Repensar a comunicação comunitária a partir da filosofia africana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes de Sousa, Ana Lúcia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2483
Resumo: Este trabalho se propõe a estabelecer um diálogo teórico sul-sul entre as concepções contemporâneas da noção de comum e de comunicação comunitária. Parte de uma revisão bibliográfica narrativa sobre o tema, enfocando nas contribuições de Muniz Sodré e Raquel Paiva Paiva, mas também abordando outros autores ocidentais e latino-americanos. Logo, apresenta e reflexiona sobre a filosofia africana do comum, o Ubu-ntu, explicitando suas principais características. Por fim, argumenta a potência do Ubu-ntu para repensar e aprofundar os estudos de comunicação comunitária, a partir do sul global.
id ESPM-3_3ee53eb22fa186a8937350ccf1bfd786
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/2483
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Repensar a comunicação comunitária a partir da filosofia africanaEste trabalho se propõe a estabelecer um diálogo teórico sul-sul entre as concepções contemporâneas da noção de comum e de comunicação comunitária. Parte de uma revisão bibliográfica narrativa sobre o tema, enfocando nas contribuições de Muniz Sodré e Raquel Paiva Paiva, mas também abordando outros autores ocidentais e latino-americanos. Logo, apresenta e reflexiona sobre a filosofia africana do comum, o Ubu-ntu, explicitando suas principais características. Por fim, argumenta a potência do Ubu-ntu para repensar e aprofundar os estudos de comunicação comunitária, a partir do sul global.Escola Superior de Propaganda e Marketing2021-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/248310.18568/cmc.v18i52.2483Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 18 No. 52 (2021): MAIO/AGOSTOComunicação Mídia e Consumo; Vol. 18 Núm. 52 (2021): MAIO/AGOSTOComunicação Mídia e Consumo; v. 18 n. 52 (2021): MAIO/AGOSTO1983-707010.18568/cmc.v18i52reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporenghttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2483/pdf_1https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2483/pdfCopyright (c) 2021 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes de Sousa, Ana Lúcia2022-06-22T13:42:19Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/2483Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2022-06-22T13:42:19Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Repensar a comunicação comunitária a partir da filosofia africana
title Repensar a comunicação comunitária a partir da filosofia africana
spellingShingle Repensar a comunicação comunitária a partir da filosofia africana
Nunes de Sousa, Ana Lúcia
title_short Repensar a comunicação comunitária a partir da filosofia africana
title_full Repensar a comunicação comunitária a partir da filosofia africana
title_fullStr Repensar a comunicação comunitária a partir da filosofia africana
title_full_unstemmed Repensar a comunicação comunitária a partir da filosofia africana
title_sort Repensar a comunicação comunitária a partir da filosofia africana
author Nunes de Sousa, Ana Lúcia
author_facet Nunes de Sousa, Ana Lúcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes de Sousa, Ana Lúcia
description Este trabalho se propõe a estabelecer um diálogo teórico sul-sul entre as concepções contemporâneas da noção de comum e de comunicação comunitária. Parte de uma revisão bibliográfica narrativa sobre o tema, enfocando nas contribuições de Muniz Sodré e Raquel Paiva Paiva, mas também abordando outros autores ocidentais e latino-americanos. Logo, apresenta e reflexiona sobre a filosofia africana do comum, o Ubu-ntu, explicitando suas principais características. Por fim, argumenta a potência do Ubu-ntu para repensar e aprofundar os estudos de comunicação comunitária, a partir do sul global.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2483
10.18568/cmc.v18i52.2483
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2483
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v18i52.2483
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2483/pdf_1
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2483/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 18 No. 52 (2021): MAIO/AGOSTO
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 18 Núm. 52 (2021): MAIO/AGOSTO
Comunicação Mídia e Consumo; v. 18 n. 52 (2021): MAIO/AGOSTO
1983-7070
10.18568/cmc.v18i52
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890300939206656