Cinema em cartazes: um passeio pelo percurso da escrita verbovisual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Denise Azevedo Duarte
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/285
Resumo: Este artigo tem cartazes de cinema como objeto de estudo e pretende demonstrar como eles dão continuidade, hoje, a um projeto em busca da visualidade, proveniente do barroco e que conquista espaço e forma na contemporaneidade. A linguagem do cartaz, como produto comunicativo híbrido, é analisada por intermédio de um estudo comparativo sobre a evolução da poesia visual no ocidente. Uma leitura intersemiótica tenta investigar processos criativos que integram signos verbais e interfaces icônicas no texto impresso.
id ESPM-3_8ff4d8b2a1d6509ec71c13f4060ca226
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/285
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Cinema em cartazes: um passeio pelo percurso da escrita verbovisualCartazes de filmescomunicação visualneobarroco contemporâneoEste artigo tem cartazes de cinema como objeto de estudo e pretende demonstrar como eles dão continuidade, hoje, a um projeto em busca da visualidade, proveniente do barroco e que conquista espaço e forma na contemporaneidade. A linguagem do cartaz, como produto comunicativo híbrido, é analisada por intermédio de um estudo comparativo sobre a evolução da poesia visual no ocidente. Uma leitura intersemiótica tenta investigar processos criativos que integram signos verbais e interfaces icônicas no texto impresso.Escola Superior de Propaganda e Marketing2011-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/28510.18568/cmc.v7i20.285Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 7 No. 20 (2010): Comunicação e consumo; 275-298Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 7 Núm. 20 (2010): Comunicação e consumo; 275-298Comunicação Mídia e Consumo; v. 7 n. 20 (2010): Comunicação e consumo; 275-2981983-707010.18568/cmc.v7i20reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/285/260Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Denise Azevedo Duarte2020-11-03T18:26:36Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/285Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2020-11-03T18:26:36Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinema em cartazes: um passeio pelo percurso da escrita verbovisual
title Cinema em cartazes: um passeio pelo percurso da escrita verbovisual
spellingShingle Cinema em cartazes: um passeio pelo percurso da escrita verbovisual
Guimarães, Denise Azevedo Duarte
Cartazes de filmes
comunicação visual
neobarroco contemporâneo
title_short Cinema em cartazes: um passeio pelo percurso da escrita verbovisual
title_full Cinema em cartazes: um passeio pelo percurso da escrita verbovisual
title_fullStr Cinema em cartazes: um passeio pelo percurso da escrita verbovisual
title_full_unstemmed Cinema em cartazes: um passeio pelo percurso da escrita verbovisual
title_sort Cinema em cartazes: um passeio pelo percurso da escrita verbovisual
author Guimarães, Denise Azevedo Duarte
author_facet Guimarães, Denise Azevedo Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Denise Azevedo Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Cartazes de filmes
comunicação visual
neobarroco contemporâneo
topic Cartazes de filmes
comunicação visual
neobarroco contemporâneo
description Este artigo tem cartazes de cinema como objeto de estudo e pretende demonstrar como eles dão continuidade, hoje, a um projeto em busca da visualidade, proveniente do barroco e que conquista espaço e forma na contemporaneidade. A linguagem do cartaz, como produto comunicativo híbrido, é analisada por intermédio de um estudo comparativo sobre a evolução da poesia visual no ocidente. Uma leitura intersemiótica tenta investigar processos criativos que integram signos verbais e interfaces icônicas no texto impresso.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/285
10.18568/cmc.v7i20.285
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/285
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v7i20.285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/285/260
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 7 No. 20 (2010): Comunicação e consumo; 275-298
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 7 Núm. 20 (2010): Comunicação e consumo; 275-298
Comunicação Mídia e Consumo; v. 7 n. 20 (2010): Comunicação e consumo; 275-298
1983-7070
10.18568/cmc.v7i20
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890299533066240