DO CONSUMO AO ESTRANHAMENTO: Identidade e resistência cultural instauradas na tensão entre anúncios de publicidade e de antipublicidade sobre o corpo feminino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Simone
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Silva, Vanessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contracampo
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17178
Resumo: O objetivo deste artigo consiste em investigar o consumo tanto como um conjunto de relações comerciais, quanto como uma prática que se funda no campo da cultura e que contribui no processo de formação identitária dos sujeitos. Apoiamos-nos no marco teórico-metodológico do circuito da cultura e na concepção Foulcoutiana de formações discursivas. Empiricamente, propomos analisar, de um lado, um anúncio da grife Calvin Klein, buscando evidenciar, em que medida o corpo feminino enfocado nesse anúncio se constitui enquanto um objeto de consumo. E, por outro lado, uma antipublicidade produzida pela ONG canadense Adbusters, como forma de demonstrar em que medida esse corpo que se oferece ao consumo não é uno, mas se constitui como um terreno de conflitos, negociações e (re)significações, oferecendo diferentes modelos identitários e possibilidades de apropriações.
id UFF-5_bc4fc24ccc4d6ba19fad54c1af5d61eb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17178
network_acronym_str UFF-5
network_name_str Contracampo
repository_id_str
spelling DO CONSUMO AO ESTRANHAMENTO: Identidade e resistência cultural instauradas na tensão entre anúncios de publicidade e de antipublicidade sobre o corpo femininoconsumoidentidadecorpo.O objetivo deste artigo consiste em investigar o consumo tanto como um conjunto de relações comerciais, quanto como uma prática que se funda no campo da cultura e que contribui no processo de formação identitária dos sujeitos. Apoiamos-nos no marco teórico-metodológico do circuito da cultura e na concepção Foulcoutiana de formações discursivas. Empiricamente, propomos analisar, de um lado, um anúncio da grife Calvin Klein, buscando evidenciar, em que medida o corpo feminino enfocado nesse anúncio se constitui enquanto um objeto de consumo. E, por outro lado, uma antipublicidade produzida pela ONG canadense Adbusters, como forma de demonstrar em que medida esse corpo que se oferece ao consumo não é uno, mas se constitui como um terreno de conflitos, negociações e (re)significações, oferecendo diferentes modelos identitários e possibilidades de apropriações.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2009-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1717810.22409/contracampo.v0i20.14Contracampo; n. 20 (2009): Comunicação e Consumo; 49-632238-25771414-748310.22409/contracampo.v0i20reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17178/10816Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, SimoneSilva, Vanessa2018-09-13T16:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17178Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T16:26:42Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv DO CONSUMO AO ESTRANHAMENTO: Identidade e resistência cultural instauradas na tensão entre anúncios de publicidade e de antipublicidade sobre o corpo feminino
title DO CONSUMO AO ESTRANHAMENTO: Identidade e resistência cultural instauradas na tensão entre anúncios de publicidade e de antipublicidade sobre o corpo feminino
spellingShingle DO CONSUMO AO ESTRANHAMENTO: Identidade e resistência cultural instauradas na tensão entre anúncios de publicidade e de antipublicidade sobre o corpo feminino
Rocha, Simone
consumo
identidade
corpo.
title_short DO CONSUMO AO ESTRANHAMENTO: Identidade e resistência cultural instauradas na tensão entre anúncios de publicidade e de antipublicidade sobre o corpo feminino
title_full DO CONSUMO AO ESTRANHAMENTO: Identidade e resistência cultural instauradas na tensão entre anúncios de publicidade e de antipublicidade sobre o corpo feminino
title_fullStr DO CONSUMO AO ESTRANHAMENTO: Identidade e resistência cultural instauradas na tensão entre anúncios de publicidade e de antipublicidade sobre o corpo feminino
title_full_unstemmed DO CONSUMO AO ESTRANHAMENTO: Identidade e resistência cultural instauradas na tensão entre anúncios de publicidade e de antipublicidade sobre o corpo feminino
title_sort DO CONSUMO AO ESTRANHAMENTO: Identidade e resistência cultural instauradas na tensão entre anúncios de publicidade e de antipublicidade sobre o corpo feminino
author Rocha, Simone
author_facet Rocha, Simone
Silva, Vanessa
author_role author
author2 Silva, Vanessa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Simone
Silva, Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv consumo
identidade
corpo.
topic consumo
identidade
corpo.
description O objetivo deste artigo consiste em investigar o consumo tanto como um conjunto de relações comerciais, quanto como uma prática que se funda no campo da cultura e que contribui no processo de formação identitária dos sujeitos. Apoiamos-nos no marco teórico-metodológico do circuito da cultura e na concepção Foulcoutiana de formações discursivas. Empiricamente, propomos analisar, de um lado, um anúncio da grife Calvin Klein, buscando evidenciar, em que medida o corpo feminino enfocado nesse anúncio se constitui enquanto um objeto de consumo. E, por outro lado, uma antipublicidade produzida pela ONG canadense Adbusters, como forma de demonstrar em que medida esse corpo que se oferece ao consumo não é uno, mas se constitui como um terreno de conflitos, negociações e (re)significações, oferecendo diferentes modelos identitários e possibilidades de apropriações.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17178
10.22409/contracampo.v0i20.14
url https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17178
identifier_str_mv 10.22409/contracampo.v0i20.14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17178/10816
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Contracampo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Contracampo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Contracampo; n. 20 (2009): Comunicação e Consumo; 49-63
2238-2577
1414-7483
10.22409/contracampo.v0i20
reponame:Contracampo
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Contracampo
collection Contracampo
repository.name.fl_str_mv Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||contracampo.uff@gmail.com
_version_ 1799705520665264128