A efetividade de um programa de alfabetização em mídia digital para idosos brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
DOI: | 10.18568/cmc.v20i58.2792 |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2792 |
Resumo: | This paper presents the results of a survey carried out with 347 people, over 60 years old, via proportionate stratified random sampling of the Brazilian population of older adults, whose main objective was to verify if they reach the best conditions to deal with disinformation shared on social networks, after taking a 10-day WhatsApp course. Respondents were observed in two stages. In each stage a different questionnaire was applied, and the respondents needed to evaluate if headlines were true or false. As a result, we can mention that the digital literacy course increased the older adults’ proficiency in detecting the nature of information after two months of the course's completion. |
id |
ESPM-3_9df9e7ea3453694b47736e70152184fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/2792 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
spelling |
A efetividade de um programa de alfabetização em mídia digital para idosos brasileirosDesinformaçãoeducação midiáticaleitura lateralpós-verdadewhatsappDesinformationMedia literacyLateral readingPost-truthWhatsAppThis paper presents the results of a survey carried out with 347 people, over 60 years old, via proportionate stratified random sampling of the Brazilian population of older adults, whose main objective was to verify if they reach the best conditions to deal with disinformation shared on social networks, after taking a 10-day WhatsApp course. Respondents were observed in two stages. In each stage a different questionnaire was applied, and the respondents needed to evaluate if headlines were true or false. As a result, we can mention that the digital literacy course increased the older adults’ proficiency in detecting the nature of information after two months of the course's completion.Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa quantitativa realizada com 347 pessoas com mais de 60 anos, via estratificação proporcional ao tamanho da população brasileira de idosos, cujo principal objetivo foi o de verificar se elas alcançaram melhores condições para lidar com a desinformação compartilhada nas redes sociais, após realizarem um curso por WhatsApp em 10 dias. Os respondentes foram observados em dois estágios. Em cada estágio um instrumento diferente foi aplicado e os respondentes precisavam avaliar se as notícias eram verdadeiras ou falsas. Como resultado, podemos citar que o curso de letramento digital aumentou a proficiência do idoso em detectar a natureza da informação após dois meses da conclusão do curso.Escola Superior de Propaganda e Marketing2023-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/279210.18568/cmc.v20i58.2792Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 20 No. 58 (2023): MAIO/AGO Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 20 Núm. 58 (2023): MAIO/AGO Comunicação Mídia e Consumo; v. 20 n. 58 (2023): MAIO/AGO 1983-707010.18568/cmc.v20i58reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporenghttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2792/1250https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2792/1251Copyright (c) 2023 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Cléber da CostaAntonioli, Maria ElisabeteGil, Patrícia Guimarães2024-02-12T13:33:09Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/2792Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2024-02-12T13:33:09Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A efetividade de um programa de alfabetização em mídia digital para idosos brasileiros |
title |
A efetividade de um programa de alfabetização em mídia digital para idosos brasileiros |
spellingShingle |
A efetividade de um programa de alfabetização em mídia digital para idosos brasileiros A efetividade de um programa de alfabetização em mídia digital para idosos brasileiros Figueiredo, Cléber da Costa Desinformação educação midiática leitura lateral pós-verdade Desinformation Media literacy Lateral reading Post-truth Figueiredo, Cléber da Costa Desinformação educação midiática leitura lateral pós-verdade Desinformation Media literacy Lateral reading Post-truth |
title_short |
A efetividade de um programa de alfabetização em mídia digital para idosos brasileiros |
title_full |
A efetividade de um programa de alfabetização em mídia digital para idosos brasileiros |
title_fullStr |
A efetividade de um programa de alfabetização em mídia digital para idosos brasileiros A efetividade de um programa de alfabetização em mídia digital para idosos brasileiros |
title_full_unstemmed |
A efetividade de um programa de alfabetização em mídia digital para idosos brasileiros A efetividade de um programa de alfabetização em mídia digital para idosos brasileiros |
title_sort |
A efetividade de um programa de alfabetização em mídia digital para idosos brasileiros |
author |
Figueiredo, Cléber da Costa |
author_facet |
Figueiredo, Cléber da Costa Figueiredo, Cléber da Costa Antonioli, Maria Elisabete Gil, Patrícia Guimarães Antonioli, Maria Elisabete Gil, Patrícia Guimarães |
author_role |
author |
author2 |
Antonioli, Maria Elisabete Gil, Patrícia Guimarães |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Cléber da Costa Antonioli, Maria Elisabete Gil, Patrícia Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desinformação educação midiática leitura lateral pós-verdade Desinformation Media literacy Lateral reading Post-truth |
topic |
Desinformação educação midiática leitura lateral pós-verdade Desinformation Media literacy Lateral reading Post-truth |
description |
This paper presents the results of a survey carried out with 347 people, over 60 years old, via proportionate stratified random sampling of the Brazilian population of older adults, whose main objective was to verify if they reach the best conditions to deal with disinformation shared on social networks, after taking a 10-day WhatsApp course. Respondents were observed in two stages. In each stage a different questionnaire was applied, and the respondents needed to evaluate if headlines were true or false. As a result, we can mention that the digital literacy course increased the older adults’ proficiency in detecting the nature of information after two months of the course's completion. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2792 10.18568/cmc.v20i58.2792 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2792 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v20i58.2792 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2792/1250 https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2792/1251 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 20 No. 58 (2023): MAIO/AGO Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 20 Núm. 58 (2023): MAIO/AGO Comunicação Mídia e Consumo; v. 20 n. 58 (2023): MAIO/AGO 1983-7070 10.18568/cmc.v20i58 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1822179467623137280 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18568/cmc.v20i58.2792 |