As mulheres na animação do Brasil: um panorama sobre história, pesquisas e ações coletivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogo com a Economia Criativa |
Texto Completo: | https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/353 |
Resumo: | Considerando a escassez de registros relacionados à presença das mulheres no centenário da história da animação no Brasil, este artigo busca apresentar um panorama de pesquisas que traçaram um perfil dessa historiografia e, mais especificamente, acerca do tema das mulheres, partindo de dois objetivos: (1) entender como se dá o movimento das pesquisas sobre as brasileiras na animação a partir do olhar científico desenvolvido no meio acadêmico; (2) apresentar as ações promovidas pelo Mulher Anima como resposta ao panorama revelado. Enquanto abordagem metodológica, recorremos à análise da bibliografia existente, assim como filmes, pesquisas acadêmicas ou institucionais que tenham sido publicados até 2020. Com esses dados em mãos, uma vez organizados, verificou-se que existe uma movimentação resiliente e cada vez mais consistente de mulheres para mulheres ocorrendo na área. Desse modo, foi possível traçar com maior clareza os caminhos percorridos e abrir possibilidades de investigar mais precisamente os desafios e limitações que ainda são obstáculos para uma representatividade mais equilibrada dentro do setor. |
id |
ESPM-4_9a6094e7fca8636fd8523035c20e609e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.dialogo.espm.br:article/353 |
network_acronym_str |
ESPM-4 |
network_name_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository_id_str |
|
spelling |
As mulheres na animação do Brasil: um panorama sobre história, pesquisas e ações coletivasConsiderando a escassez de registros relacionados à presença das mulheres no centenário da história da animação no Brasil, este artigo busca apresentar um panorama de pesquisas que traçaram um perfil dessa historiografia e, mais especificamente, acerca do tema das mulheres, partindo de dois objetivos: (1) entender como se dá o movimento das pesquisas sobre as brasileiras na animação a partir do olhar científico desenvolvido no meio acadêmico; (2) apresentar as ações promovidas pelo Mulher Anima como resposta ao panorama revelado. Enquanto abordagem metodológica, recorremos à análise da bibliografia existente, assim como filmes, pesquisas acadêmicas ou institucionais que tenham sido publicados até 2020. Com esses dados em mãos, uma vez organizados, verificou-se que existe uma movimentação resiliente e cada vez mais consistente de mulheres para mulheres ocorrendo na área. Desse modo, foi possível traçar com maior clareza os caminhos percorridos e abrir possibilidades de investigar mais precisamente os desafios e limitações que ainda são obstáculos para uma representatividade mais equilibrada dentro do setor.Escola Superior de Propaganda e Marketing2021-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/35310.22398/2525-2828.618126-141Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 6 No. 18 (2021); 126-141Diálogo com a Economia Criativa; v. 6 n. 18 (2021); 126-1412525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/353/pdfCopyright (c) 2021 Carla Schneider, Laryssa Prado, Patrícia Lindoso, Claudia Bolshawinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchneider, CarlaPrado, LaryssaLindoso, PatríciaBolshaw, Claudia2021-12-18T17:35:25Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/353Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2021-12-18T17:35:25Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As mulheres na animação do Brasil: um panorama sobre história, pesquisas e ações coletivas |
title |
As mulheres na animação do Brasil: um panorama sobre história, pesquisas e ações coletivas |
spellingShingle |
As mulheres na animação do Brasil: um panorama sobre história, pesquisas e ações coletivas Schneider, Carla |
title_short |
As mulheres na animação do Brasil: um panorama sobre história, pesquisas e ações coletivas |
title_full |
As mulheres na animação do Brasil: um panorama sobre história, pesquisas e ações coletivas |
title_fullStr |
As mulheres na animação do Brasil: um panorama sobre história, pesquisas e ações coletivas |
title_full_unstemmed |
As mulheres na animação do Brasil: um panorama sobre história, pesquisas e ações coletivas |
title_sort |
As mulheres na animação do Brasil: um panorama sobre história, pesquisas e ações coletivas |
author |
Schneider, Carla |
author_facet |
Schneider, Carla Prado, Laryssa Lindoso, Patrícia Bolshaw, Claudia |
author_role |
author |
author2 |
Prado, Laryssa Lindoso, Patrícia Bolshaw, Claudia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schneider, Carla Prado, Laryssa Lindoso, Patrícia Bolshaw, Claudia |
description |
Considerando a escassez de registros relacionados à presença das mulheres no centenário da história da animação no Brasil, este artigo busca apresentar um panorama de pesquisas que traçaram um perfil dessa historiografia e, mais especificamente, acerca do tema das mulheres, partindo de dois objetivos: (1) entender como se dá o movimento das pesquisas sobre as brasileiras na animação a partir do olhar científico desenvolvido no meio acadêmico; (2) apresentar as ações promovidas pelo Mulher Anima como resposta ao panorama revelado. Enquanto abordagem metodológica, recorremos à análise da bibliografia existente, assim como filmes, pesquisas acadêmicas ou institucionais que tenham sido publicados até 2020. Com esses dados em mãos, uma vez organizados, verificou-se que existe uma movimentação resiliente e cada vez mais consistente de mulheres para mulheres ocorrendo na área. Desse modo, foi possível traçar com maior clareza os caminhos percorridos e abrir possibilidades de investigar mais precisamente os desafios e limitações que ainda são obstáculos para uma representatividade mais equilibrada dentro do setor. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/353 10.22398/2525-2828.618126-141 |
url |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/353 |
identifier_str_mv |
10.22398/2525-2828.618126-141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/353/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Carla Schneider, Laryssa Prado, Patrícia Lindoso, Claudia Bolshaw info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Carla Schneider, Laryssa Prado, Patrícia Lindoso, Claudia Bolshaw |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 6 No. 18 (2021); 126-141 Diálogo com a Economia Criativa; v. 6 n. 18 (2021); 126-141 2525-2828 reponame:Diálogo com a Economia Criativa instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
collection |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository.name.fl_str_mv |
Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadcec-rj@espm.br |
_version_ |
1797231689448030208 |