Avaliação qualitativa de interações em redes sociais: relacionamentos no blog Martelada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/112 |
Resumo: | Este artigo busca demonstrar a diversidade de interagentes com quem um mesmo blogueiro interage e os diferentes relacionamentos mantidos. Pelo procedimento metodológico qualitativo utilizado (Primo 2006) na investigação empírica do blog Martelada, procura-se discutir as dicotomias ego/alter e laços fracos/laços fortes. A pesquisa visa observar não o aspecto de conteúdo, o que é dito, ou meramente as questões tecnológicas envolvidas, mas sim o aspecto relacional das interações. Palavras-chave: Interação mediada por computador; análise de redes sociais; blog; conversação. ABSTRACT This article aims to show the diversity of interagents with whom any given blogger interacts and the different relationships that are established in this context. Through qualitative methodological procedures used in the empirical investigation of the blog Martelada (Primo 2006), we try to discuss the ego/alter and the strong bonds/weak bonds dichotomies. This piece of research aims to analyse not what is said – the content – or purely technological questions involved, but to focus on the relational aspect of these interactions. Keywords: Computer-mediated interaction; analysis of social networks; blog; conversation. |
id |
ESPM-3_644db6b1e426b8bc3a94c6130f8620bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/112 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação qualitativa de interações em redes sociais: relacionamentos no blog MarteladaEste artigo busca demonstrar a diversidade de interagentes com quem um mesmo blogueiro interage e os diferentes relacionamentos mantidos. Pelo procedimento metodológico qualitativo utilizado (Primo 2006) na investigação empírica do blog Martelada, procura-se discutir as dicotomias ego/alter e laços fracos/laços fortes. A pesquisa visa observar não o aspecto de conteúdo, o que é dito, ou meramente as questões tecnológicas envolvidas, mas sim o aspecto relacional das interações. Palavras-chave: Interação mediada por computador; análise de redes sociais; blog; conversação. ABSTRACT This article aims to show the diversity of interagents with whom any given blogger interacts and the different relationships that are established in this context. Through qualitative methodological procedures used in the empirical investigation of the blog Martelada (Primo 2006), we try to discuss the ego/alter and the strong bonds/weak bonds dichotomies. This piece of research aims to analyse not what is said – the content – or purely technological questions involved, but to focus on the relational aspect of these interactions. Keywords: Computer-mediated interaction; analysis of social networks; blog; conversation.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/11210.18568/cmc.v4i11.112Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 No. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 137-158Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 Núm. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 137-158Comunicação Mídia e Consumo; v. 4 n. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 137-1581983-707010.18568/cmc.v4i11reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/112/113Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrimo, Alex2012-04-11T19:52:41Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/112Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:52:41Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação qualitativa de interações em redes sociais: relacionamentos no blog Martelada |
title |
Avaliação qualitativa de interações em redes sociais: relacionamentos no blog Martelada |
spellingShingle |
Avaliação qualitativa de interações em redes sociais: relacionamentos no blog Martelada Primo, Alex |
title_short |
Avaliação qualitativa de interações em redes sociais: relacionamentos no blog Martelada |
title_full |
Avaliação qualitativa de interações em redes sociais: relacionamentos no blog Martelada |
title_fullStr |
Avaliação qualitativa de interações em redes sociais: relacionamentos no blog Martelada |
title_full_unstemmed |
Avaliação qualitativa de interações em redes sociais: relacionamentos no blog Martelada |
title_sort |
Avaliação qualitativa de interações em redes sociais: relacionamentos no blog Martelada |
author |
Primo, Alex |
author_facet |
Primo, Alex |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Primo, Alex |
description |
Este artigo busca demonstrar a diversidade de interagentes com quem um mesmo blogueiro interage e os diferentes relacionamentos mantidos. Pelo procedimento metodológico qualitativo utilizado (Primo 2006) na investigação empírica do blog Martelada, procura-se discutir as dicotomias ego/alter e laços fracos/laços fortes. A pesquisa visa observar não o aspecto de conteúdo, o que é dito, ou meramente as questões tecnológicas envolvidas, mas sim o aspecto relacional das interações. Palavras-chave: Interação mediada por computador; análise de redes sociais; blog; conversação. ABSTRACT This article aims to show the diversity of interagents with whom any given blogger interacts and the different relationships that are established in this context. Through qualitative methodological procedures used in the empirical investigation of the blog Martelada (Primo 2006), we try to discuss the ego/alter and the strong bonds/weak bonds dichotomies. This piece of research aims to analyse not what is said – the content – or purely technological questions involved, but to focus on the relational aspect of these interactions. Keywords: Computer-mediated interaction; analysis of social networks; blog; conversation. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/112 10.18568/cmc.v4i11.112 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/112 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v4i11.112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/112/113 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 No. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 137-158 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 Núm. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 137-158 Comunicação Mídia e Consumo; v. 4 n. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 137-158 1983-7070 10.18568/cmc.v4i11 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890298994098176 |