O televisor na visualidade das vitrines: comunicação, consumo e cultura material
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/40 |
Resumo: | Com base em uma série de ensaios de observação e de registros fotográficos realizados na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o texto discute a visualidade das vitrines onde se expõem aparelhos televisores. Elementos impactantes no imaginário urbano contemporâneo, as vitrines e os postos de venda das lojas de eletroeletrônicos oferecem pistas interessantes para a discussão sobre as situações de uso em que o objeto-tevê mais convencionalmente se insere. Do mesmo modo, salientam a instauração cultural do quadro de interações dentro do qual consumimos televisão. Palavras-chave: Televisor; vitrines; antropologia da comunicação urbana. ABSTRACT Based on a series of observations and photographic registers in the city of Porto Alegre RS, the text discusses the visuality of shop windows displaying television sets. Rich elements in contemporary urban imaginary, shop windows and electro-electronic stores provide interesting elements for the discussion about the situations of use in which the object TV is most conventionally inserted. In a similar way, they highlight the cultural instauration of the field of interactions within which we consume television. Keywords: Television set; shop windows; anthropology of urban communication.. |
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O televisor na visualidade das vitrines: comunicação, consumo e cultura materialCom base em uma série de ensaios de observação e de registros fotográficos realizados na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o texto discute a visualidade das vitrines onde se expõem aparelhos televisores. Elementos impactantes no imaginário urbano contemporâneo, as vitrines e os postos de venda das lojas de eletroeletrônicos oferecem pistas interessantes para a discussão sobre as situações de uso em que o objeto-tevê mais convencionalmente se insere. Do mesmo modo, salientam a instauração cultural do quadro de interações dentro do qual consumimos televisão. Palavras-chave: Televisor; vitrines; antropologia da comunicação urbana. ABSTRACT Based on a series of observations and photographic registers in the city of Porto Alegre RS, the text discusses the visuality of shop windows displaying television sets. Rich elements in contemporary urban imaginary, shop windows and electro-electronic stores provide interesting elements for the discussion about the situations of use in which the object TV is most conventionally inserted. In a similar way, they highlight the cultural instauration of the field of interactions within which we consume television. Keywords: Television set; shop windows; anthropology of urban communication..Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/4010.18568/cmc.v2i4.40Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 No. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 137-156Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 Núm. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 137-156Comunicação Mídia e Consumo; v. 2 n. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 137-1561983-707010.18568/cmc.v2i4reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/40/40Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Fabrício2012-04-11T19:49:50Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/40Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:49:50Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
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