DO CONSUMO AO ESTRANHAMENTO: Identidade e resistência cultural instauradas na tensão entre anúncios de publicidade e de antipublicidade sobre o corpo feminino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contracampo |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17178 |
Resumo: | O objetivo deste artigo consiste em investigar o consumo tanto como um conjunto de relações comerciais, quanto como uma prática que se funda no campo da cultura e que contribui no processo de formação identitária dos sujeitos. Apoiamos-nos no marco teórico-metodológico do circuito da cultura e na concepção Foulcoutiana de formações discursivas. Empiricamente, propomos analisar, de um lado, um anúncio da grife Calvin Klein, buscando evidenciar, em que medida o corpo feminino enfocado nesse anúncio se constitui enquanto um objeto de consumo. E, por outro lado, uma antipublicidade produzida pela ONG canadense Adbusters, como forma de demonstrar em que medida esse corpo que se oferece ao consumo não é uno, mas se constitui como um terreno de conflitos, negociações e (re)significações, oferecendo diferentes modelos identitários e possibilidades de apropriações. |
id |
UFF-5_bc4fc24ccc4d6ba19fad54c1af5d61eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17178 |
network_acronym_str |
UFF-5 |
network_name_str |
Contracampo |
repository_id_str |
|
spelling |
DO CONSUMO AO ESTRANHAMENTO: Identidade e resistência cultural instauradas na tensão entre anúncios de publicidade e de antipublicidade sobre o corpo femininoconsumoidentidadecorpo.O objetivo deste artigo consiste em investigar o consumo tanto como um conjunto de relações comerciais, quanto como uma prática que se funda no campo da cultura e que contribui no processo de formação identitária dos sujeitos. Apoiamos-nos no marco teórico-metodológico do circuito da cultura e na concepção Foulcoutiana de formações discursivas. Empiricamente, propomos analisar, de um lado, um anúncio da grife Calvin Klein, buscando evidenciar, em que medida o corpo feminino enfocado nesse anúncio se constitui enquanto um objeto de consumo. E, por outro lado, uma antipublicidade produzida pela ONG canadense Adbusters, como forma de demonstrar em que medida esse corpo que se oferece ao consumo não é uno, mas se constitui como um terreno de conflitos, negociações e (re)significações, oferecendo diferentes modelos identitários e possibilidades de apropriações.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2009-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1717810.22409/contracampo.v0i20.14Contracampo; n. 20 (2009): Comunicação e Consumo; 49-632238-25771414-748310.22409/contracampo.v0i20reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17178/10816Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, SimoneSilva, Vanessa2018-09-13T16:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17178Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T16:26:42Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DO CONSUMO AO ESTRANHAMENTO: Identidade e resistência cultural instauradas na tensão entre anúncios de publicidade e de antipublicidade sobre o corpo feminino |
title |
DO CONSUMO AO ESTRANHAMENTO: Identidade e resistência cultural instauradas na tensão entre anúncios de publicidade e de antipublicidade sobre o corpo feminino |
spellingShingle |
DO CONSUMO AO ESTRANHAMENTO: Identidade e resistência cultural instauradas na tensão entre anúncios de publicidade e de antipublicidade sobre o corpo feminino Rocha, Simone consumo identidade corpo. |
title_short |
DO CONSUMO AO ESTRANHAMENTO: Identidade e resistência cultural instauradas na tensão entre anúncios de publicidade e de antipublicidade sobre o corpo feminino |
title_full |
DO CONSUMO AO ESTRANHAMENTO: Identidade e resistência cultural instauradas na tensão entre anúncios de publicidade e de antipublicidade sobre o corpo feminino |
title_fullStr |
DO CONSUMO AO ESTRANHAMENTO: Identidade e resistência cultural instauradas na tensão entre anúncios de publicidade e de antipublicidade sobre o corpo feminino |
title_full_unstemmed |
DO CONSUMO AO ESTRANHAMENTO: Identidade e resistência cultural instauradas na tensão entre anúncios de publicidade e de antipublicidade sobre o corpo feminino |
title_sort |
DO CONSUMO AO ESTRANHAMENTO: Identidade e resistência cultural instauradas na tensão entre anúncios de publicidade e de antipublicidade sobre o corpo feminino |
author |
Rocha, Simone |
author_facet |
Rocha, Simone Silva, Vanessa |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Vanessa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Simone Silva, Vanessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
consumo identidade corpo. |
topic |
consumo identidade corpo. |
description |
O objetivo deste artigo consiste em investigar o consumo tanto como um conjunto de relações comerciais, quanto como uma prática que se funda no campo da cultura e que contribui no processo de formação identitária dos sujeitos. Apoiamos-nos no marco teórico-metodológico do circuito da cultura e na concepção Foulcoutiana de formações discursivas. Empiricamente, propomos analisar, de um lado, um anúncio da grife Calvin Klein, buscando evidenciar, em que medida o corpo feminino enfocado nesse anúncio se constitui enquanto um objeto de consumo. E, por outro lado, uma antipublicidade produzida pela ONG canadense Adbusters, como forma de demonstrar em que medida esse corpo que se oferece ao consumo não é uno, mas se constitui como um terreno de conflitos, negociações e (re)significações, oferecendo diferentes modelos identitários e possibilidades de apropriações. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17178 10.22409/contracampo.v0i20.14 |
url |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17178 |
identifier_str_mv |
10.22409/contracampo.v0i20.14 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17178/10816 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Contracampo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Contracampo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contracampo; n. 20 (2009): Comunicação e Consumo; 49-63 2238-2577 1414-7483 10.22409/contracampo.v0i20 reponame:Contracampo instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Contracampo |
collection |
Contracampo |
repository.name.fl_str_mv |
Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contracampo.uff@gmail.com |
_version_ |
1799705520665264128 |