Uma análise sobre a experiência do consumo e produção em dois empreendimentos criativos da moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calado, Luiza Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Perdigão, Elaine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogo com a Economia Criativa
Texto Completo: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/259
Resumo: O presente artigo pretende analisar a experiência do consumo, representada na Moda, à luz das reflexões dos sociólogos Simmel e Bauman, no que tange ao individualismo e suas expressões no comportamento do consumidor e na lógica da produção, transformada nos últimos anos pelos empreendedores da Economia Criativa. A Moda, intimamente relacionada com os valores e os pensamentos de uma sociedade, se atualiza na contemporaneidade e, a reboque, práticas de consumo são ressignificadas em novas experiências individuais mais autorais e criativas. Neste contexto, com o fortalecimento da Economia Criativa em diversos países do mundo e aqui no Brasil, podemos perceber que muitos profissionais estão criando pequenos negócios que fazem a união entre “fazer o que se deve” e “fazer o que se gosta”. Empreendedores criativos ligados ao setor da Moda, por exemplo, estão idealizando empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e que promovem a produção e o consumo conscientes. Esse é o caso de dois empreendimentos em São Paulo que, além de adotarem o upcycling como diferencial produtivo para gerar um impacto positivo no meio ambiente, praticam uma relação justa de trabalho e de valorização de suas costureiras. A abordagem metodológica utilizada no artigo é do tipo qualitativa com foco na revisão bibliográfica e pesquisa telematizada.
id ESPM-4_4b32a4311f24aece0a1edc6c28b64421
oai_identifier_str oai:ojs.dialogo.espm.br:article/259
network_acronym_str ESPM-4
network_name_str Diálogo com a Economia Criativa
repository_id_str
spelling Uma análise sobre a experiência do consumo e produção em dois empreendimentos criativos da modaO presente artigo pretende analisar a experiência do consumo, representada na Moda, à luz das reflexões dos sociólogos Simmel e Bauman, no que tange ao individualismo e suas expressões no comportamento do consumidor e na lógica da produção, transformada nos últimos anos pelos empreendedores da Economia Criativa. A Moda, intimamente relacionada com os valores e os pensamentos de uma sociedade, se atualiza na contemporaneidade e, a reboque, práticas de consumo são ressignificadas em novas experiências individuais mais autorais e criativas. Neste contexto, com o fortalecimento da Economia Criativa em diversos países do mundo e aqui no Brasil, podemos perceber que muitos profissionais estão criando pequenos negócios que fazem a união entre “fazer o que se deve” e “fazer o que se gosta”. Empreendedores criativos ligados ao setor da Moda, por exemplo, estão idealizando empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e que promovem a produção e o consumo conscientes. Esse é o caso de dois empreendimentos em São Paulo que, além de adotarem o upcycling como diferencial produtivo para gerar um impacto positivo no meio ambiente, praticam uma relação justa de trabalho e de valorização de suas costureiras. A abordagem metodológica utilizada no artigo é do tipo qualitativa com foco na revisão bibliográfica e pesquisa telematizada.Escola Superior de Propaganda e Marketing2020-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/25910.22398/2525-2828.5136-17Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 5 No. 13 (2020); 6-17Diálogo com a Economia Criativa; v. 5 n. 13 (2020); 6-172525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/259/pdf_1Copyright (c) 2020 Luiza Silva Calado, Elaine Perdigãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCalado, Luiza SilvaPerdigão, Elaine2020-04-26T16:54:48Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/259Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2020-04-26T16:54:48Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise sobre a experiência do consumo e produção em dois empreendimentos criativos da moda
title Uma análise sobre a experiência do consumo e produção em dois empreendimentos criativos da moda
spellingShingle Uma análise sobre a experiência do consumo e produção em dois empreendimentos criativos da moda
Calado, Luiza Silva
title_short Uma análise sobre a experiência do consumo e produção em dois empreendimentos criativos da moda
title_full Uma análise sobre a experiência do consumo e produção em dois empreendimentos criativos da moda
title_fullStr Uma análise sobre a experiência do consumo e produção em dois empreendimentos criativos da moda
title_full_unstemmed Uma análise sobre a experiência do consumo e produção em dois empreendimentos criativos da moda
title_sort Uma análise sobre a experiência do consumo e produção em dois empreendimentos criativos da moda
author Calado, Luiza Silva
author_facet Calado, Luiza Silva
Perdigão, Elaine
author_role author
author2 Perdigão, Elaine
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calado, Luiza Silva
Perdigão, Elaine
description O presente artigo pretende analisar a experiência do consumo, representada na Moda, à luz das reflexões dos sociólogos Simmel e Bauman, no que tange ao individualismo e suas expressões no comportamento do consumidor e na lógica da produção, transformada nos últimos anos pelos empreendedores da Economia Criativa. A Moda, intimamente relacionada com os valores e os pensamentos de uma sociedade, se atualiza na contemporaneidade e, a reboque, práticas de consumo são ressignificadas em novas experiências individuais mais autorais e criativas. Neste contexto, com o fortalecimento da Economia Criativa em diversos países do mundo e aqui no Brasil, podemos perceber que muitos profissionais estão criando pequenos negócios que fazem a união entre “fazer o que se deve” e “fazer o que se gosta”. Empreendedores criativos ligados ao setor da Moda, por exemplo, estão idealizando empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e que promovem a produção e o consumo conscientes. Esse é o caso de dois empreendimentos em São Paulo que, além de adotarem o upcycling como diferencial produtivo para gerar um impacto positivo no meio ambiente, praticam uma relação justa de trabalho e de valorização de suas costureiras. A abordagem metodológica utilizada no artigo é do tipo qualitativa com foco na revisão bibliográfica e pesquisa telematizada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/259
10.22398/2525-2828.5136-17
url https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/259
identifier_str_mv 10.22398/2525-2828.5136-17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/259/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Luiza Silva Calado, Elaine Perdigão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Luiza Silva Calado, Elaine Perdigão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 5 No. 13 (2020); 6-17
Diálogo com a Economia Criativa; v. 5 n. 13 (2020); 6-17
2525-2828
reponame:Diálogo com a Economia Criativa
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Diálogo com a Economia Criativa
collection Diálogo com a Economia Criativa
repository.name.fl_str_mv Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadcec-rj@espm.br
_version_ 1797231689384067072