Break comercial: pequenas histórias do cotidiano. Narrativaspublicitárias na cultura da mídia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/113 |
Resumo: | Neste artigo discute-se o discurso publicitário como uma das narrativas do homem em seu cotidiano, inserido numa cultura da mídia e tendo como suporte teórico-metodológico a narratologia. Procede-se à análise do comercial das sandálias Havaianas para exemplificar como podem ser guiados os gestos de leitura e fruição dessas narrativas, a fusão de horizontes de compreensão do espectador e do produtor da mensagem. Palavras-chave: Publicidade; narrativa; cultura da mídia; mito; cotidiano. ABSTRACT This paper discusses advertising discourse as one of man’s narratives in everyday life, inserted within media culture. This work uses narratology as its theoretical-methodological support. A commercial spot for Havaianas flip flops is analyzed here in order to demonstrate how the act of reading these narratives can be guided, fusing together the comprehension frameworks of message viewers and producers. Keywords: Advertising; narrative; media culture; myth; everyday life. |
id |
ESPM-3_6b93d299f4408fcc167187cba56efdd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/113 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Break comercial: pequenas histórias do cotidiano. Narrativaspublicitárias na cultura da mídiaNeste artigo discute-se o discurso publicitário como uma das narrativas do homem em seu cotidiano, inserido numa cultura da mídia e tendo como suporte teórico-metodológico a narratologia. Procede-se à análise do comercial das sandálias Havaianas para exemplificar como podem ser guiados os gestos de leitura e fruição dessas narrativas, a fusão de horizontes de compreensão do espectador e do produtor da mensagem. Palavras-chave: Publicidade; narrativa; cultura da mídia; mito; cotidiano. ABSTRACT This paper discusses advertising discourse as one of man’s narratives in everyday life, inserted within media culture. This work uses narratology as its theoretical-methodological support. A commercial spot for Havaianas flip flops is analyzed here in order to demonstrate how the act of reading these narratives can be guided, fusing together the comprehension frameworks of message viewers and producers. Keywords: Advertising; narrative; media culture; myth; everyday life.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/11310.18568/cmc.v4i11.113Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 No. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 159-176Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 Núm. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 159-176Comunicação Mídia e Consumo; v. 4 n. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 159-1761983-707010.18568/cmc.v4i11reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/113/114Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFlausino, MárciaMotta, Luiz2012-04-11T19:52:41Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/113Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:52:41Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Break comercial: pequenas histórias do cotidiano. Narrativaspublicitárias na cultura da mídia |
title |
Break comercial: pequenas histórias do cotidiano. Narrativaspublicitárias na cultura da mídia |
spellingShingle |
Break comercial: pequenas histórias do cotidiano. Narrativaspublicitárias na cultura da mídia Flausino, Márcia |
title_short |
Break comercial: pequenas histórias do cotidiano. Narrativaspublicitárias na cultura da mídia |
title_full |
Break comercial: pequenas histórias do cotidiano. Narrativaspublicitárias na cultura da mídia |
title_fullStr |
Break comercial: pequenas histórias do cotidiano. Narrativaspublicitárias na cultura da mídia |
title_full_unstemmed |
Break comercial: pequenas histórias do cotidiano. Narrativaspublicitárias na cultura da mídia |
title_sort |
Break comercial: pequenas histórias do cotidiano. Narrativaspublicitárias na cultura da mídia |
author |
Flausino, Márcia |
author_facet |
Flausino, Márcia Motta, Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Motta, Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flausino, Márcia Motta, Luiz |
description |
Neste artigo discute-se o discurso publicitário como uma das narrativas do homem em seu cotidiano, inserido numa cultura da mídia e tendo como suporte teórico-metodológico a narratologia. Procede-se à análise do comercial das sandálias Havaianas para exemplificar como podem ser guiados os gestos de leitura e fruição dessas narrativas, a fusão de horizontes de compreensão do espectador e do produtor da mensagem. Palavras-chave: Publicidade; narrativa; cultura da mídia; mito; cotidiano. ABSTRACT This paper discusses advertising discourse as one of man’s narratives in everyday life, inserted within media culture. This work uses narratology as its theoretical-methodological support. A commercial spot for Havaianas flip flops is analyzed here in order to demonstrate how the act of reading these narratives can be guided, fusing together the comprehension frameworks of message viewers and producers. Keywords: Advertising; narrative; media culture; myth; everyday life. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/113 10.18568/cmc.v4i11.113 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/113 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v4i11.113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/113/114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 No. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 159-176 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 Núm. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 159-176 Comunicação Mídia e Consumo; v. 4 n. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 159-176 1983-7070 10.18568/cmc.v4i11 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890298995146752 |