Consumo e produção de ficção-científica em formato audiovisual no Brasil: o perfil de consumo do público brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogo com a Economia Criativa |
Texto Completo: | https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/314 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo compreender os hábitos de consumo do público de obras audiovisuais de ficção-científica no Brasil. Trata-se de uma investigação sobre o perfil do público consumidor, buscando obter as respostas para traçar um perfil de consumo para basear futuras produções do gênero de ficção-científica. As entrevistas foram realizadas através de um questionário online, difundido em todas as unidades federativas do Brasil e o Distrito Federal, obtendo um total de 1253 respostas válidas. A conclusão é que a produção nacional está em consolidação após o período da retomada da indústria do audiovisual nacional, construindo um público que está em adequação a novos formatos de exibição. O público de ficção-científica também demonstra maior interesse por cinema em geral do que a média de público brasileira. |
id |
ESPM-4_084ac6526f3d5ee37c96361be1a7828a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.dialogo.espm.br:article/314 |
network_acronym_str |
ESPM-4 |
network_name_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository_id_str |
|
spelling |
Consumo e produção de ficção-científica em formato audiovisual no Brasil: o perfil de consumo do público brasileiroEste artigo tem como objetivo compreender os hábitos de consumo do público de obras audiovisuais de ficção-científica no Brasil. Trata-se de uma investigação sobre o perfil do público consumidor, buscando obter as respostas para traçar um perfil de consumo para basear futuras produções do gênero de ficção-científica. As entrevistas foram realizadas através de um questionário online, difundido em todas as unidades federativas do Brasil e o Distrito Federal, obtendo um total de 1253 respostas válidas. A conclusão é que a produção nacional está em consolidação após o período da retomada da indústria do audiovisual nacional, construindo um público que está em adequação a novos formatos de exibição. O público de ficção-científica também demonstra maior interesse por cinema em geral do que a média de público brasileira.Escola Superior de Propaganda e Marketing2021-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/31410.22398/2525-2828.617111-124Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 6 No. 17 (2021); 111-124Diálogo com a Economia Criativa; v. 6 n. 17 (2021); 111-1242525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/314/pdfCopyright (c) 2021 Vanessa Amalia Dalpizol Valiati, Daniela Israel, Pedro de Lima Marques, Letícia Prior Breda, Luiz Guilherme Faleiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessValiati, Vanessa Amalia DalpizolIsrael, DanielaMarques, Pedro de LimaBreda, Letícia PriorFaleiro, Luiz Guilherme2021-12-01T20:48:45Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/314Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2021-12-01T20:48:45Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consumo e produção de ficção-científica em formato audiovisual no Brasil: o perfil de consumo do público brasileiro |
title |
Consumo e produção de ficção-científica em formato audiovisual no Brasil: o perfil de consumo do público brasileiro |
spellingShingle |
Consumo e produção de ficção-científica em formato audiovisual no Brasil: o perfil de consumo do público brasileiro Valiati, Vanessa Amalia Dalpizol |
title_short |
Consumo e produção de ficção-científica em formato audiovisual no Brasil: o perfil de consumo do público brasileiro |
title_full |
Consumo e produção de ficção-científica em formato audiovisual no Brasil: o perfil de consumo do público brasileiro |
title_fullStr |
Consumo e produção de ficção-científica em formato audiovisual no Brasil: o perfil de consumo do público brasileiro |
title_full_unstemmed |
Consumo e produção de ficção-científica em formato audiovisual no Brasil: o perfil de consumo do público brasileiro |
title_sort |
Consumo e produção de ficção-científica em formato audiovisual no Brasil: o perfil de consumo do público brasileiro |
author |
Valiati, Vanessa Amalia Dalpizol |
author_facet |
Valiati, Vanessa Amalia Dalpizol Israel, Daniela Marques, Pedro de Lima Breda, Letícia Prior Faleiro, Luiz Guilherme |
author_role |
author |
author2 |
Israel, Daniela Marques, Pedro de Lima Breda, Letícia Prior Faleiro, Luiz Guilherme |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valiati, Vanessa Amalia Dalpizol Israel, Daniela Marques, Pedro de Lima Breda, Letícia Prior Faleiro, Luiz Guilherme |
description |
Este artigo tem como objetivo compreender os hábitos de consumo do público de obras audiovisuais de ficção-científica no Brasil. Trata-se de uma investigação sobre o perfil do público consumidor, buscando obter as respostas para traçar um perfil de consumo para basear futuras produções do gênero de ficção-científica. As entrevistas foram realizadas através de um questionário online, difundido em todas as unidades federativas do Brasil e o Distrito Federal, obtendo um total de 1253 respostas válidas. A conclusão é que a produção nacional está em consolidação após o período da retomada da indústria do audiovisual nacional, construindo um público que está em adequação a novos formatos de exibição. O público de ficção-científica também demonstra maior interesse por cinema em geral do que a média de público brasileira. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/314 10.22398/2525-2828.617111-124 |
url |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/314 |
identifier_str_mv |
10.22398/2525-2828.617111-124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/314/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 6 No. 17 (2021); 111-124 Diálogo com a Economia Criativa; v. 6 n. 17 (2021); 111-124 2525-2828 reponame:Diálogo com a Economia Criativa instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
collection |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository.name.fl_str_mv |
Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadcec-rj@espm.br |
_version_ |
1797231689423912961 |