Fashion consumption behavior and social fashion identity: understanding the disposal behavior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
Texto Completo: | http://tede2.espm.br/handle/tede/739 |
Resumo: | A revisão da literatura sobre comportamento de consumo de moda (FCB) revela sua complexidade, pois ora é utilizado sem a devida conceituação, ora como sinônimo de compra, descarte ou combinação de variáveis como compra e consciência de moda. Apesar dessa falta de clareza na definição de FCB, há um consenso de que se refere à autoimagem, à expressão da identidade e ao pertencimento a um grupo social. Assim, o objetivo principal desta tese é obter uma compreensão do conceito de FCB e sua relação com o descarte de itens de moda. Para atingir este objetivo, essa pesquisa está dividida em três artigos: (1) definir o FCB ao fornecer um estado da arte por meio do mapeamento da literatura; (2) conceituar, desenvolver, validar empiricamente a escala de identidade social da moda (SFI); (3) examinar os fatores que influenciam o descarte de produtos de moda pelos consumidores. O primeiro artigo centra-se na revisão de literatura utilizando técnicas bibliométricas e de análise de conteúdo. Como resultado, fornecemos uma conceituação do FCB, delineamos suas dimensões e construímos um modelo conceitual revelando os antecedentes e resultados. Além disso fornecemos insights para direcionar pesquisas futuras. O segundo artigo concentra-se na conceitualização do SFI, desenvolvimento da escala de SFI, a sua validação em duas línguas (português e inglês). O SFI difere das escalas existentes, como consciência de moda, envolvimento com as roupas da moda, inovação de moda e liderança de moda, porque nenhum desses construtos assiste em explicar como vestir uma combinação adequada de roupas e acessórios para uma ocasião específica da vida. Também realizamos um PLS-SEM para testar a validade nomológica do SFI empiricamente com outros construtos. O terceiro artigo examina os fatores que influenciam o descarte de produtos de moda pelos consumidores e como objetivo específco explora a relação entre a consciência de moda, o SFI, e o comportamento de descarte da moda, comparando consumidores plus size e não plus size no Brasil. Os achados revelam que o SFI influencia o descarte dos indivíduos, uma vez que eles preferem doar os produtos de moda que se alinham com seu SFI para familiares e amigos. Ademais, esta tese fornece implicações teóricas e práticas. |
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Fashion consumption behavior and social fashion identity: understanding the disposal behavior. 2023. [134 f.]. Tese (Programa de Doutorado em Administração com Concentração em Gestão Internacional) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .http://tede2.espm.br/handle/tede/739A revisão da literatura sobre comportamento de consumo de moda (FCB) revela sua complexidade, pois ora é utilizado sem a devida conceituação, ora como sinônimo de compra, descarte ou combinação de variáveis como compra e consciência de moda. Apesar dessa falta de clareza na definição de FCB, há um consenso de que se refere à autoimagem, à expressão da identidade e ao pertencimento a um grupo social. Assim, o objetivo principal desta tese é obter uma compreensão do conceito de FCB e sua relação com o descarte de itens de moda. Para atingir este objetivo, essa pesquisa está dividida em três artigos: (1) definir o FCB ao fornecer um estado da arte por meio do mapeamento da literatura; (2) conceituar, desenvolver, validar empiricamente a escala de identidade social da moda (SFI); (3) examinar os fatores que influenciam o descarte de produtos de moda pelos consumidores. O primeiro artigo centra-se na revisão de literatura utilizando técnicas bibliométricas e de análise de conteúdo. Como resultado, fornecemos uma conceituação do FCB, delineamos suas dimensões e construímos um modelo conceitual revelando os antecedentes e resultados. Além disso fornecemos insights para direcionar pesquisas futuras. O segundo artigo concentra-se na conceitualização do SFI, desenvolvimento da escala de SFI, a sua validação em duas línguas (português e inglês). O SFI difere das escalas existentes, como consciência de moda, envolvimento com as roupas da moda, inovação de moda e liderança de moda, porque nenhum desses construtos assiste em explicar como vestir uma combinação adequada de roupas e acessórios para uma ocasião específica da vida. Também realizamos um PLS-SEM para testar a validade nomológica do SFI empiricamente com outros construtos. O terceiro artigo examina os fatores que influenciam o descarte de produtos de moda pelos consumidores e como objetivo específco explora a relação entre a consciência de moda, o SFI, e o comportamento de descarte da moda, comparando consumidores plus size e não plus size no Brasil. Os achados revelam que o SFI influencia o descarte dos indivíduos, uma vez que eles preferem doar os produtos de moda que se alinham com seu SFI para familiares e amigos. Ademais, esta tese fornece implicações teóricas e práticas.The review of the literature on fashion consumption behavior (FCB) reveals its complexity, as it is sometimes used without proper conceptualization and at other times as a synonym for purchase, disposal, or a combination of variables such as purchase and fashion consciousness. Despite this lack of clarity in the definition of FCB, there is a consensus that it relates to self-image, identity expression and belongingness to one social group. Hence, the main focus of this dissertation is to achieve a comprehensive understanding of the concept of FCB and its relationship to the disposal of fashion items. To achieve this objective, this research is divided into three papers: (1) define FCB by providing a state-of-the-art by mapping the literature; (2) conceptualize, develop, validate empirically Social Fashion Identity (SFI) scale; (3) examine the factors influencing consumers' disposal of fashion goods. The first is a theoretical review paper using bibliometric and content analysis techniques. As a result, we provided a conceptualization of FCB, outlined its dimensions, and built a conceptual model revealing the antecedents and outcomes. Besides this, we suggest insights for future revenue. The second paper focuses on the SFI conceptualization, development and empirical validation of SFI scale in both Portuguese and English languages. SFI differs from existing scales, such as fashion consciousness, fashion involvement, fashion innovativeness, and fashion leadership, because none of these constructs assist in explaining the dressing of a suitable combination of clothes and accessories for a particular occasion in life. We also performed a PLS-SEM to achieve nomological validity testing SFI empirically with other constructs. The third paper examines the factors influencing consumers' disposal of fashion goods, specifically understanding the relationship between FC, SFI, and fashion disposal behavior and compare the disposal behavior of plus-size and non-plus size consumers. The findings reveal that SFI influences the disposal since they prefer to give away these fashion products that align with their SFI to family and friends. Furthermore, this dissertation provides theoretical and practical implications.Submitted by Débora Silva (deborasilva@espm.br) on 2024-05-31T19:34:34Z No. of bitstreams: 1 Ana Julia Buttner.pdf: 2973599 bytes, checksum: 1c7838bf1d24385512720d65221d445b (MD5)Approved for entry into archive by Débora Silva (deborasilva@espm.br) on 2024-05-31T19:46:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Ana Julia Buttner.pdf: 2973599 bytes, checksum: 1c7838bf1d24385512720d65221d445b (MD5)Approved for entry into archive by Débora Silva (deborasilva@espm.br) on 2024-05-31T19:46:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Ana Julia Buttner.pdf: 2973599 bytes, checksum: 1c7838bf1d24385512720d65221d445b (MD5)Made available in DSpace on 2024-05-31T19:47:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Julia Buttner.pdf: 2973599 bytes, checksum: 1c7838bf1d24385512720d65221d445b (MD5) Previous issue date: 2023-08-04application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/2623/Ana%20Julia%20Buttner.pdf.jpgengEscola Superior de Propaganda e MarketingPrograma de Doutorado em Administração com Concentração em Gestão InternacionalESPMBrasilESPM::Pós-Graduação Stricto Sensufashion consumption behavior; social fashion identity; scale development; consumer behavior; marketingcomportamento de consume de moda; identidade social de moda; desenvolvimento de escala; comportamento do consumidor; marketingCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOFashion consumption behavior and social fashion identity: understanding the disposal behaviorComportamento de consumo de moda e identidade social de moda: compreendendo o comportamento de descarteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-7696919625011687972500500600-44551937530918523288024035432632778221info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMTHUMBNAILAna Julia Buttner.pdf.jpgAna Julia Buttner.pdf.jpgimage/jpeg1946http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/739/4/Ana+Julia+Buttner.pdf.jpg0da437cbedc0bf8549fc4a9da3330225MD54TEXTAna Julia Buttner.pdf.txtAna Julia Buttner.pdf.txttext/plain240278http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/739/3/Ana+Julia+Buttner.pdf.txt619e69955540823789ca42abb55f1086MD53ORIGINALAna Julia Buttner.pdfAna Julia Buttner.pdfapplication/pdf2973599http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/739/2/Ana+Julia+Buttner.pdf1c7838bf1d24385512720d65221d445bMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81912http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/739/1/license.txt652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ceMD51tede/7392024-06-01 01:00:30.655oai:tede2.espm.br:tede/739TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4dBTyBOw4NPLUVYQ0xVU0lWQQpDb20gYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgdm9jw6ogKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIEVTUE0gbyBkaXJlaXRvIG5vLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSBkaXN0cmlidWlyIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0csO0bmljbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8sIGluY2x1aW5kbyBvcyBmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIGEgRVNQTSBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhbnNwb3IgYSBzdWEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YcOnw6NvIHBhcmEgcXVhbHF1ZXIgbWVpbyBvdSBmb3JtYXRvIHBhcmEgZmlucyBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBFU1BNIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIG7Do28gaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgw6AgRVNQTSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBURVNFIE9VIERJU1NFUlRBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PIFFVRSBOw4NPTyBTRUpBIEEgRVNQTSwgVk9Dw4ogREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklTw4NPIENPTU8gVEFNQsOJTSBBUyBERU1BSVMgT0JSSUdBw4fDlUVTIEVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpBIEVTUE0gc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyAocykgbm9tZSAocykgZG8gKHMpIGRldGVudG9yIChlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbywgZSBuw6NvIGZhcmEgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIGFsw6ltIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2024-06-01T04:00:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
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