Estratégia e Responsabilidade Socioambiental: Uma Análise de Conteúdo em Instituições Financeiras Nacionais e Estrangeiras Instaladas no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Internext |
Texto Completo: | https://internext.espm.br/internext/article/view/145 |
Resumo: | O papel das organizações frente às questões ambientais e sociais tem despertado interesse e levado a sociedade a exercer pressão a fim de que as empresas assumam uma parcela da responsabilidade. Deste modo o presente estudo tem como finalidade analisar se o desenvolvimento de programas, produtos e projetos socioambientais apresentados pelas organizações pesquisadas estão inseridos de alguma maneira nas estratégias adotadas pelas mesmas. Para tal foram escolhidas como objeto de estudo de análise as instituições financeiras brasileiras que tem o objetivo claro de gerar retornos financeiros e que adotaram recentemente um discurso ambiental e socialmente correto. Dentre os aspectos metodológicos adotados desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, contendo levantamento de dados da literatura e de produção científica nacional e internacional com relação à evolução da estratégia, ao tema responsabilidade socioambiental e a conjunção destas duas áreas. A pesquisa tem caráter qualitativo e utilizou a técnica de análise de conteúdo onde algumas categorias foram analisadas para interpretação dos dados obtidos no âmbito organizacional. Constatou-se que de maneira geral, as práticas de gestão ambiental e social ainda não são consistentes nas organizações estudadas, independente da origem nacional ou estrangeira da instituição. Ao comparar as corporações brasileiras e a internacional, percebe-se que estas apresentam basicamente os mesmos produtos, programas e atividades relacionadas à sustentabilidade, não revelando nenhum componente inovador ou de diferenciação. As ações desenvolvidas pelas instituições financeiras de modo geral não parecem estar incorporadas como parte da estratégia, e sim como, resultado de um rearranjo das informações em resposta a pressão dos stakeholders. |
id |
ESPM-2_be3cd1991e447c50b13ab4f06d72e9e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/145 |
network_acronym_str |
ESPM-2 |
network_name_str |
Internext |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégia e Responsabilidade Socioambiental: Uma Análise de Conteúdo em Instituições Financeiras Nacionais e Estrangeiras Instaladas no Brasilestratégiasresponsabilidade socioambientalinstituições financeirasO papel das organizações frente às questões ambientais e sociais tem despertado interesse e levado a sociedade a exercer pressão a fim de que as empresas assumam uma parcela da responsabilidade. Deste modo o presente estudo tem como finalidade analisar se o desenvolvimento de programas, produtos e projetos socioambientais apresentados pelas organizações pesquisadas estão inseridos de alguma maneira nas estratégias adotadas pelas mesmas. Para tal foram escolhidas como objeto de estudo de análise as instituições financeiras brasileiras que tem o objetivo claro de gerar retornos financeiros e que adotaram recentemente um discurso ambiental e socialmente correto. Dentre os aspectos metodológicos adotados desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, contendo levantamento de dados da literatura e de produção científica nacional e internacional com relação à evolução da estratégia, ao tema responsabilidade socioambiental e a conjunção destas duas áreas. A pesquisa tem caráter qualitativo e utilizou a técnica de análise de conteúdo onde algumas categorias foram analisadas para interpretação dos dados obtidos no âmbito organizacional. Constatou-se que de maneira geral, as práticas de gestão ambiental e social ainda não são consistentes nas organizações estudadas, independente da origem nacional ou estrangeira da instituição. Ao comparar as corporações brasileiras e a internacional, percebe-se que estas apresentam basicamente os mesmos produtos, programas e atividades relacionadas à sustentabilidade, não revelando nenhum componente inovador ou de diferenciação. As ações desenvolvidas pelas instituições financeiras de modo geral não parecem estar incorporadas como parte da estratégia, e sim como, resultado de um rearranjo das informações em resposta a pressão dos stakeholders.Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM2012-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://internext.espm.br/internext/article/view/14510.18568/1980-4865.72156-186Internext - International Business and Management Review ; Vol. 7 No. 2 (2012); 156-186Internext; v. 7 n. 2 (2012); 156-1861980-4865reponame:Internextinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://internext.espm.br/internext/article/view/145/141Copyright (c) 2015 Internextinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbdala, Etienne CardosoTakimura, Miriam Tiemi2023-03-27T20:31:23Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/145Revistahttps://internext.espm.br/internextPRIhttps://internext.espm.br/internext/oaiinternext@espm.br1980-48651980-4865opendoar:2023-03-27T20:31:23Internext - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégia e Responsabilidade Socioambiental: Uma Análise de Conteúdo em Instituições Financeiras Nacionais e Estrangeiras Instaladas no Brasil |
title |
Estratégia e Responsabilidade Socioambiental: Uma Análise de Conteúdo em Instituições Financeiras Nacionais e Estrangeiras Instaladas no Brasil |
spellingShingle |
Estratégia e Responsabilidade Socioambiental: Uma Análise de Conteúdo em Instituições Financeiras Nacionais e Estrangeiras Instaladas no Brasil Abdala, Etienne Cardoso estratégias responsabilidade socioambiental instituições financeiras |
title_short |
Estratégia e Responsabilidade Socioambiental: Uma Análise de Conteúdo em Instituições Financeiras Nacionais e Estrangeiras Instaladas no Brasil |
title_full |
Estratégia e Responsabilidade Socioambiental: Uma Análise de Conteúdo em Instituições Financeiras Nacionais e Estrangeiras Instaladas no Brasil |
title_fullStr |
Estratégia e Responsabilidade Socioambiental: Uma Análise de Conteúdo em Instituições Financeiras Nacionais e Estrangeiras Instaladas no Brasil |
title_full_unstemmed |
Estratégia e Responsabilidade Socioambiental: Uma Análise de Conteúdo em Instituições Financeiras Nacionais e Estrangeiras Instaladas no Brasil |
title_sort |
Estratégia e Responsabilidade Socioambiental: Uma Análise de Conteúdo em Instituições Financeiras Nacionais e Estrangeiras Instaladas no Brasil |
author |
Abdala, Etienne Cardoso |
author_facet |
Abdala, Etienne Cardoso Takimura, Miriam Tiemi |
author_role |
author |
author2 |
Takimura, Miriam Tiemi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abdala, Etienne Cardoso Takimura, Miriam Tiemi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estratégias responsabilidade socioambiental instituições financeiras |
topic |
estratégias responsabilidade socioambiental instituições financeiras |
description |
O papel das organizações frente às questões ambientais e sociais tem despertado interesse e levado a sociedade a exercer pressão a fim de que as empresas assumam uma parcela da responsabilidade. Deste modo o presente estudo tem como finalidade analisar se o desenvolvimento de programas, produtos e projetos socioambientais apresentados pelas organizações pesquisadas estão inseridos de alguma maneira nas estratégias adotadas pelas mesmas. Para tal foram escolhidas como objeto de estudo de análise as instituições financeiras brasileiras que tem o objetivo claro de gerar retornos financeiros e que adotaram recentemente um discurso ambiental e socialmente correto. Dentre os aspectos metodológicos adotados desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, contendo levantamento de dados da literatura e de produção científica nacional e internacional com relação à evolução da estratégia, ao tema responsabilidade socioambiental e a conjunção destas duas áreas. A pesquisa tem caráter qualitativo e utilizou a técnica de análise de conteúdo onde algumas categorias foram analisadas para interpretação dos dados obtidos no âmbito organizacional. Constatou-se que de maneira geral, as práticas de gestão ambiental e social ainda não são consistentes nas organizações estudadas, independente da origem nacional ou estrangeira da instituição. Ao comparar as corporações brasileiras e a internacional, percebe-se que estas apresentam basicamente os mesmos produtos, programas e atividades relacionadas à sustentabilidade, não revelando nenhum componente inovador ou de diferenciação. As ações desenvolvidas pelas instituições financeiras de modo geral não parecem estar incorporadas como parte da estratégia, e sim como, resultado de um rearranjo das informações em resposta a pressão dos stakeholders. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://internext.espm.br/internext/article/view/145 10.18568/1980-4865.72156-186 |
url |
https://internext.espm.br/internext/article/view/145 |
identifier_str_mv |
10.18568/1980-4865.72156-186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://internext.espm.br/internext/article/view/145/141 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Internext info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Internext |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM |
dc.source.none.fl_str_mv |
Internext - International Business and Management Review ; Vol. 7 No. 2 (2012); 156-186 Internext; v. 7 n. 2 (2012); 156-186 1980-4865 reponame:Internext instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Internext |
collection |
Internext |
repository.name.fl_str_mv |
Internext - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
internext@espm.br |
_version_ |
1793890309471469568 |