Modelização espacial, comunicação e memória cultural no bairro Lavapiés, em Madrid: a questão das corralas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2315 |
Resumo: | Tendo por base o conceito de memória cultural não hereditária, proposto pelo semioticista da cultura Iuri Lotman, este artigo apresenta uma análise das corralas, um tipo de habitação popular presente no bairro Lavapiés, em Madrid, que será explorado como um texto cultural, e o modo pelo qual esse símbolo é traduzido no cartaz de divulgação das Fiestas Populares de Lavapiés de 2019. Com isso, objetiva-se pontuar a existência de um modelo subjacente a essas habitações, à qual se vincula um sentido de participação e coletividade, e como esses sentidos são ressignificados na peça gráfica. Por meio da memória, busca-se ainda explicitar de que maneira, de acordo com a perspectiva semiótica, os processos comunicacionais ocorrem na esfera da urbe. |
id |
ESPM-3_77d3488ca45dc11ce9dbcba68bb2e6ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/2315 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelização espacial, comunicação e memória cultural no bairro Lavapiés, em Madrid: a questão das corralasmemória cultural não-hereditáriacidadecoletividadeTendo por base o conceito de memória cultural não hereditária, proposto pelo semioticista da cultura Iuri Lotman, este artigo apresenta uma análise das corralas, um tipo de habitação popular presente no bairro Lavapiés, em Madrid, que será explorado como um texto cultural, e o modo pelo qual esse símbolo é traduzido no cartaz de divulgação das Fiestas Populares de Lavapiés de 2019. Com isso, objetiva-se pontuar a existência de um modelo subjacente a essas habitações, à qual se vincula um sentido de participação e coletividade, e como esses sentidos são ressignificados na peça gráfica. Por meio da memória, busca-se ainda explicitar de que maneira, de acordo com a perspectiva semiótica, os processos comunicacionais ocorrem na esfera da urbe.Escola Superior de Propaganda e Marketing2021-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/231510.18568/cmc.v18i52.2315Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 18 No. 52 (2021): MAIO/AGOSTOComunicação Mídia e Consumo; Vol. 18 Núm. 52 (2021): MAIO/AGOSTOComunicação Mídia e Consumo; v. 18 n. 52 (2021): MAIO/AGOSTO1983-707010.18568/cmc.v18i52reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporenghttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2315/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2315/pdf_1Copyright (c) 2021 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNakagawa, Regiane Miranda de Oliveira2022-06-22T13:42:19Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/2315Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2022-06-22T13:42:19Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelização espacial, comunicação e memória cultural no bairro Lavapiés, em Madrid: a questão das corralas |
title |
Modelização espacial, comunicação e memória cultural no bairro Lavapiés, em Madrid: a questão das corralas |
spellingShingle |
Modelização espacial, comunicação e memória cultural no bairro Lavapiés, em Madrid: a questão das corralas Nakagawa, Regiane Miranda de Oliveira memória cultural não-hereditária cidade coletividade |
title_short |
Modelização espacial, comunicação e memória cultural no bairro Lavapiés, em Madrid: a questão das corralas |
title_full |
Modelização espacial, comunicação e memória cultural no bairro Lavapiés, em Madrid: a questão das corralas |
title_fullStr |
Modelização espacial, comunicação e memória cultural no bairro Lavapiés, em Madrid: a questão das corralas |
title_full_unstemmed |
Modelização espacial, comunicação e memória cultural no bairro Lavapiés, em Madrid: a questão das corralas |
title_sort |
Modelização espacial, comunicação e memória cultural no bairro Lavapiés, em Madrid: a questão das corralas |
author |
Nakagawa, Regiane Miranda de Oliveira |
author_facet |
Nakagawa, Regiane Miranda de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nakagawa, Regiane Miranda de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
memória cultural não-hereditária cidade coletividade |
topic |
memória cultural não-hereditária cidade coletividade |
description |
Tendo por base o conceito de memória cultural não hereditária, proposto pelo semioticista da cultura Iuri Lotman, este artigo apresenta uma análise das corralas, um tipo de habitação popular presente no bairro Lavapiés, em Madrid, que será explorado como um texto cultural, e o modo pelo qual esse símbolo é traduzido no cartaz de divulgação das Fiestas Populares de Lavapiés de 2019. Com isso, objetiva-se pontuar a existência de um modelo subjacente a essas habitações, à qual se vincula um sentido de participação e coletividade, e como esses sentidos são ressignificados na peça gráfica. Por meio da memória, busca-se ainda explicitar de que maneira, de acordo com a perspectiva semiótica, os processos comunicacionais ocorrem na esfera da urbe. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2315 10.18568/cmc.v18i52.2315 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2315 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v18i52.2315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2315/pdf https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2315/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 18 No. 52 (2021): MAIO/AGOSTO Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 18 Núm. 52 (2021): MAIO/AGOSTO Comunicação Mídia e Consumo; v. 18 n. 52 (2021): MAIO/AGOSTO 1983-7070 10.18568/cmc.v18i52 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890300715859968 |