of customized products and services. The results may be useful to executives and researchers of strategic management and to those who want to study deeper this field.Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM2012-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://internext.espm.br/internext/article/view/11410.18568/1980-4865.6121-41Internext - International Business and Management Review ; Vol. 6 No. 1 (2011); 21-41Internext; v. 6 n. 1 (2011); 21-411980-4865reponame:Internextinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://internext.espm.br/internext/article/view/114/110Copyright (c) 2015 Internextinfo:eu-repo/semantics/openAccessMota, Márcio de OliveiraNogueira, Cláudio André GondimOgasavara, Mário Henrique2023-03-27T20:32:07Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/114Revistahttps://internext.espm.br/internextPRIhttps://internext.espm.br/internext/oaiinternext@espm.br1980-48651980-4865opendoar:2023-03-27T20:32:07Internext - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv AS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE FIRMAS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DO BRASIL: UMA ANÁLISE PELO MÉTODO AHP DO CASO DA IVIA
THE INTERNATIONALIZATION STRATEGIES OF INFORMATION TECHNOLOGY FIRMS FROM BRAZIL: DAN AHP ANALYSIS OF IVIA’S CASE
title AS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE FIRMAS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DO BRASIL: UMA ANÁLISE PELO MÉTODO AHP DO CASO DA IVIA
spellingShingle AS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE FIRMAS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DO BRASIL: UMA ANÁLISE PELO MÉTODO AHP DO CASO DA IVIA
Mota, Márcio de Oliveira
Information Technology
Internationalization
Strategy
AHP
Ivia.
title_short AS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE FIRMAS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DO BRASIL: UMA ANÁLISE PELO MÉTODO AHP DO CASO DA IVIA
title_full AS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE FIRMAS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DO BRASIL: UMA ANÁLISE PELO MÉTODO AHP DO CASO DA IVIA
title_fullStr AS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE FIRMAS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DO BRASIL: UMA ANÁLISE PELO MÉTODO AHP DO CASO DA IVIA
title_full_unstemmed AS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE FIRMAS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DO BRASIL: UMA ANÁLISE PELO MÉTODO AHP DO CASO DA IVIA
title_sort AS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE FIRMAS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DO BRASIL: UMA ANÁLISE PELO MÉTODO AHP DO CASO DA IVIA
author Mota, Márcio de Oliveira
author_facet Mota, Márcio de Oliveira
Nogueira, Cláudio André Gondim
Ogasavara, Mário Henrique
author_role author
author2 Nogueira, Cláudio André Gondim
Ogasavara, Mário Henrique
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Márcio de Oliveira
Nogueira, Cláudio André Gondim
Ogasavara, Mário Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Information Technology
Internationalization
Strategy
AHP
Ivia.
topic Information Technology
Internationalization
Strategy
AHP
Ivia.
description Um grande número de referências na literatura descreve o processo de internacionalização de diversas firmas pelo mundo; entretanto é imperativo compreender como as firmas de países emergentes se comportam quando elas decidem se internacionalizar. Este artigo busca compreender quais são os principais fatores que aumentam a probabilidade de sucesso do processo de internacionalização de firmas de tecnologia da informação do Brasil de acordo com três teorias: OLI, RBV e Networks. O caso da empresa Ivia foi selecionado e entrevistas em profundidade foram efetuadas como os seus três principais executivos. Essa pesquisa utilizou o método AHP (Analytic Hierarchy Process) visando avaliar a importância relativa de fatores e subfatores propostos para as teorias em consideração. Os resultados indicaram que a estratégia de internacionalização da Ivia focou primariamente na formação de parcerias fortes e estáveis com provedores estrangeiros de serviços de tecnologia da informação, clientes e instituições que desempenham atividades de pesquisa e desenvolvimento, visando aproveitar oportunidades no exterior. A empresa explorou vantagens locacionais e recursos, que incluem o conhecimento e a experiência internacional de seus principais gestores e a capacidade de satisfazer as necessidades específicas dos seus clientes através do desenvolvimento de produtos e serviços customizados. Esses resultados podem ser úteis para executivos e pesquisadores de gestão estratégica e, também, para aqueles que querem se aprofundar nessa temática.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://internext.espm.br/internext/article/view/114
10.18568/1980-4865.6121-41
url https://internext.espm.br/internext/article/view/114
identifier_str_mv 10.18568/1980-4865.6121-41
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://internext.espm.br/internext/article/view/114/110
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Internext
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Internext
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM
dc.source.none.fl_str_mv Internext - International Business and Management Review ; Vol. 6 No. 1 (2011); 21-41
Internext; v. 6 n. 1 (2011); 21-41
1980-4865
reponame:Internext
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Internext
collection Internext
repository.name.fl_str_mv Internext - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv internext@espm.br
_version_ 1793890309135925248