Web music: produção e consumo de música na cibercultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Gisela G. S.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/10
Resumo: Este artigo examina modificações deflagradas pela interação entre música e tecnologia digital na cultura contemporânea. São discutidas alterações no fazer musical que levaram a importante redefinição da própria concepção do que é música; o uso das tecnologias digitais na produção e distribuição musical, e, finalmente, a nova pragmática de recepção de música na era da Internet, quando a formatação comercial da escuta vem sendo desestabilizada pela apropriação social de tecnologias que permitem o download gratuito de arquivos de música em sites que proliferam na Web, colocando em xeque conceitos como propriedade intelectual e direito autoral. Abstrat: The present article examines some major modifications within contemporary culture brought about by the interaction between music and digital technology. We discuss alterations in the process of music making that have lead to an important redefinition of what music is. The use of digital technology in music production and distribution is also examined and, finally, the new pragmatics of music reception in the age of cyber culture, when the commercial format of music hearing is being challenged by the social appropriation of technologies which allow free download of music files from sites that sprout all over the web. Palavras-chave: Cibercultura; comunicação; Internet; música; tecnologia. Key-words: Cyber culture; communication; Internet; music; technology
id ESPM-3_c3a0fc517e970e1cccd8a3a2bb02728a
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/10
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Web music: produção e consumo de música na ciberculturaEste artigo examina modificações deflagradas pela interação entre música e tecnologia digital na cultura contemporânea. São discutidas alterações no fazer musical que levaram a importante redefinição da própria concepção do que é música; o uso das tecnologias digitais na produção e distribuição musical, e, finalmente, a nova pragmática de recepção de música na era da Internet, quando a formatação comercial da escuta vem sendo desestabilizada pela apropriação social de tecnologias que permitem o download gratuito de arquivos de música em sites que proliferam na Web, colocando em xeque conceitos como propriedade intelectual e direito autoral. Abstrat: The present article examines some major modifications within contemporary culture brought about by the interaction between music and digital technology. We discuss alterations in the process of music making that have lead to an important redefinition of what music is. The use of digital technology in music production and distribution is also examined and, finally, the new pragmatics of music reception in the age of cyber culture, when the commercial format of music hearing is being challenged by the social appropriation of technologies which allow free download of music files from sites that sprout all over the web. Palavras-chave: Cibercultura; comunicação; Internet; música; tecnologia. Key-words: Cyber culture; communication; Internet; music; technologyEscola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/1010.18568/cmc.v1i2.10Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 1 No. 2 (2004): Cultura de consumo; 7-19Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 1 Núm. 2 (2004): Cultura de consumo; 7-19Comunicação Mídia e Consumo; v. 1 n. 2 (2004): Cultura de consumo; 7-191983-707010.18568/cmc.v1i2reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/10/10Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Gisela G. S.2013-04-02T20:13:18Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/10Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2013-04-02T20:13:18Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Web music: produção e consumo de música na cibercultura
title Web music: produção e consumo de música na cibercultura
spellingShingle Web music: produção e consumo de música na cibercultura
Castro, Gisela G. S.
title_short Web music: produção e consumo de música na cibercultura
title_full Web music: produção e consumo de música na cibercultura
title_fullStr Web music: produção e consumo de música na cibercultura
title_full_unstemmed Web music: produção e consumo de música na cibercultura
title_sort Web music: produção e consumo de música na cibercultura
author Castro, Gisela G. S.
author_facet Castro, Gisela G. S.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Gisela G. S.
description Este artigo examina modificações deflagradas pela interação entre música e tecnologia digital na cultura contemporânea. São discutidas alterações no fazer musical que levaram a importante redefinição da própria concepção do que é música; o uso das tecnologias digitais na produção e distribuição musical, e, finalmente, a nova pragmática de recepção de música na era da Internet, quando a formatação comercial da escuta vem sendo desestabilizada pela apropriação social de tecnologias que permitem o download gratuito de arquivos de música em sites que proliferam na Web, colocando em xeque conceitos como propriedade intelectual e direito autoral. Abstrat: The present article examines some major modifications within contemporary culture brought about by the interaction between music and digital technology. We discuss alterations in the process of music making that have lead to an important redefinition of what music is. The use of digital technology in music production and distribution is also examined and, finally, the new pragmatics of music reception in the age of cyber culture, when the commercial format of music hearing is being challenged by the social appropriation of technologies which allow free download of music files from sites that sprout all over the web. Palavras-chave: Cibercultura; comunicação; Internet; música; tecnologia. Key-words: Cyber culture; communication; Internet; music; technology
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/10
10.18568/cmc.v1i2.10
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/10
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v1i2.10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/10/10
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 1 No. 2 (2004): Cultura de consumo; 7-19
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 1 Núm. 2 (2004): Cultura de consumo; 7-19
Comunicação Mídia e Consumo; v. 1 n. 2 (2004): Cultura de consumo; 7-19
1983-7070
10.18568/cmc.v1i2
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890298579910656