A efetividade de um programa de alfabetização em mídia digital para idosos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Cléber da Costa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Antonioli, Maria Elisabete, Gil, Patrícia Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
DOI: 10.18568/cmc.v20i58.2792
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2792
Resumo: This paper presents the results of a survey carried out with 347 people, over 60 years old, via proportionate stratified random sampling of the Brazilian population of older adults, whose main objective was to verify if they reach the best conditions to deal with disinformation shared on social networks, after taking a 10-day WhatsApp course. Respondents were observed in two stages. In each stage a different questionnaire was applied, and the respondents needed to evaluate if headlines were true or false. As a result, we can mention that the digital literacy course increased the older adults’ proficiency in detecting the nature of information after two months of the course's completion.
id ESPM-3_9df9e7ea3453694b47736e70152184fb
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/2792
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
spelling A efetividade de um programa de alfabetização em mídia digital para idosos brasileirosDesinformaçãoeducação midiáticaleitura lateralpós-verdadewhatsappDesinformationMedia literacyLateral readingPost-truthWhatsAppThis paper presents the results of a survey carried out with 347 people, over 60 years old, via proportionate stratified random sampling of the Brazilian population of older adults, whose main objective was to verify if they reach the best conditions to deal with disinformation shared on social networks, after taking a 10-day WhatsApp course. Respondents were observed in two stages. In each stage a different questionnaire was applied, and the respondents needed to evaluate if headlines were true or false. As a result, we can mention that the digital literacy course increased the older adults’ proficiency in detecting the nature of information after two months of the course's completion.Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa quantitativa realizada com 347 pessoas com mais de 60 anos, via estratificação proporcional ao tamanho da população brasileira de idosos, cujo principal objetivo foi o de verificar se elas alcançaram melhores condições para lidar com a desinformação compartilhada nas redes sociais, após realizarem um curso por WhatsApp em 10 dias. Os respondentes foram observados em dois estágios. Em cada estágio um instrumento diferente foi aplicado e os respondentes precisavam avaliar se as notícias eram verdadeiras ou falsas. Como resultado, podemos citar que o curso de letramento digital aumentou a proficiência do idoso em detectar a natureza da informação após dois meses da conclusão do curso.Escola Superior de Propaganda e Marketing2023-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/279210.18568/cmc.v20i58.2792Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 20 No. 58 (2023): MAIO/AGO Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 20 Núm. 58 (2023): MAIO/AGO Comunicação Mídia e Consumo; v. 20 n. 58 (2023): MAIO/AGO 1983-707010.18568/cmc.v20i58reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporenghttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2792/1250https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2792/1251Copyright (c) 2023 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Cléber da CostaAntonioli, Maria ElisabeteGil, Patrícia Guimarães2024-02-12T13:33:09Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/2792Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2024-02-12T13:33:09Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv A efetividade de um programa de alfabetização em mídia digital para idosos brasileiros
title A efetividade de um programa de alfabetização em mídia digital para idosos brasileiros
spellingShingle A efetividade de um programa de alfabetização em mídia digital para idosos brasileiros
A efetividade de um programa de alfabetização em mídia digital para idosos brasileiros
Figueiredo, Cléber da Costa
Desinformação
educação midiática
leitura lateral
pós-verdade
whatsapp
Desinformation
Media literacy
Lateral reading
Post-truth
WhatsApp
Figueiredo, Cléber da Costa
Desinformação
educação midiática
leitura lateral
pós-verdade
whatsapp
Desinformation
Media literacy
Lateral reading
Post-truth
WhatsApp
title_short A efetividade de um programa de alfabetização em mídia digital para idosos brasileiros
title_full A efetividade de um programa de alfabetização em mídia digital para idosos brasileiros
title_fullStr A efetividade de um programa de alfabetização em mídia digital para idosos brasileiros
A efetividade de um programa de alfabetização em mídia digital para idosos brasileiros
title_full_unstemmed A efetividade de um programa de alfabetização em mídia digital para idosos brasileiros
A efetividade de um programa de alfabetização em mídia digital para idosos brasileiros
title_sort A efetividade de um programa de alfabetização em mídia digital para idosos brasileiros
author Figueiredo, Cléber da Costa
author_facet Figueiredo, Cléber da Costa
Figueiredo, Cléber da Costa
Antonioli, Maria Elisabete
Gil, Patrícia Guimarães
Antonioli, Maria Elisabete
Gil, Patrícia Guimarães
author_role author
author2 Antonioli, Maria Elisabete
Gil, Patrícia Guimarães
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Cléber da Costa
Antonioli, Maria Elisabete
Gil, Patrícia Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Desinformação
educação midiática
leitura lateral
pós-verdade
whatsapp
Desinformation
Media literacy
Lateral reading
Post-truth
WhatsApp
topic Desinformação
educação midiática
leitura lateral
pós-verdade
whatsapp
Desinformation
Media literacy
Lateral reading
Post-truth
WhatsApp
description This paper presents the results of a survey carried out with 347 people, over 60 years old, via proportionate stratified random sampling of the Brazilian population of older adults, whose main objective was to verify if they reach the best conditions to deal with disinformation shared on social networks, after taking a 10-day WhatsApp course. Respondents were observed in two stages. In each stage a different questionnaire was applied, and the respondents needed to evaluate if headlines were true or false. As a result, we can mention that the digital literacy course increased the older adults’ proficiency in detecting the nature of information after two months of the course's completion.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2792
10.18568/cmc.v20i58.2792
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2792
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v20i58.2792
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2792/1250
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2792/1251
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 20 No. 58 (2023): MAIO/AGO
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 20 Núm. 58 (2023): MAIO/AGO
Comunicação Mídia e Consumo; v. 20 n. 58 (2023): MAIO/AGO
1983-7070
10.18568/cmc.v20i58
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1822179467623137280
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.18568/cmc.v20i58.2792