Cultura e desenvolvimento: a participação da mulher no artesanato em Igrejinha/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogo com a Economia Criativa |
Texto Completo: | https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/402 |
Resumo: | Igrejinha é cidade localizada no Rio Grande do Sul, colonizada por alemães que mantém as tradições e influências culturais dos imigrantes nos seus hábitos e costumes cotidianos. Em especial, na Oktoberfest, no Kerbfest e no Igrejinha Mix festejos que atraem milhares de turistas nacionais e internacionais, as manifestações culturais germânicas são ressaltadas por meio da oferta de produtos e serviços originados nos saberes e fazeres tradicionais e característicos dos colonizadores, como é o caso do artesanato desenvolvido em sua maioria por mulheres. O objetivo deste estudo é analisar as ações empreendedoras das mulheres de Igrejinha no campo do artesanato e a geração de desenvolvimento socioeconômico para as artesãs. Para tanto, se utilizou o método exploratório descritivo, numa pesquisa de natureza básica e de cunho qualitativo. Entre os resultados identificou-se que as ações empreendedoras das artesãs são geradoras de desenvolvimento social. Porém, em relação ao desenvolvimento econômico das artesãs, compreendeu-se a necessidade de ações coletivas específicas e de políticas públicas municipais. |
id |
ESPM-4_334cedb942767f97afb54b5465dcc109 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.dialogo.espm.br:article/402 |
network_acronym_str |
ESPM-4 |
network_name_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura e desenvolvimento: a participação da mulher no artesanato em Igrejinha/RSIgrejinha é cidade localizada no Rio Grande do Sul, colonizada por alemães que mantém as tradições e influências culturais dos imigrantes nos seus hábitos e costumes cotidianos. Em especial, na Oktoberfest, no Kerbfest e no Igrejinha Mix festejos que atraem milhares de turistas nacionais e internacionais, as manifestações culturais germânicas são ressaltadas por meio da oferta de produtos e serviços originados nos saberes e fazeres tradicionais e característicos dos colonizadores, como é o caso do artesanato desenvolvido em sua maioria por mulheres. O objetivo deste estudo é analisar as ações empreendedoras das mulheres de Igrejinha no campo do artesanato e a geração de desenvolvimento socioeconômico para as artesãs. Para tanto, se utilizou o método exploratório descritivo, numa pesquisa de natureza básica e de cunho qualitativo. Entre os resultados identificou-se que as ações empreendedoras das artesãs são geradoras de desenvolvimento social. Porém, em relação ao desenvolvimento econômico das artesãs, compreendeu-se a necessidade de ações coletivas específicas e de políticas públicas municipais.Escola Superior de Propaganda e Marketing2022-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/40210.22398/2525-2828.71999-117Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 7 No. 19 (2022); 99-117Diálogo com a Economia Criativa; v. 7 n. 19 (2022); 99-1172525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/402/pdfCopyright (c) 2022 Sandra Andréa da Costahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Sandra Andréa daAshton, Mary Sandra Guerra2023-02-03T14:16:31Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/402Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2023-02-03T14:16:31Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura e desenvolvimento: a participação da mulher no artesanato em Igrejinha/RS |
title |
Cultura e desenvolvimento: a participação da mulher no artesanato em Igrejinha/RS |
spellingShingle |
Cultura e desenvolvimento: a participação da mulher no artesanato em Igrejinha/RS Costa, Sandra Andréa da |
title_short |
Cultura e desenvolvimento: a participação da mulher no artesanato em Igrejinha/RS |
title_full |
Cultura e desenvolvimento: a participação da mulher no artesanato em Igrejinha/RS |
title_fullStr |
Cultura e desenvolvimento: a participação da mulher no artesanato em Igrejinha/RS |
title_full_unstemmed |
Cultura e desenvolvimento: a participação da mulher no artesanato em Igrejinha/RS |
title_sort |
Cultura e desenvolvimento: a participação da mulher no artesanato em Igrejinha/RS |
author |
Costa, Sandra Andréa da |
author_facet |
Costa, Sandra Andréa da Ashton, Mary Sandra Guerra |
author_role |
author |
author2 |
Ashton, Mary Sandra Guerra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Sandra Andréa da Ashton, Mary Sandra Guerra |
description |
Igrejinha é cidade localizada no Rio Grande do Sul, colonizada por alemães que mantém as tradições e influências culturais dos imigrantes nos seus hábitos e costumes cotidianos. Em especial, na Oktoberfest, no Kerbfest e no Igrejinha Mix festejos que atraem milhares de turistas nacionais e internacionais, as manifestações culturais germânicas são ressaltadas por meio da oferta de produtos e serviços originados nos saberes e fazeres tradicionais e característicos dos colonizadores, como é o caso do artesanato desenvolvido em sua maioria por mulheres. O objetivo deste estudo é analisar as ações empreendedoras das mulheres de Igrejinha no campo do artesanato e a geração de desenvolvimento socioeconômico para as artesãs. Para tanto, se utilizou o método exploratório descritivo, numa pesquisa de natureza básica e de cunho qualitativo. Entre os resultados identificou-se que as ações empreendedoras das artesãs são geradoras de desenvolvimento social. Porém, em relação ao desenvolvimento econômico das artesãs, compreendeu-se a necessidade de ações coletivas específicas e de políticas públicas municipais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/402 10.22398/2525-2828.71999-117 |
url |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/402 |
identifier_str_mv |
10.22398/2525-2828.71999-117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/402/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Sandra Andréa da Costa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Sandra Andréa da Costa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 7 No. 19 (2022); 99-117 Diálogo com a Economia Criativa; v. 7 n. 19 (2022); 99-117 2525-2828 reponame:Diálogo com a Economia Criativa instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
collection |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository.name.fl_str_mv |
Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadcec-rj@espm.br |
_version_ |
1797231688702492672 |