AS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE FIRMAS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DO BRASIL: UMA ANÁLISE PELO MÉTODO AHP DO CASO DA IVIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Internext |
Texto Completo: | https://internext.espm.br/internext/article/view/114 |
Resumo: | Um grande número de referências na literatura descreve o processo de internacionalização de diversas firmas pelo mundo; entretanto é imperativo compreender como as firmas de países emergentes se comportam quando elas decidem se internacionalizar. Este artigo busca compreender quais são os principais fatores que aumentam a probabilidade de sucesso do processo de internacionalização de firmas de tecnologia da informação do Brasil de acordo com três teorias: OLI, RBV e Networks. O caso da empresa Ivia foi selecionado e entrevistas em profundidade foram efetuadas como os seus três principais executivos. Essa pesquisa utilizou o método AHP (Analytic Hierarchy Process) visando avaliar a importância relativa de fatores e subfatores propostos para as teorias em consideração. Os resultados indicaram que a estratégia de internacionalização da Ivia focou primariamente na formação de parcerias fortes e estáveis com provedores estrangeiros de serviços de tecnologia da informação, clientes e instituições que desempenham atividades de pesquisa e desenvolvimento, visando aproveitar oportunidades no exterior. A empresa explorou vantagens locacionais e recursos, que incluem o conhecimento e a experiência internacional de seus principais gestores e a capacidade de satisfazer as necessidades específicas dos seus clientes através do desenvolvimento de produtos e serviços customizados. Esses resultados podem ser úteis para executivos e pesquisadores de gestão estratégica e, também, para aqueles que querem se aprofundar nessa temática. |
id |
ESPM-2_92d59374a2505d8a4d36c7d4dbbe097b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/114 |
network_acronym_str |
ESPM-2 |
network_name_str |
Internext |
repository_id_str |
|
spelling |
AS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE FIRMAS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DO BRASIL: UMA ANÁLISE PELO MÉTODO AHP DO CASO DA IVIATHE INTERNATIONALIZATION STRATEGIES OF INFORMATION TECHNOLOGY FIRMS FROM BRAZIL: DAN AHP ANALYSIS OF IVIA’S CASEInformation TechnologyInternationalizationStrategyAHPIvia.Um grande número de referências na literatura descreve o processo de internacionalização de diversas firmas pelo mundo; entretanto é imperativo compreender como as firmas de países emergentes se comportam quando elas decidem se internacionalizar. Este artigo busca compreender quais são os principais fatores que aumentam a probabilidade de sucesso do processo de internacionalização de firmas de tecnologia da informação do Brasil de acordo com três teorias: OLI, RBV e Networks. O caso da empresa Ivia foi selecionado e entrevistas em profundidade foram efetuadas como os seus três principais executivos. Essa pesquisa utilizou o método AHP (Analytic Hierarchy Process) visando avaliar a importância relativa de fatores e subfatores propostos para as teorias em consideração. Os resultados indicaram que a estratégia de internacionalização da Ivia focou primariamente na formação de parcerias fortes e estáveis com provedores estrangeiros de serviços de tecnologia da informação, clientes e instituições que desempenham atividades de pesquisa e desenvolvimento, visando aproveitar oportunidades no exterior. A empresa explorou vantagens locacionais e recursos, que incluem o conhecimento e a experiência internacional de seus principais gestores e a capacidade de satisfazer as necessidades específicas dos seus clientes através do desenvolvimento de produtos e serviços customizados. Esses resultados podem ser úteis para executivos e pesquisadores de gestão estratégica e, também, para aqueles que querem se aprofundar nessa temática.A large body of literature describes the internationalization process of diverse firms worldwide; however it is imperative to understand how firms from emerging countries behave when they decide to internationalize. This paper provides a comprehension of the main factors that increase the probability of success of the internationalization process of Information Technology – IT firms in Brazil according to three internationalization theories OLI, RBV and Networks. Ivia‟s case was selected and in-depth interviews were held with the three key Ivia executives. This research used the Analytic Hierarchy Process – AHP in order to evaluate the relative importance of factors and sub-factors proposed by the theories considered. The results indicated that Ivia‟s internationalization strategy focused primarily on the formation of strong and steady partnerships with foreign IT service providers, clients, and research and development institutions in order to seize opportunities abroad. The company exploited location advantages and resources, which include the international knowledge and experience of the top managers and the capability to satisfy its clients‟ specific needs through the development of customized products and services. The results may be useful to executives and researchers of strategic management and to those who want to study deeper this field.Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM2012-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://internext.espm.br/internext/article/view/11410.18568/1980-4865.6121-41Internext - International Business and Management Review ; Vol. 6 No. 1 (2011); 21-41Internext; v. 6 n. 1 (2011); 21-411980-4865reponame:Internextinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://internext.espm.br/internext/article/view/114/110Copyright (c) 2015 Internextinfo:eu-repo/semantics/openAccessMota, Márcio de OliveiraNogueira, Cláudio André GondimOgasavara, Mário Henrique2023-03-27T20:32:07Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/114Revistahttps://internext.espm.br/internextPRIhttps://internext.espm.br/internext/oaiinternext@espm.br1980-48651980-4865opendoar:2023-03-27T20:32:07Internext - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE FIRMAS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DO BRASIL: UMA ANÁLISE PELO MÉTODO AHP DO CASO DA IVIA THE INTERNATIONALIZATION STRATEGIES OF INFORMATION TECHNOLOGY FIRMS FROM BRAZIL: DAN AHP ANALYSIS OF IVIA’S CASE |
title |
AS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE FIRMAS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DO BRASIL: UMA ANÁLISE PELO MÉTODO AHP DO CASO DA IVIA |
spellingShingle |
AS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE FIRMAS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DO BRASIL: UMA ANÁLISE PELO MÉTODO AHP DO CASO DA IVIA Mota, Márcio de Oliveira Information Technology Internationalization Strategy AHP Ivia. |
title_short |
AS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE FIRMAS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DO BRASIL: UMA ANÁLISE PELO MÉTODO AHP DO CASO DA IVIA |
title_full |
AS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE FIRMAS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DO BRASIL: UMA ANÁLISE PELO MÉTODO AHP DO CASO DA IVIA |
title_fullStr |
AS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE FIRMAS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DO BRASIL: UMA ANÁLISE PELO MÉTODO AHP DO CASO DA IVIA |
title_full_unstemmed |
AS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE FIRMAS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DO BRASIL: UMA ANÁLISE PELO MÉTODO AHP DO CASO DA IVIA |
title_sort |
AS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE FIRMAS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DO BRASIL: UMA ANÁLISE PELO MÉTODO AHP DO CASO DA IVIA |
author |
Mota, Márcio de Oliveira |
author_facet |
Mota, Márcio de Oliveira Nogueira, Cláudio André Gondim Ogasavara, Mário Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira, Cláudio André Gondim Ogasavara, Mário Henrique |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Márcio de Oliveira Nogueira, Cláudio André Gondim Ogasavara, Mário Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Information Technology Internationalization Strategy AHP Ivia. |
topic |
Information Technology Internationalization Strategy AHP Ivia. |
description |
Um grande número de referências na literatura descreve o processo de internacionalização de diversas firmas pelo mundo; entretanto é imperativo compreender como as firmas de países emergentes se comportam quando elas decidem se internacionalizar. Este artigo busca compreender quais são os principais fatores que aumentam a probabilidade de sucesso do processo de internacionalização de firmas de tecnologia da informação do Brasil de acordo com três teorias: OLI, RBV e Networks. O caso da empresa Ivia foi selecionado e entrevistas em profundidade foram efetuadas como os seus três principais executivos. Essa pesquisa utilizou o método AHP (Analytic Hierarchy Process) visando avaliar a importância relativa de fatores e subfatores propostos para as teorias em consideração. Os resultados indicaram que a estratégia de internacionalização da Ivia focou primariamente na formação de parcerias fortes e estáveis com provedores estrangeiros de serviços de tecnologia da informação, clientes e instituições que desempenham atividades de pesquisa e desenvolvimento, visando aproveitar oportunidades no exterior. A empresa explorou vantagens locacionais e recursos, que incluem o conhecimento e a experiência internacional de seus principais gestores e a capacidade de satisfazer as necessidades específicas dos seus clientes através do desenvolvimento de produtos e serviços customizados. Esses resultados podem ser úteis para executivos e pesquisadores de gestão estratégica e, também, para aqueles que querem se aprofundar nessa temática. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://internext.espm.br/internext/article/view/114 10.18568/1980-4865.6121-41 |
url |
https://internext.espm.br/internext/article/view/114 |
identifier_str_mv |
10.18568/1980-4865.6121-41 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://internext.espm.br/internext/article/view/114/110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Internext info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Internext |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM |
dc.source.none.fl_str_mv |
Internext - International Business and Management Review ; Vol. 6 No. 1 (2011); 21-41 Internext; v. 6 n. 1 (2011); 21-41 1980-4865 reponame:Internext instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Internext |
collection |
Internext |
repository.name.fl_str_mv |
Internext - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
internext@espm.br |
_version_ |
1793890309135925248 |