A CRIAÇÃO DE ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCOMUNICATIVAS EM ESCOLAS PÚBLICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTE DE FRANÇA, ROBERTA
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: REGINA SOUZA, KAMILA, SILVEIRA SARTORI, ADEMILDE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1294
Resumo: Este artigo propõe refletir sobre Educomunicação e Educação Popular a partir de práticas pedagógicas educomunicativas desenvolvidas por educadores(as) populares do Ceará. Trazemos aqui o resultado do exercício reflexivo de pesquisa em andamento sobre a importância de articular a educação popular ao contexto da educação escolar. Para isso, recorremos às visões de autores que pensam Educomunicação e Educação Popular solidificando-os em práticas e teorias. Para subsidiar nossas reflexões, utilizamos como objeto de análise a experiência de doze educadores(as) populares que ministraram oficinas de comunicação no projeto chamado Laboratórios de Comunicação Escolar/Projeto Entrelace, em sete escolas públicas de Fortaleza e Região Metropolitana. A partir de fragmentos do conteúdo das entrevistas, apresentamos e refletimos sobre o que eles(as) entendem sobre Educomunicação e Educação Popular e também como compreendem sua prática pedagógica nas oficinas de comunicação que ministraram no referido projeto. Os(as) educadores(as) destacam a importância de suas práticas estarem envolvidas com temas que problematizem o mundo, a sociedade e as questões levadas pelos(as) educandos(as) para ambientes de aprendizagem, como a escola pública.
id UFPI-5_3862d94aa451eeeb71c18a2192059957
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1294
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A CRIAÇÃO DE ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCOMUNICATIVAS EM ESCOLAS PÚBLICASPráticas Pedagógias EducomunicativasEducomunicaçãoEducação PopularEcossistemas ComunicativosEste artigo propõe refletir sobre Educomunicação e Educação Popular a partir de práticas pedagógicas educomunicativas desenvolvidas por educadores(as) populares do Ceará. Trazemos aqui o resultado do exercício reflexivo de pesquisa em andamento sobre a importância de articular a educação popular ao contexto da educação escolar. Para isso, recorremos às visões de autores que pensam Educomunicação e Educação Popular solidificando-os em práticas e teorias. Para subsidiar nossas reflexões, utilizamos como objeto de análise a experiência de doze educadores(as) populares que ministraram oficinas de comunicação no projeto chamado Laboratórios de Comunicação Escolar/Projeto Entrelace, em sete escolas públicas de Fortaleza e Região Metropolitana. A partir de fragmentos do conteúdo das entrevistas, apresentamos e refletimos sobre o que eles(as) entendem sobre Educomunicação e Educação Popular e também como compreendem sua prática pedagógica nas oficinas de comunicação que ministraram no referido projeto. Os(as) educadores(as) destacam a importância de suas práticas estarem envolvidas com temas que problematizem o mundo, a sociedade e as questões levadas pelos(as) educandos(as) para ambientes de aprendizagem, como a escola pública.Universidade Federal do Piauí2015-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/129410.26694/les.v0i32.8633Languages, Education and Society; No. 32 (2015); 221-243Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 32 (2015); 221-243Linguagens, Educação e Sociedade; n. 32 (2015); 221-2432526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1294/1141Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCAVALCANTE DE FRANÇA, ROBERTA REGINA SOUZA, KAMILA SILVEIRA SARTORI, ADEMILDE 2021-12-16T11:18:14Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1294Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:18:14Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv A CRIAÇÃO DE ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCOMUNICATIVAS EM ESCOLAS PÚBLICAS
title A CRIAÇÃO DE ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCOMUNICATIVAS EM ESCOLAS PÚBLICAS
spellingShingle A CRIAÇÃO DE ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCOMUNICATIVAS EM ESCOLAS PÚBLICAS
CAVALCANTE DE FRANÇA, ROBERTA
Práticas Pedagógias Educomunicativas
Educomunicação
Educação Popular
Ecossistemas Comunicativos
title_short A CRIAÇÃO DE ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCOMUNICATIVAS EM ESCOLAS PÚBLICAS
title_full A CRIAÇÃO DE ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCOMUNICATIVAS EM ESCOLAS PÚBLICAS
title_fullStr A CRIAÇÃO DE ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCOMUNICATIVAS EM ESCOLAS PÚBLICAS
title_full_unstemmed A CRIAÇÃO DE ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCOMUNICATIVAS EM ESCOLAS PÚBLICAS
title_sort A CRIAÇÃO DE ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCOMUNICATIVAS EM ESCOLAS PÚBLICAS
author CAVALCANTE DE FRANÇA, ROBERTA
author_facet CAVALCANTE DE FRANÇA, ROBERTA
REGINA SOUZA, KAMILA
SILVEIRA SARTORI, ADEMILDE
author_role author
author2 REGINA SOUZA, KAMILA
SILVEIRA SARTORI, ADEMILDE
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTE DE FRANÇA, ROBERTA
REGINA SOUZA, KAMILA
SILVEIRA SARTORI, ADEMILDE
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Pedagógias Educomunicativas
Educomunicação
Educação Popular
Ecossistemas Comunicativos
topic Práticas Pedagógias Educomunicativas
Educomunicação
Educação Popular
Ecossistemas Comunicativos
description Este artigo propõe refletir sobre Educomunicação e Educação Popular a partir de práticas pedagógicas educomunicativas desenvolvidas por educadores(as) populares do Ceará. Trazemos aqui o resultado do exercício reflexivo de pesquisa em andamento sobre a importância de articular a educação popular ao contexto da educação escolar. Para isso, recorremos às visões de autores que pensam Educomunicação e Educação Popular solidificando-os em práticas e teorias. Para subsidiar nossas reflexões, utilizamos como objeto de análise a experiência de doze educadores(as) populares que ministraram oficinas de comunicação no projeto chamado Laboratórios de Comunicação Escolar/Projeto Entrelace, em sete escolas públicas de Fortaleza e Região Metropolitana. A partir de fragmentos do conteúdo das entrevistas, apresentamos e refletimos sobre o que eles(as) entendem sobre Educomunicação e Educação Popular e também como compreendem sua prática pedagógica nas oficinas de comunicação que ministraram no referido projeto. Os(as) educadores(as) destacam a importância de suas práticas estarem envolvidas com temas que problematizem o mundo, a sociedade e as questões levadas pelos(as) educandos(as) para ambientes de aprendizagem, como a escola pública.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1294
10.26694/les.v0i32.8633
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1294
identifier_str_mv 10.26694/les.v0i32.8633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1294/1141
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 32 (2015); 221-243
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 32 (2015); 221-243
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 32 (2015); 221-243
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443007840256