Estratégia e Responsabilidade Socioambiental: Uma Análise de Conteúdo em Instituições Financeiras Nacionais e Estrangeiras Instaladas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abdala, Etienne Cardoso
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Takimura, Miriam Tiemi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Internext
Texto Completo: https://internext.espm.br/internext/article/view/145
Resumo: O papel das organizações frente às questões ambientais e sociais tem despertado interesse e levado a sociedade a exercer pressão a fim de que as empresas assumam uma parcela da responsabilidade. Deste modo o presente estudo tem como finalidade analisar se o desenvolvimento de programas, produtos e projetos socioambientais apresentados pelas organizações pesquisadas estão inseridos de alguma maneira nas estratégias adotadas pelas mesmas. Para tal foram escolhidas como objeto de estudo de análise as instituições financeiras brasileiras que tem o objetivo claro de gerar retornos financeiros e que adotaram recentemente um discurso ambiental e socialmente correto. Dentre os aspectos metodológicos adotados desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, contendo levantamento de dados da literatura e de produção científica nacional e internacional com relação à evolução da estratégia, ao tema responsabilidade socioambiental e a conjunção destas duas áreas. A pesquisa tem caráter qualitativo e utilizou a técnica de análise de conteúdo onde algumas categorias foram analisadas para interpretação dos dados obtidos no âmbito organizacional. Constatou-se que de maneira geral, as práticas de gestão ambiental e social ainda não são consistentes nas organizações estudadas, independente da origem nacional ou estrangeira da instituição. Ao comparar as corporações brasileiras e a internacional, percebe-se que estas apresentam basicamente os mesmos produtos, programas e atividades relacionadas à sustentabilidade, não revelando nenhum componente inovador ou de diferenciação. As ações desenvolvidas pelas instituições financeiras de modo geral não parecem estar incorporadas como parte da estratégia, e sim como, resultado de um rearranjo das informações em resposta a pressão dos stakeholders.
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