Antecedentes de compra de vinho em Portugal : consumo conspícuo, envolvimento do cliente de vinho e conhecimento de vinho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Isabel Maria Pinheiro da Silva Vieira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/26551
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
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spelling Antecedentes de compra de vinho em Portugal : consumo conspícuo, envolvimento do cliente de vinho e conhecimento de vinhoconhecimento de vinhoenvolvimento do cliente de vinhoconsumo conspícuointenção de comprawine knowledgewine involvementstatus consumptionpurchase intentionMestrado Bolonha em MarketingA indústria vinícola tem grande importância em Portugal além de fazer parte da história, cultura e tradição do país. Portugal é um dos players mais presentes no mercado Mundial do vinho. No país reinam as pequenas e médias empresas (PME) e neste setor não é diferente, sendo constituído essencialmente por micro e pequenas empresas. Dado este enquadramento e tendo em conta que não existem muitos artigos recentes sobre o comprador de vinho português e os fatores de decisão de compra, este estudo veio colmatar esta falta, trazendo informações sobre o perfil do comprador e consumidor português de vinho. O objetivo principal deste trabalho é de analisar os três antecedentes (o consumo conspícuo, o envolvimento do cliente de vinho e o conhecimento de vinho) e a sua influência na intenção de compra do vinho. Esta investigação é de natureza explanatória e utilizou-se uma abordagem quantitativa com recurso a um questionário, divulgado online. Deste método de recolha de dados resultaram 270 respostas válidas. Recorreu-se ao IBM SPSS Statistics 27 para a limpeza dos dados e análise da amostra e ao PLS-SEM, através do software SmartPLS 3.3.3 para a restante análise. Todas as hipóteses do modelo foram confirmadas. O envolvimento de vinho revelou ser o antecedente com maior influência na intenção de compra, e, em oposição, o conhecimento de vinho demonstrou-se o antecedente com menor influência. De notar que a relação mais forte do modelo é entre o conhecimento de vinho e o envolvimento do cliente de vinho. Em termos de implicações para a gestão e limitações, considera-se que esta dissertação trouxe contributos na medida em que caraterizou o perfil do consumidor português e trouxe também informações sobre os antecedentes estudados. As limitações prendem-se com a amostra não ser representativa da população.The wine industry is of great importance in Portugal, besides being part of the country’s history, culture, and tradition. Portugal is one of the most present players in the global wine market. Small and middle size companies (SMEs) have a great share of Portuguese market and the wine sector is no different. Given this background and bearing in mind that there are not many recent articles on the Portuguese wine buyer and the factors that influence the purchasing decision, this study has filled this gap, providing information on the profile of the Portuguese wine buyer and consumer. The main objective of this paper is to analyze the three antecedents (status consumption, wine involvement and wine knowledge) and their influence on wine purchase intention. This research is explanatory, and a quantitative approach was used with recourse to a questionnaire, disseminated online. This data collection method resulted in 270 valid responses. IBM SPSS Statistics 27 was used for data cleaning and sample analysis and PLS-SEM, through the SmartPLS 3.3.3 software for the remaining analysis. All the hypothesis of the model are confirmed. Wine involvement proved to be the antecedent with the greatest influence on purchase intention while wine knowledge was the antecedent with the least influence. The strongest relationship in the model is between wine knowledge and wine customer engagement. Regarding management implications and limitations for future studies, this dissertation brought contributions to the extent that it characterized the profile of the Portuguese consumer also providing information on the antecedents studied. The limitations relate to the sample not being representative of the population.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaCampos, Isabel Maria Pinheiro da Silva Vieira de2022-12-22T10:32:08Z2022-092022-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26551porCampos, Isabel Maria Pinheiro da Silva Vieira de (2022). “Antecedentes de compra de vinho em Portugal : consumo conspícuo, envolvimento do cliente de vinho e conhecimento de vinho”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:00Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26551Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:10.998188Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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