O consumo da diferença: corpo e trabalho nas narrativas do "Portal da Superação"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrascoza, João
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Casaqui, Vander, Hoff, Tânia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/281
Resumo: Neste artigo, temos como objeto de estudo as narrativas de pessoas amputadas, divulgadas na plataforma digital "Portal da Superação" do site Globo.com, que têm origem na trama ficcional televisiva Viver a vida, dirigida por Manoel Carlos. No referido portal, as narrativas apresentadas em versão resumida no desfecho de cada capítulo encontram-se em versão estendida e transcendem a esfera da telenovela no processo transmidiático. Tendo como enfoque a inter-relação dos processos de comunicação e de consumo da alteridade, delimitamos nossa análise nos deslizamentos de sentido do corpo e do trabalho, considerando algumas transformações dos regimes de visibilidade da diferença.
id ESPM-3_04c18f0b34b532edf363e5cbca92994b
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/281
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling O consumo da diferença: corpo e trabalho nas narrativas do "Portal da Superação"Consumonarrativas de superaçãoregimes de visibilidadeNeste artigo, temos como objeto de estudo as narrativas de pessoas amputadas, divulgadas na plataforma digital "Portal da Superação" do site Globo.com, que têm origem na trama ficcional televisiva Viver a vida, dirigida por Manoel Carlos. No referido portal, as narrativas apresentadas em versão resumida no desfecho de cada capítulo encontram-se em versão estendida e transcendem a esfera da telenovela no processo transmidiático. Tendo como enfoque a inter-relação dos processos de comunicação e de consumo da alteridade, delimitamos nossa análise nos deslizamentos de sentido do corpo e do trabalho, considerando algumas transformações dos regimes de visibilidade da diferença.Escola Superior de Propaganda e Marketing2011-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/28110.18568/cmc.v7i20.281Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 7 No. 20 (2010): Comunicação e consumo; 191-214Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 7 Núm. 20 (2010): Comunicação e consumo; 191-214Comunicação Mídia e Consumo; v. 7 n. 20 (2010): Comunicação e consumo; 191-2141983-707010.18568/cmc.v7i20reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/281/256Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarrascoza, JoãoCasaqui, VanderHoff, Tânia2020-11-03T18:26:36Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/281Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2020-11-03T18:26:36Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv O consumo da diferença: corpo e trabalho nas narrativas do "Portal da Superação"
title O consumo da diferença: corpo e trabalho nas narrativas do "Portal da Superação"
spellingShingle O consumo da diferença: corpo e trabalho nas narrativas do "Portal da Superação"
Carrascoza, João
Consumo
narrativas de superação
regimes de visibilidade
title_short O consumo da diferença: corpo e trabalho nas narrativas do "Portal da Superação"
title_full O consumo da diferença: corpo e trabalho nas narrativas do "Portal da Superação"
title_fullStr O consumo da diferença: corpo e trabalho nas narrativas do "Portal da Superação"
title_full_unstemmed O consumo da diferença: corpo e trabalho nas narrativas do "Portal da Superação"
title_sort O consumo da diferença: corpo e trabalho nas narrativas do "Portal da Superação"
author Carrascoza, João
author_facet Carrascoza, João
Casaqui, Vander
Hoff, Tânia
author_role author
author2 Casaqui, Vander
Hoff, Tânia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrascoza, João
Casaqui, Vander
Hoff, Tânia
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
narrativas de superação
regimes de visibilidade
topic Consumo
narrativas de superação
regimes de visibilidade
description Neste artigo, temos como objeto de estudo as narrativas de pessoas amputadas, divulgadas na plataforma digital "Portal da Superação" do site Globo.com, que têm origem na trama ficcional televisiva Viver a vida, dirigida por Manoel Carlos. No referido portal, as narrativas apresentadas em versão resumida no desfecho de cada capítulo encontram-se em versão estendida e transcendem a esfera da telenovela no processo transmidiático. Tendo como enfoque a inter-relação dos processos de comunicação e de consumo da alteridade, delimitamos nossa análise nos deslizamentos de sentido do corpo e do trabalho, considerando algumas transformações dos regimes de visibilidade da diferença.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/281
10.18568/cmc.v7i20.281
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/281
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v7i20.281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/281/256
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 7 No. 20 (2010): Comunicação e consumo; 191-214
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 7 Núm. 20 (2010): Comunicação e consumo; 191-214
Comunicação Mídia e Consumo; v. 7 n. 20 (2010): Comunicação e consumo; 191-214
1983-7070
10.18568/cmc.v7i20
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890299526774784