Web music: produção e consumo de música na cibercultura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/10 |
Resumo: | Este artigo examina modificações deflagradas pela interação entre música e tecnologia digital na cultura contemporânea. São discutidas alterações no fazer musical que levaram a importante redefinição da própria concepção do que é música; o uso das tecnologias digitais na produção e distribuição musical, e, finalmente, a nova pragmática de recepção de música na era da Internet, quando a formatação comercial da escuta vem sendo desestabilizada pela apropriação social de tecnologias que permitem o download gratuito de arquivos de música em sites que proliferam na Web, colocando em xeque conceitos como propriedade intelectual e direito autoral. Abstrat: The present article examines some major modifications within contemporary culture brought about by the interaction between music and digital technology. We discuss alterations in the process of music making that have lead to an important redefinition of what music is. The use of digital technology in music production and distribution is also examined and, finally, the new pragmatics of music reception in the age of cyber culture, when the commercial format of music hearing is being challenged by the social appropriation of technologies which allow free download of music files from sites that sprout all over the web. Palavras-chave: Cibercultura; comunicação; Internet; música; tecnologia. Key-words: Cyber culture; communication; Internet; music; technology |
id |
ESPM-3_c3a0fc517e970e1cccd8a3a2bb02728a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/10 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Web music: produção e consumo de música na ciberculturaEste artigo examina modificações deflagradas pela interação entre música e tecnologia digital na cultura contemporânea. São discutidas alterações no fazer musical que levaram a importante redefinição da própria concepção do que é música; o uso das tecnologias digitais na produção e distribuição musical, e, finalmente, a nova pragmática de recepção de música na era da Internet, quando a formatação comercial da escuta vem sendo desestabilizada pela apropriação social de tecnologias que permitem o download gratuito de arquivos de música em sites que proliferam na Web, colocando em xeque conceitos como propriedade intelectual e direito autoral. Abstrat: The present article examines some major modifications within contemporary culture brought about by the interaction between music and digital technology. We discuss alterations in the process of music making that have lead to an important redefinition of what music is. The use of digital technology in music production and distribution is also examined and, finally, the new pragmatics of music reception in the age of cyber culture, when the commercial format of music hearing is being challenged by the social appropriation of technologies which allow free download of music files from sites that sprout all over the web. Palavras-chave: Cibercultura; comunicação; Internet; música; tecnologia. Key-words: Cyber culture; communication; Internet; music; technologyEscola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/1010.18568/cmc.v1i2.10Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 1 No. 2 (2004): Cultura de consumo; 7-19Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 1 Núm. 2 (2004): Cultura de consumo; 7-19Comunicação Mídia e Consumo; v. 1 n. 2 (2004): Cultura de consumo; 7-191983-707010.18568/cmc.v1i2reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/10/10Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Gisela G. S.2013-04-02T20:13:18Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/10Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2013-04-02T20:13:18Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Web music: produção e consumo de música na cibercultura |
title |
Web music: produção e consumo de música na cibercultura |
spellingShingle |
Web music: produção e consumo de música na cibercultura Castro, Gisela G. S. |
title_short |
Web music: produção e consumo de música na cibercultura |
title_full |
Web music: produção e consumo de música na cibercultura |
title_fullStr |
Web music: produção e consumo de música na cibercultura |
title_full_unstemmed |
Web music: produção e consumo de música na cibercultura |
title_sort |
Web music: produção e consumo de música na cibercultura |
author |
Castro, Gisela G. S. |
author_facet |
Castro, Gisela G. S. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Gisela G. S. |
description |
Este artigo examina modificações deflagradas pela interação entre música e tecnologia digital na cultura contemporânea. São discutidas alterações no fazer musical que levaram a importante redefinição da própria concepção do que é música; o uso das tecnologias digitais na produção e distribuição musical, e, finalmente, a nova pragmática de recepção de música na era da Internet, quando a formatação comercial da escuta vem sendo desestabilizada pela apropriação social de tecnologias que permitem o download gratuito de arquivos de música em sites que proliferam na Web, colocando em xeque conceitos como propriedade intelectual e direito autoral. Abstrat: The present article examines some major modifications within contemporary culture brought about by the interaction between music and digital technology. We discuss alterations in the process of music making that have lead to an important redefinition of what music is. The use of digital technology in music production and distribution is also examined and, finally, the new pragmatics of music reception in the age of cyber culture, when the commercial format of music hearing is being challenged by the social appropriation of technologies which allow free download of music files from sites that sprout all over the web. Palavras-chave: Cibercultura; comunicação; Internet; música; tecnologia. Key-words: Cyber culture; communication; Internet; music; technology |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/10 10.18568/cmc.v1i2.10 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/10 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v1i2.10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/10/10 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 1 No. 2 (2004): Cultura de consumo; 7-19 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 1 Núm. 2 (2004): Cultura de consumo; 7-19 Comunicação Mídia e Consumo; v. 1 n. 2 (2004): Cultura de consumo; 7-19 1983-7070 10.18568/cmc.v1i2 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890298579910656 |