Design virtual: ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spanevello Pergher, Bruno
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Farinatti Aymone, José Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogo com a Economia Criativa
Texto Completo: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/411
Resumo: Indicadores econômicos sobre inadimplência e má alocação de recursos financeiros confirmam a dificuldade de jovens e adultos brasileiros em lidar com suas finanças pessoais. À vista disso, este estudo objetivou relacionar conhecimentos de diferentes áreas para propor um artefato em formato de ambiente virtual tridimensional (3D) interativo que seja útil como instrumento de educação financeira voltado principalmente a esse público-alvo. Assim, para orientar o desenvolvimento deste trabalho, utilizou-se uma metodologia de pesquisa (design science research) e um método de projeto (metodologia iterativa integradora de desenvolvimento de jogos sérios de treinamento e avaliação) que, conjuntamente, se alinham ao objetivo proposto. Com base teórica sobre aprendizagem e persuasão associada a um conteúdo prático concernente à educação financeira, espera-se que o artefato sirva como instrumento de instrução para tomadas de decisões que conduzam o aprendiz a um caminho mais próspero com relação às finanças pessoais. Como resultado, obteve-se um jogo sério, considerado relevante e útil como ferramenta difusora d conteúdos de educação financeira por integrantes do público-alvo e especialistas na área. O jogo encontra-se disponível para acesso gratuito de qualquer pessoa pela internet.
id ESPM-4_8a373de26e92694cc830d80cdedfd30a
oai_identifier_str oai:ojs.dialogo.espm.br:article/411
network_acronym_str ESPM-4
network_name_str Diálogo com a Economia Criativa
repository_id_str
spelling Design virtual: ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileirosDesign Virtual. Educação Financeira. Economia Comportamental. Ambientes Virtuais. Jogo Sério.Indicadores econômicos sobre inadimplência e má alocação de recursos financeiros confirmam a dificuldade de jovens e adultos brasileiros em lidar com suas finanças pessoais. À vista disso, este estudo objetivou relacionar conhecimentos de diferentes áreas para propor um artefato em formato de ambiente virtual tridimensional (3D) interativo que seja útil como instrumento de educação financeira voltado principalmente a esse público-alvo. Assim, para orientar o desenvolvimento deste trabalho, utilizou-se uma metodologia de pesquisa (design science research) e um método de projeto (metodologia iterativa integradora de desenvolvimento de jogos sérios de treinamento e avaliação) que, conjuntamente, se alinham ao objetivo proposto. Com base teórica sobre aprendizagem e persuasão associada a um conteúdo prático concernente à educação financeira, espera-se que o artefato sirva como instrumento de instrução para tomadas de decisões que conduzam o aprendiz a um caminho mais próspero com relação às finanças pessoais. Como resultado, obteve-se um jogo sério, considerado relevante e útil como ferramenta difusora d conteúdos de educação financeira por integrantes do público-alvo e especialistas na área. O jogo encontra-se disponível para acesso gratuito de qualquer pessoa pela internet.Escola Superior de Propaganda e Marketing2022-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/411Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 7 No. 21 (2022); 41-64Diálogo com a Economia Criativa; v. 7 n. 21 (2022); 41-642525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/411/333Copyright (c) 2022 Bruno Spanevello Pergher, José Luís Farinatti Aymonehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSpanevello Pergher, BrunoFarinatti Aymone, José Luís2023-02-22T15:56:55Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/411Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2023-02-22T15:56:55Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Design virtual: ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileiros
title Design virtual: ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileiros
spellingShingle Design virtual: ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileiros
Spanevello Pergher, Bruno
Design Virtual. Educação Financeira. Economia Comportamental. Ambientes Virtuais. Jogo Sério.
title_short Design virtual: ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileiros
title_full Design virtual: ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileiros
title_fullStr Design virtual: ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileiros
title_full_unstemmed Design virtual: ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileiros
title_sort Design virtual: ambiente virtual tridimensional como instrumento para a educação financeira de jovens e adultos brasileiros
author Spanevello Pergher, Bruno
author_facet Spanevello Pergher, Bruno
Farinatti Aymone, José Luís
author_role author
author2 Farinatti Aymone, José Luís
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spanevello Pergher, Bruno
Farinatti Aymone, José Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Design Virtual. Educação Financeira. Economia Comportamental. Ambientes Virtuais. Jogo Sério.
topic Design Virtual. Educação Financeira. Economia Comportamental. Ambientes Virtuais. Jogo Sério.
description Indicadores econômicos sobre inadimplência e má alocação de recursos financeiros confirmam a dificuldade de jovens e adultos brasileiros em lidar com suas finanças pessoais. À vista disso, este estudo objetivou relacionar conhecimentos de diferentes áreas para propor um artefato em formato de ambiente virtual tridimensional (3D) interativo que seja útil como instrumento de educação financeira voltado principalmente a esse público-alvo. Assim, para orientar o desenvolvimento deste trabalho, utilizou-se uma metodologia de pesquisa (design science research) e um método de projeto (metodologia iterativa integradora de desenvolvimento de jogos sérios de treinamento e avaliação) que, conjuntamente, se alinham ao objetivo proposto. Com base teórica sobre aprendizagem e persuasão associada a um conteúdo prático concernente à educação financeira, espera-se que o artefato sirva como instrumento de instrução para tomadas de decisões que conduzam o aprendiz a um caminho mais próspero com relação às finanças pessoais. Como resultado, obteve-se um jogo sério, considerado relevante e útil como ferramenta difusora d conteúdos de educação financeira por integrantes do público-alvo e especialistas na área. O jogo encontra-se disponível para acesso gratuito de qualquer pessoa pela internet.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/411
url https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/411/333
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Bruno Spanevello Pergher, José Luís Farinatti Aymone
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Bruno Spanevello Pergher, José Luís Farinatti Aymone
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 7 No. 21 (2022); 41-64
Diálogo com a Economia Criativa; v. 7 n. 21 (2022); 41-64
2525-2828
reponame:Diálogo com a Economia Criativa
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Diálogo com a Economia Criativa
collection Diálogo com a Economia Criativa
repository.name.fl_str_mv Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadcec-rj@espm.br
_version_ 1797231688712978432