Modelização espacial, comunicação e memória cultural no bairro Lavapiés, em Madrid: a questão das corralas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nakagawa, Regiane Miranda de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2315
Resumo: Tendo por base o conceito de memória cultural não hereditária, proposto pelo semioticista da cultura Iuri Lotman, este artigo apresenta uma análise das corralas, um tipo de habitação popular presente no bairro Lavapiés, em Madrid, que será explorado como um texto cultural, e o modo pelo qual esse símbolo é traduzido no cartaz de divulgação das Fiestas Populares de Lavapiés de 2019. Com isso, objetiva-se pontuar a existência de um modelo subjacente a essas habitações, à qual se vincula um sentido de participação e coletividade, e como esses sentidos são ressignificados na peça gráfica. Por meio da memória, busca-se ainda explicitar de que maneira, de acordo com a perspectiva semiótica, os processos comunicacionais ocorrem na esfera da urbe.
id ESPM-3_77d3488ca45dc11ce9dbcba68bb2e6ac
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/2315
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Modelização espacial, comunicação e memória cultural no bairro Lavapiés, em Madrid: a questão das corralasmemória cultural não-hereditáriacidadecoletividadeTendo por base o conceito de memória cultural não hereditária, proposto pelo semioticista da cultura Iuri Lotman, este artigo apresenta uma análise das corralas, um tipo de habitação popular presente no bairro Lavapiés, em Madrid, que será explorado como um texto cultural, e o modo pelo qual esse símbolo é traduzido no cartaz de divulgação das Fiestas Populares de Lavapiés de 2019. Com isso, objetiva-se pontuar a existência de um modelo subjacente a essas habitações, à qual se vincula um sentido de participação e coletividade, e como esses sentidos são ressignificados na peça gráfica. Por meio da memória, busca-se ainda explicitar de que maneira, de acordo com a perspectiva semiótica, os processos comunicacionais ocorrem na esfera da urbe.Escola Superior de Propaganda e Marketing2021-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/231510.18568/cmc.v18i52.2315Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 18 No. 52 (2021): MAIO/AGOSTOComunicação Mídia e Consumo; Vol. 18 Núm. 52 (2021): MAIO/AGOSTOComunicação Mídia e Consumo; v. 18 n. 52 (2021): MAIO/AGOSTO1983-707010.18568/cmc.v18i52reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporenghttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2315/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2315/pdf_1Copyright (c) 2021 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNakagawa, Regiane Miranda de Oliveira2022-06-22T13:42:19Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/2315Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2022-06-22T13:42:19Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelização espacial, comunicação e memória cultural no bairro Lavapiés, em Madrid: a questão das corralas
title Modelização espacial, comunicação e memória cultural no bairro Lavapiés, em Madrid: a questão das corralas
spellingShingle Modelização espacial, comunicação e memória cultural no bairro Lavapiés, em Madrid: a questão das corralas
Nakagawa, Regiane Miranda de Oliveira
memória cultural não-hereditária
cidade
coletividade
title_short Modelização espacial, comunicação e memória cultural no bairro Lavapiés, em Madrid: a questão das corralas
title_full Modelização espacial, comunicação e memória cultural no bairro Lavapiés, em Madrid: a questão das corralas
title_fullStr Modelização espacial, comunicação e memória cultural no bairro Lavapiés, em Madrid: a questão das corralas
title_full_unstemmed Modelização espacial, comunicação e memória cultural no bairro Lavapiés, em Madrid: a questão das corralas
title_sort Modelização espacial, comunicação e memória cultural no bairro Lavapiés, em Madrid: a questão das corralas
author Nakagawa, Regiane Miranda de Oliveira
author_facet Nakagawa, Regiane Miranda de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nakagawa, Regiane Miranda de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv memória cultural não-hereditária
cidade
coletividade
topic memória cultural não-hereditária
cidade
coletividade
description Tendo por base o conceito de memória cultural não hereditária, proposto pelo semioticista da cultura Iuri Lotman, este artigo apresenta uma análise das corralas, um tipo de habitação popular presente no bairro Lavapiés, em Madrid, que será explorado como um texto cultural, e o modo pelo qual esse símbolo é traduzido no cartaz de divulgação das Fiestas Populares de Lavapiés de 2019. Com isso, objetiva-se pontuar a existência de um modelo subjacente a essas habitações, à qual se vincula um sentido de participação e coletividade, e como esses sentidos são ressignificados na peça gráfica. Por meio da memória, busca-se ainda explicitar de que maneira, de acordo com a perspectiva semiótica, os processos comunicacionais ocorrem na esfera da urbe.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2315
10.18568/cmc.v18i52.2315
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2315
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v18i52.2315
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2315/pdf
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2315/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 18 No. 52 (2021): MAIO/AGOSTO
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 18 Núm. 52 (2021): MAIO/AGOSTO
Comunicação Mídia e Consumo; v. 18 n. 52 (2021): MAIO/AGOSTO
1983-7070
10.18568/cmc.v18i52
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890300715859968