Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Marcelo Barros de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Louro, Ana Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NUPEM (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5473
Resumo: Neste artigo é feita a aproximação de dois trabalhos de pesquisa que investigam professores de instrumentos musicais no ensino superior a partir de entrevistas, dentro de uma metodologia de História Oral Temática, em cidades consideradas por eles como periféricas. Nos dois trabalhos é feito um recorte das narrativas dos professores: no primeiro, em relação a um sentido de isolamento geográfico experienciado pelos professores; no segundo, em relação a direcionamentos sobre a superação do isolamento através de elementos da cibercultura. Pretende-se contribuir para os debates sobre a área de música em instituições regionais. Tal debate pode, possivelmente, ser ampliado para outras áreas de conhecimento, na medida em que os professores também se sintam isolados e possam utilizar recursos da cibercultura para buscar superar tal situação.  
id UNESPAR_ef1dc9dff0591c865ddea1229cfd8e3f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5473
network_acronym_str UNESPAR
network_name_str Revista NUPEM (Online)
repository_id_str
spelling Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de MúsicaNeste artigo é feita a aproximação de dois trabalhos de pesquisa que investigam professores de instrumentos musicais no ensino superior a partir de entrevistas, dentro de uma metodologia de História Oral Temática, em cidades consideradas por eles como periféricas. Nos dois trabalhos é feito um recorte das narrativas dos professores: no primeiro, em relação a um sentido de isolamento geográfico experienciado pelos professores; no segundo, em relação a direcionamentos sobre a superação do isolamento através de elementos da cibercultura. Pretende-se contribuir para os debates sobre a área de música em instituições regionais. Tal debate pode, possivelmente, ser ampliado para outras áreas de conhecimento, na medida em que os professores também se sintam isolados e possam utilizar recursos da cibercultura para buscar superar tal situação.  Universidade Estadual do Paraná2017-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/547310.33871/nupem.v8i14.299Revista NUPEM; Vol. 8 No. 14 (2016): Dossiê: Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa; 227-246Revista NUPEM; Vol. 8 Núm. 14 (2016): Dossiê: Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa; 227-246Revista NUPEM; v. 8 n. 14 (2016): Dossiê: Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa; 227-2462176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5473/3501Copyright (c) 2017 Marcelo Barros de Borba, Ana Lúcia Lourohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorba, Marcelo Barros deLouro, Ana Lúcia2022-06-02T22:08:21Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5473Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:21Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música
title Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música
spellingShingle Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música
Borba, Marcelo Barros de
title_short Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música
title_full Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música
title_fullStr Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música
title_full_unstemmed Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música
title_sort Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música
author Borba, Marcelo Barros de
author_facet Borba, Marcelo Barros de
Louro, Ana Lúcia
author_role author
author2 Louro, Ana Lúcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Marcelo Barros de
Louro, Ana Lúcia
description Neste artigo é feita a aproximação de dois trabalhos de pesquisa que investigam professores de instrumentos musicais no ensino superior a partir de entrevistas, dentro de uma metodologia de História Oral Temática, em cidades consideradas por eles como periféricas. Nos dois trabalhos é feito um recorte das narrativas dos professores: no primeiro, em relação a um sentido de isolamento geográfico experienciado pelos professores; no segundo, em relação a direcionamentos sobre a superação do isolamento através de elementos da cibercultura. Pretende-se contribuir para os debates sobre a área de música em instituições regionais. Tal debate pode, possivelmente, ser ampliado para outras áreas de conhecimento, na medida em que os professores também se sintam isolados e possam utilizar recursos da cibercultura para buscar superar tal situação.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5473
10.33871/nupem.v8i14.299
url https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5473
identifier_str_mv 10.33871/nupem.v8i14.299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5473/3501
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Marcelo Barros de Borba, Ana Lúcia Louro
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Marcelo Barros de Borba, Ana Lúcia Louro
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista NUPEM; Vol. 8 No. 14 (2016): Dossiê: Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa; 227-246
Revista NUPEM; Vol. 8 Núm. 14 (2016): Dossiê: Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa; 227-246
Revista NUPEM; v. 8 n. 14 (2016): Dossiê: Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa; 227-246
2176-7912
2175-7429
reponame:Revista NUPEM (Online)
instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron:UNESPAR
instname_str Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron_str UNESPAR
institution UNESPAR
reponame_str Revista NUPEM (Online)
collection Revista NUPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
repository.mail.fl_str_mv nupemrevista@gmail.com||
_version_ 1754838753985167360