Alimento e comida - Reflexões sobre história do alimento, consumo e significados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yamagata, Flavia Cupolillo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sauerbronn, João Felipe Rammelt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogo com a Economia Criativa
Texto Completo: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/173
Resumo: A alimentação é um tema de estudos que vem atraindo o interesse de diversas disciplinas. Além das preocupações com a alimentação saudável e com distúrbios alimentares, recorrentes em estudos no campo da saúde, o consumo de alimentos tem atraído a atenção de pesquisadores do campo do marketing e dos estudos de consumo. As conversas sobre preparação de pratos, o compartilhamento de fotos de pratos finalizados inundam a mídia e as redes sociais e motivam pesquisadores a procurarem compreender mais profundamente a alimentação. Sendo assim, novas perspectivas estão sendo incorporadas à esta(s) prática(s) de consumo e, em concomitância, às pesquisas de consumo de comida. O objetivo do presente ensaio teórico é dar luz a alguns aspectos da história da alimentação e a conceitos de alimento e comida. Consideramos importante explorar essa discussão como forma de construir uma compreensão mais profunda a respeito dos aspectos simbólicos e culturais do consumo de comida. Dessa forma, trouxemos uma reflexão a respeito da história da alimentação e história da alimentação no Brasil e, em seguida, apresentamos uma discussão a respeito da distinção entre alimento e comida. Ao fim, sustentamos que o conhecimento sobre tais temas é importante, pois pode nos levar a novos entendimentos acerca do consumo de alimentos e comida. Consideramos este tipo de conhecimento fundamental para produção científica no campo de estudos de consumo de comida.
id ESPM-4_8a93e8bc97cb78302aa0b769aabf4a35
oai_identifier_str oai:ojs.dialogo.espm.br:article/173
network_acronym_str ESPM-4
network_name_str Diálogo com a Economia Criativa
repository_id_str
spelling Alimento e comida - Reflexões sobre história do alimento, consumo e significadosA alimentação é um tema de estudos que vem atraindo o interesse de diversas disciplinas. Além das preocupações com a alimentação saudável e com distúrbios alimentares, recorrentes em estudos no campo da saúde, o consumo de alimentos tem atraído a atenção de pesquisadores do campo do marketing e dos estudos de consumo. As conversas sobre preparação de pratos, o compartilhamento de fotos de pratos finalizados inundam a mídia e as redes sociais e motivam pesquisadores a procurarem compreender mais profundamente a alimentação. Sendo assim, novas perspectivas estão sendo incorporadas à esta(s) prática(s) de consumo e, em concomitância, às pesquisas de consumo de comida. O objetivo do presente ensaio teórico é dar luz a alguns aspectos da história da alimentação e a conceitos de alimento e comida. Consideramos importante explorar essa discussão como forma de construir uma compreensão mais profunda a respeito dos aspectos simbólicos e culturais do consumo de comida. Dessa forma, trouxemos uma reflexão a respeito da história da alimentação e história da alimentação no Brasil e, em seguida, apresentamos uma discussão a respeito da distinção entre alimento e comida. Ao fim, sustentamos que o conhecimento sobre tais temas é importante, pois pode nos levar a novos entendimentos acerca do consumo de alimentos e comida. Consideramos este tipo de conhecimento fundamental para produção científica no campo de estudos de consumo de comida.Escola Superior de Propaganda e Marketing2019-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/17310.22398/2525-2828.41007-19Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 4 No. 10 (2019); 07-19Diálogo com a Economia Criativa; v. 4 n. 10 (2019); 07-192525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/173/pdfCopyright (c) 2019 Flavia Cupolillo Yamagata, João Felipe Sauerbronninfo:eu-repo/semantics/openAccessYamagata, Flavia CupolilloSauerbronn, João Felipe Rammelt2019-03-21T12:16:37Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/173Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2019-03-21T12:16:37Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Alimento e comida - Reflexões sobre história do alimento, consumo e significados
title Alimento e comida - Reflexões sobre história do alimento, consumo e significados
spellingShingle Alimento e comida - Reflexões sobre história do alimento, consumo e significados
Yamagata, Flavia Cupolillo
title_short Alimento e comida - Reflexões sobre história do alimento, consumo e significados
title_full Alimento e comida - Reflexões sobre história do alimento, consumo e significados
title_fullStr Alimento e comida - Reflexões sobre história do alimento, consumo e significados
title_full_unstemmed Alimento e comida - Reflexões sobre história do alimento, consumo e significados
title_sort Alimento e comida - Reflexões sobre história do alimento, consumo e significados
author Yamagata, Flavia Cupolillo
author_facet Yamagata, Flavia Cupolillo
Sauerbronn, João Felipe Rammelt
author_role author
author2 Sauerbronn, João Felipe Rammelt
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Yamagata, Flavia Cupolillo
Sauerbronn, João Felipe Rammelt
description A alimentação é um tema de estudos que vem atraindo o interesse de diversas disciplinas. Além das preocupações com a alimentação saudável e com distúrbios alimentares, recorrentes em estudos no campo da saúde, o consumo de alimentos tem atraído a atenção de pesquisadores do campo do marketing e dos estudos de consumo. As conversas sobre preparação de pratos, o compartilhamento de fotos de pratos finalizados inundam a mídia e as redes sociais e motivam pesquisadores a procurarem compreender mais profundamente a alimentação. Sendo assim, novas perspectivas estão sendo incorporadas à esta(s) prática(s) de consumo e, em concomitância, às pesquisas de consumo de comida. O objetivo do presente ensaio teórico é dar luz a alguns aspectos da história da alimentação e a conceitos de alimento e comida. Consideramos importante explorar essa discussão como forma de construir uma compreensão mais profunda a respeito dos aspectos simbólicos e culturais do consumo de comida. Dessa forma, trouxemos uma reflexão a respeito da história da alimentação e história da alimentação no Brasil e, em seguida, apresentamos uma discussão a respeito da distinção entre alimento e comida. Ao fim, sustentamos que o conhecimento sobre tais temas é importante, pois pode nos levar a novos entendimentos acerca do consumo de alimentos e comida. Consideramos este tipo de conhecimento fundamental para produção científica no campo de estudos de consumo de comida.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/173
10.22398/2525-2828.41007-19
url https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/173
identifier_str_mv 10.22398/2525-2828.41007-19
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/173/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Flavia Cupolillo Yamagata, João Felipe Sauerbronn
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Flavia Cupolillo Yamagata, João Felipe Sauerbronn
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 4 No. 10 (2019); 07-19
Diálogo com a Economia Criativa; v. 4 n. 10 (2019); 07-19
2525-2828
reponame:Diálogo com a Economia Criativa
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Diálogo com a Economia Criativa
collection Diálogo com a Economia Criativa
repository.name.fl_str_mv Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadcec-rj@espm.br
_version_ 1797231689162817536