Avaliação qualitativa de interações em redes sociais: relacionamentos no blog Martelada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Primo, Alex
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/112
Resumo: Este artigo busca demonstrar a diversidade de interagentes com quem um mesmo blogueiro interage e os diferentes relacionamentos mantidos. Pelo procedimento metodológico qualitativo utilizado (Primo 2006) na investigação empírica do blog Martelada, procura-se discutir as dicotomias ego/alter e laços fracos/laços fortes. A pesquisa visa observar não o aspecto de conteúdo, o que é dito, ou meramente as questões tecnológicas envolvidas, mas sim o aspecto relacional das interações. Palavras-chave: Interação mediada por computador; análise de redes sociais; blog; conversação. ABSTRACT This article aims to show the diversity of interagents with whom any given blogger interacts and the different relationships that are established in this context. Through qualitative methodological procedures used in the empirical investigation of the blog Martelada (Primo 2006), we try to discuss the ego/alter and the strong bonds/weak bonds dichotomies. This piece of research aims to analyse not what is said – the content – or purely technological questions involved, but to focus on the relational aspect of these interactions. Keywords: Computer-mediated interaction; analysis of social networks; blog; conversation.
id ESPM-3_644db6b1e426b8bc3a94c6130f8620bb
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/112
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação qualitativa de interações em redes sociais: relacionamentos no blog MarteladaEste artigo busca demonstrar a diversidade de interagentes com quem um mesmo blogueiro interage e os diferentes relacionamentos mantidos. Pelo procedimento metodológico qualitativo utilizado (Primo 2006) na investigação empírica do blog Martelada, procura-se discutir as dicotomias ego/alter e laços fracos/laços fortes. A pesquisa visa observar não o aspecto de conteúdo, o que é dito, ou meramente as questões tecnológicas envolvidas, mas sim o aspecto relacional das interações. Palavras-chave: Interação mediada por computador; análise de redes sociais; blog; conversação. ABSTRACT This article aims to show the diversity of interagents with whom any given blogger interacts and the different relationships that are established in this context. Through qualitative methodological procedures used in the empirical investigation of the blog Martelada (Primo 2006), we try to discuss the ego/alter and the strong bonds/weak bonds dichotomies. This piece of research aims to analyse not what is said – the content – or purely technological questions involved, but to focus on the relational aspect of these interactions. Keywords: Computer-mediated interaction; analysis of social networks; blog; conversation.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/11210.18568/cmc.v4i11.112Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 No. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 137-158Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 Núm. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 137-158Comunicação Mídia e Consumo; v. 4 n. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 137-1581983-707010.18568/cmc.v4i11reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/112/113Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrimo, Alex2012-04-11T19:52:41Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/112Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:52:41Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação qualitativa de interações em redes sociais: relacionamentos no blog Martelada
title Avaliação qualitativa de interações em redes sociais: relacionamentos no blog Martelada
spellingShingle Avaliação qualitativa de interações em redes sociais: relacionamentos no blog Martelada
Primo, Alex
title_short Avaliação qualitativa de interações em redes sociais: relacionamentos no blog Martelada
title_full Avaliação qualitativa de interações em redes sociais: relacionamentos no blog Martelada
title_fullStr Avaliação qualitativa de interações em redes sociais: relacionamentos no blog Martelada
title_full_unstemmed Avaliação qualitativa de interações em redes sociais: relacionamentos no blog Martelada
title_sort Avaliação qualitativa de interações em redes sociais: relacionamentos no blog Martelada
author Primo, Alex
author_facet Primo, Alex
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Primo, Alex
description Este artigo busca demonstrar a diversidade de interagentes com quem um mesmo blogueiro interage e os diferentes relacionamentos mantidos. Pelo procedimento metodológico qualitativo utilizado (Primo 2006) na investigação empírica do blog Martelada, procura-se discutir as dicotomias ego/alter e laços fracos/laços fortes. A pesquisa visa observar não o aspecto de conteúdo, o que é dito, ou meramente as questões tecnológicas envolvidas, mas sim o aspecto relacional das interações. Palavras-chave: Interação mediada por computador; análise de redes sociais; blog; conversação. ABSTRACT This article aims to show the diversity of interagents with whom any given blogger interacts and the different relationships that are established in this context. Through qualitative methodological procedures used in the empirical investigation of the blog Martelada (Primo 2006), we try to discuss the ego/alter and the strong bonds/weak bonds dichotomies. This piece of research aims to analyse not what is said – the content – or purely technological questions involved, but to focus on the relational aspect of these interactions. Keywords: Computer-mediated interaction; analysis of social networks; blog; conversation.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/112
10.18568/cmc.v4i11.112
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/112
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v4i11.112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/112/113
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 No. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 137-158
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 Núm. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 137-158
Comunicação Mídia e Consumo; v. 4 n. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 137-158
1983-7070
10.18568/cmc.v4i11
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890298994098176