As mulheres na animação do Brasil: um panorama sobre história, pesquisas e ações coletivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Carla
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Prado, Laryssa, Lindoso, Patrícia, Bolshaw, Claudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogo com a Economia Criativa
Texto Completo: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/353
Resumo: Considerando a escassez de registros relacionados à presença das mulheres no centenário da história da animação no Brasil, este artigo busca apresentar um panorama de pesquisas que traçaram um perfil dessa historiografia e, mais especificamente, acerca do tema das mulheres, partindo de dois objetivos: (1) entender como se dá o movimento das pesquisas sobre as brasileiras na animação a partir do olhar científico desenvolvido no meio acadêmico; (2) apresentar as ações promovidas pelo Mulher Anima como resposta ao panorama revelado. Enquanto abordagem metodológica, recorremos à análise da bibliografia existente, assim como filmes, pesquisas acadêmicas ou institucionais que tenham sido publicados até 2020. Com esses dados em mãos, uma vez organizados, verificou-se que existe uma movimentação resiliente e cada vez mais consistente de mulheres para mulheres ocorrendo na área. Desse modo, foi possível traçar com maior clareza os caminhos percorridos e abrir possibilidades de investigar mais precisamente os desafios e limitações que ainda são obstáculos para uma representatividade mais equilibrada dentro do setor.
id ESPM-4_9a6094e7fca8636fd8523035c20e609e
oai_identifier_str oai:ojs.dialogo.espm.br:article/353
network_acronym_str ESPM-4
network_name_str Diálogo com a Economia Criativa
repository_id_str
spelling As mulheres na animação do Brasil: um panorama sobre história, pesquisas e ações coletivasConsiderando a escassez de registros relacionados à presença das mulheres no centenário da história da animação no Brasil, este artigo busca apresentar um panorama de pesquisas que traçaram um perfil dessa historiografia e, mais especificamente, acerca do tema das mulheres, partindo de dois objetivos: (1) entender como se dá o movimento das pesquisas sobre as brasileiras na animação a partir do olhar científico desenvolvido no meio acadêmico; (2) apresentar as ações promovidas pelo Mulher Anima como resposta ao panorama revelado. Enquanto abordagem metodológica, recorremos à análise da bibliografia existente, assim como filmes, pesquisas acadêmicas ou institucionais que tenham sido publicados até 2020. Com esses dados em mãos, uma vez organizados, verificou-se que existe uma movimentação resiliente e cada vez mais consistente de mulheres para mulheres ocorrendo na área. Desse modo, foi possível traçar com maior clareza os caminhos percorridos e abrir possibilidades de investigar mais precisamente os desafios e limitações que ainda são obstáculos para uma representatividade mais equilibrada dentro do setor.Escola Superior de Propaganda e Marketing2021-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/35310.22398/2525-2828.618126-141Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 6 No. 18 (2021); 126-141Diálogo com a Economia Criativa; v. 6 n. 18 (2021); 126-1412525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/353/pdfCopyright (c) 2021 Carla Schneider, Laryssa Prado, Patrícia Lindoso, Claudia Bolshawinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchneider, CarlaPrado, LaryssaLindoso, PatríciaBolshaw, Claudia2021-12-18T17:35:25Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/353Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2021-12-18T17:35:25Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv As mulheres na animação do Brasil: um panorama sobre história, pesquisas e ações coletivas
title As mulheres na animação do Brasil: um panorama sobre história, pesquisas e ações coletivas
spellingShingle As mulheres na animação do Brasil: um panorama sobre história, pesquisas e ações coletivas
Schneider, Carla
title_short As mulheres na animação do Brasil: um panorama sobre história, pesquisas e ações coletivas
title_full As mulheres na animação do Brasil: um panorama sobre história, pesquisas e ações coletivas
title_fullStr As mulheres na animação do Brasil: um panorama sobre história, pesquisas e ações coletivas
title_full_unstemmed As mulheres na animação do Brasil: um panorama sobre história, pesquisas e ações coletivas
title_sort As mulheres na animação do Brasil: um panorama sobre história, pesquisas e ações coletivas
author Schneider, Carla
author_facet Schneider, Carla
Prado, Laryssa
Lindoso, Patrícia
Bolshaw, Claudia
author_role author
author2 Prado, Laryssa
Lindoso, Patrícia
Bolshaw, Claudia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Carla
Prado, Laryssa
Lindoso, Patrícia
Bolshaw, Claudia
description Considerando a escassez de registros relacionados à presença das mulheres no centenário da história da animação no Brasil, este artigo busca apresentar um panorama de pesquisas que traçaram um perfil dessa historiografia e, mais especificamente, acerca do tema das mulheres, partindo de dois objetivos: (1) entender como se dá o movimento das pesquisas sobre as brasileiras na animação a partir do olhar científico desenvolvido no meio acadêmico; (2) apresentar as ações promovidas pelo Mulher Anima como resposta ao panorama revelado. Enquanto abordagem metodológica, recorremos à análise da bibliografia existente, assim como filmes, pesquisas acadêmicas ou institucionais que tenham sido publicados até 2020. Com esses dados em mãos, uma vez organizados, verificou-se que existe uma movimentação resiliente e cada vez mais consistente de mulheres para mulheres ocorrendo na área. Desse modo, foi possível traçar com maior clareza os caminhos percorridos e abrir possibilidades de investigar mais precisamente os desafios e limitações que ainda são obstáculos para uma representatividade mais equilibrada dentro do setor.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/353
10.22398/2525-2828.618126-141
url https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/353
identifier_str_mv 10.22398/2525-2828.618126-141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/353/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Carla Schneider, Laryssa Prado, Patrícia Lindoso, Claudia Bolshaw
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Carla Schneider, Laryssa Prado, Patrícia Lindoso, Claudia Bolshaw
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 6 No. 18 (2021); 126-141
Diálogo com a Economia Criativa; v. 6 n. 18 (2021); 126-141
2525-2828
reponame:Diálogo com a Economia Criativa
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Diálogo com a Economia Criativa
collection Diálogo com a Economia Criativa
repository.name.fl_str_mv Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadcec-rj@espm.br
_version_ 1797231689448030208