Absolut x Adbusters: vínculos sociais da publicidade revelados pela antipublicidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/131 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é evidenciar alguns vínculos que a publicidade estabelece com o mundo social por meio do olhar tensionador da antipublicidade. Tomando por base autores como Stuart Hall e Michel Foucault, e através de uma análise sociossemiótica de anúncios da Absolut Vodka e dos spoof ads da ONG canadense Adbusters, procuramos evidenciar alguns dos modos pelos quais a masculinidade é uma representação socialmente compartilhada, tornando-se um elemento relevante a ser considerado na construção de campanhas publicitárias. Palavras-chave: Antipublicidade; publicidade; representações sociais. ABSTRACT The aim of this paper is to evidence the links which advertisements build with the social world from the questioning point of view of spoof ads. Based on authors such as Stuart Hall and Michel Foucault, and through a socio- semiotic analysis of Absolut Vodka ads and the spoof ads produced by Canadian NGO Adbusters, we try to highlight some of the ways in which masculinity is a socially shared representation, thus an important factor to be considered in the construction of advertising campaigns. Keywords: Spoof ads; advertisement; social representations. |
id |
ESPM-3_a6e284c63d9af034642edf822d3b5440 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/131 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Absolut x Adbusters: vínculos sociais da publicidade revelados pela antipublicidadeO objetivo deste artigo é evidenciar alguns vínculos que a publicidade estabelece com o mundo social por meio do olhar tensionador da antipublicidade. Tomando por base autores como Stuart Hall e Michel Foucault, e através de uma análise sociossemiótica de anúncios da Absolut Vodka e dos spoof ads da ONG canadense Adbusters, procuramos evidenciar alguns dos modos pelos quais a masculinidade é uma representação socialmente compartilhada, tornando-se um elemento relevante a ser considerado na construção de campanhas publicitárias. Palavras-chave: Antipublicidade; publicidade; representações sociais. ABSTRACT The aim of this paper is to evidence the links which advertisements build with the social world from the questioning point of view of spoof ads. Based on authors such as Stuart Hall and Michel Foucault, and through a socio- semiotic analysis of Absolut Vodka ads and the spoof ads produced by Canadian NGO Adbusters, we try to highlight some of the ways in which masculinity is a socially shared representation, thus an important factor to be considered in the construction of advertising campaigns. Keywords: Spoof ads; advertisement; social representations.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/13110.18568/cmc.v5i13.131Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 No. 13 (2008): Comunicação e juventude; 159-177Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 Núm. 13 (2008): Comunicação e juventude; 159-177Comunicação Mídia e Consumo; v. 5 n. 13 (2008): Comunicação e juventude; 159-1771983-707010.18568/cmc.v5i13reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/131/132Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, SimoneSilva, Vanessa2012-04-11T19:53:04Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/131Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:53:04Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Absolut x Adbusters: vínculos sociais da publicidade revelados pela antipublicidade |
title |
Absolut x Adbusters: vínculos sociais da publicidade revelados pela antipublicidade |
spellingShingle |
Absolut x Adbusters: vínculos sociais da publicidade revelados pela antipublicidade Rocha, Simone |
title_short |
Absolut x Adbusters: vínculos sociais da publicidade revelados pela antipublicidade |
title_full |
Absolut x Adbusters: vínculos sociais da publicidade revelados pela antipublicidade |
title_fullStr |
Absolut x Adbusters: vínculos sociais da publicidade revelados pela antipublicidade |
title_full_unstemmed |
Absolut x Adbusters: vínculos sociais da publicidade revelados pela antipublicidade |
title_sort |
Absolut x Adbusters: vínculos sociais da publicidade revelados pela antipublicidade |
author |
Rocha, Simone |
author_facet |
Rocha, Simone Silva, Vanessa |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Vanessa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Simone Silva, Vanessa |
description |
O objetivo deste artigo é evidenciar alguns vínculos que a publicidade estabelece com o mundo social por meio do olhar tensionador da antipublicidade. Tomando por base autores como Stuart Hall e Michel Foucault, e através de uma análise sociossemiótica de anúncios da Absolut Vodka e dos spoof ads da ONG canadense Adbusters, procuramos evidenciar alguns dos modos pelos quais a masculinidade é uma representação socialmente compartilhada, tornando-se um elemento relevante a ser considerado na construção de campanhas publicitárias. Palavras-chave: Antipublicidade; publicidade; representações sociais. ABSTRACT The aim of this paper is to evidence the links which advertisements build with the social world from the questioning point of view of spoof ads. Based on authors such as Stuart Hall and Michel Foucault, and through a socio- semiotic analysis of Absolut Vodka ads and the spoof ads produced by Canadian NGO Adbusters, we try to highlight some of the ways in which masculinity is a socially shared representation, thus an important factor to be considered in the construction of advertising campaigns. Keywords: Spoof ads; advertisement; social representations. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/131 10.18568/cmc.v5i13.131 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/131 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v5i13.131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/131/132 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 No. 13 (2008): Comunicação e juventude; 159-177 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 Núm. 13 (2008): Comunicação e juventude; 159-177 Comunicação Mídia e Consumo; v. 5 n. 13 (2008): Comunicação e juventude; 159-177 1983-7070 10.18568/cmc.v5i13 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890299021361152 |