O consumo da diferença: corpo e trabalho nas narrativas do "Portal da Superação"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/281 |
Resumo: | Neste artigo, temos como objeto de estudo as narrativas de pessoas amputadas, divulgadas na plataforma digital "Portal da Superação" do site Globo.com, que têm origem na trama ficcional televisiva Viver a vida, dirigida por Manoel Carlos. No referido portal, as narrativas apresentadas em versão resumida no desfecho de cada capítulo encontram-se em versão estendida e transcendem a esfera da telenovela no processo transmidiático. Tendo como enfoque a inter-relação dos processos de comunicação e de consumo da alteridade, delimitamos nossa análise nos deslizamentos de sentido do corpo e do trabalho, considerando algumas transformações dos regimes de visibilidade da diferença. |
id |
ESPM-3_04c18f0b34b532edf363e5cbca92994b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/281 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O consumo da diferença: corpo e trabalho nas narrativas do "Portal da Superação"Consumonarrativas de superaçãoregimes de visibilidadeNeste artigo, temos como objeto de estudo as narrativas de pessoas amputadas, divulgadas na plataforma digital "Portal da Superação" do site Globo.com, que têm origem na trama ficcional televisiva Viver a vida, dirigida por Manoel Carlos. No referido portal, as narrativas apresentadas em versão resumida no desfecho de cada capítulo encontram-se em versão estendida e transcendem a esfera da telenovela no processo transmidiático. Tendo como enfoque a inter-relação dos processos de comunicação e de consumo da alteridade, delimitamos nossa análise nos deslizamentos de sentido do corpo e do trabalho, considerando algumas transformações dos regimes de visibilidade da diferença.Escola Superior de Propaganda e Marketing2011-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/28110.18568/cmc.v7i20.281Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 7 No. 20 (2010): Comunicação e consumo; 191-214Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 7 Núm. 20 (2010): Comunicação e consumo; 191-214Comunicação Mídia e Consumo; v. 7 n. 20 (2010): Comunicação e consumo; 191-2141983-707010.18568/cmc.v7i20reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/281/256Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarrascoza, JoãoCasaqui, VanderHoff, Tânia2020-11-03T18:26:36Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/281Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2020-11-03T18:26:36Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O consumo da diferença: corpo e trabalho nas narrativas do "Portal da Superação" |
title |
O consumo da diferença: corpo e trabalho nas narrativas do "Portal da Superação" |
spellingShingle |
O consumo da diferença: corpo e trabalho nas narrativas do "Portal da Superação" Carrascoza, João Consumo narrativas de superação regimes de visibilidade |
title_short |
O consumo da diferença: corpo e trabalho nas narrativas do "Portal da Superação" |
title_full |
O consumo da diferença: corpo e trabalho nas narrativas do "Portal da Superação" |
title_fullStr |
O consumo da diferença: corpo e trabalho nas narrativas do "Portal da Superação" |
title_full_unstemmed |
O consumo da diferença: corpo e trabalho nas narrativas do "Portal da Superação" |
title_sort |
O consumo da diferença: corpo e trabalho nas narrativas do "Portal da Superação" |
author |
Carrascoza, João |
author_facet |
Carrascoza, João Casaqui, Vander Hoff, Tânia |
author_role |
author |
author2 |
Casaqui, Vander Hoff, Tânia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carrascoza, João Casaqui, Vander Hoff, Tânia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo narrativas de superação regimes de visibilidade |
topic |
Consumo narrativas de superação regimes de visibilidade |
description |
Neste artigo, temos como objeto de estudo as narrativas de pessoas amputadas, divulgadas na plataforma digital "Portal da Superação" do site Globo.com, que têm origem na trama ficcional televisiva Viver a vida, dirigida por Manoel Carlos. No referido portal, as narrativas apresentadas em versão resumida no desfecho de cada capítulo encontram-se em versão estendida e transcendem a esfera da telenovela no processo transmidiático. Tendo como enfoque a inter-relação dos processos de comunicação e de consumo da alteridade, delimitamos nossa análise nos deslizamentos de sentido do corpo e do trabalho, considerando algumas transformações dos regimes de visibilidade da diferença. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/281 10.18568/cmc.v7i20.281 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/281 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v7i20.281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/281/256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 7 No. 20 (2010): Comunicação e consumo; 191-214 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 7 Núm. 20 (2010): Comunicação e consumo; 191-214 Comunicação Mídia e Consumo; v. 7 n. 20 (2010): Comunicação e consumo; 191-214 1983-7070 10.18568/cmc.v7i20 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890299526774784 |