Consumo consciente na moda : o nível de consciência e a preferência entre os consumidores de slow fashion e fast fashion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cantori, Andrea Mondino
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225369
Resumo: Convivemos constantemente com muitos estímulos ao consumo para manter a demanda de acordo com a produção em grande escala. Definições como sociedade de consumo e consumismo refletem um comportamento de consumo hedonista, em excesso, efêmero e descartável, sem preocupação com os impactos socioambientais. O consumo consciente, ao contrário, transforma as atitudes e tomadas de decisão do consumidor que passa a valorizar a cadeia de produção mais justa socialmente e ecologicamente responsável. A moda é um mercado com grande relevância econômica e social em qualquer país e pode apresentar dois segmentos antagônicos: o fast fashion, com produção rápida, oferta sistemática de novos produtos nas lojas, que explora mão de obra barata e promove geração de lixo devido ao excesso de descartes entre outros impactos ao meio ambiente; e o slow fashion que propõe um maior aproveitamento dos recursos escassos, valoriza os profissionais envolvidos na cadeia de produção e estimula o consumo consciente em seus clientes que buscam artigos de boa qualidade, atemporais e duradouros. O presente estudo tem por objetivo analisar o nível de consumo consciente e a preferência entre fast fashion e slow fashion dos consumidores de moda de moradores de Porto Alegre, analisando suas preferências e quais valores são percebidos na moda que seguem, além de identificar o seu nível de consciência ecológica a partir da escala ECCB (Ecologically conscious consumer behavior). A pesquisa descritiva com coleta de dados quantitativos contou com amostra de perfil demográfico heterogêneo de 236 sujeitos com idades entre 18 a 75 anos. Os resultados indicam que a amostra possui um comportamento consciente em relação à moda, porém sem determinar uma prevalência de seguidores de slow fashion nem de fast fashion. Quanto ao nível de consciência ecológica, as respostas da escala ECCB demonstram que os participantes fazem pouco esforço voluntário para reduzir os impactos negativos causados por seu comportamento de consumo à sociedade e ao meio ambiente. Porém, é possível perceber que informação, facilidade de acesso e opções de escolha de produtos podem elevar o nível de consciência no consumo e os impactos positivos do comportamento ecológico.
id UFRGS-2_ae5338c46d6402c342af12e56906f8bb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225369
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cantori, Andrea MondinoCallegaro-de-Menezes, Daniela2021-08-10T04:31:21Z2020http://hdl.handle.net/10183/225369001126778Convivemos constantemente com muitos estímulos ao consumo para manter a demanda de acordo com a produção em grande escala. Definições como sociedade de consumo e consumismo refletem um comportamento de consumo hedonista, em excesso, efêmero e descartável, sem preocupação com os impactos socioambientais. O consumo consciente, ao contrário, transforma as atitudes e tomadas de decisão do consumidor que passa a valorizar a cadeia de produção mais justa socialmente e ecologicamente responsável. A moda é um mercado com grande relevância econômica e social em qualquer país e pode apresentar dois segmentos antagônicos: o fast fashion, com produção rápida, oferta sistemática de novos produtos nas lojas, que explora mão de obra barata e promove geração de lixo devido ao excesso de descartes entre outros impactos ao meio ambiente; e o slow fashion que propõe um maior aproveitamento dos recursos escassos, valoriza os profissionais envolvidos na cadeia de produção e estimula o consumo consciente em seus clientes que buscam artigos de boa qualidade, atemporais e duradouros. O presente estudo tem por objetivo analisar o nível de consumo consciente e a preferência entre fast fashion e slow fashion dos consumidores de moda de moradores de Porto Alegre, analisando suas preferências e quais valores são percebidos na moda que seguem, além de identificar o seu nível de consciência ecológica a partir da escala ECCB (Ecologically conscious consumer behavior). A pesquisa descritiva com coleta de dados quantitativos contou com amostra de perfil demográfico heterogêneo de 236 sujeitos com idades entre 18 a 75 anos. Os resultados indicam que a amostra possui um comportamento consciente em relação à moda, porém sem determinar uma prevalência de seguidores de slow fashion nem de fast fashion. Quanto ao nível de consciência ecológica, as respostas da escala ECCB demonstram que os participantes fazem pouco esforço voluntário para reduzir os impactos negativos causados por seu comportamento de consumo à sociedade e ao meio ambiente. Porém, é possível perceber que informação, facilidade de acesso e opções de escolha de produtos podem elevar o nível de consciência no consumo e os impactos positivos do comportamento ecológico.We constantly coexist with many stimuli to consumption to maintain demand according to large scale production. Definitions as a consumer society and consumerism reflect hedonistic, excessive, ephemeral and disposable consumption behavior, without concern for social and environmental impacts. Conscious consumption, on the other hand, transforms the attitudes and decision making of the consumer who starts to value the most socially just and ecologically responsible production chain. Fashion is a market with great economic and social relevance in any country and can present two antagonistic segments: the fast fashion, with quick production, systematic offer of new products on the stores, which explores cheap labor and promotes garbage generation due to the excess of disposals among other impacts to the environment; and the slow fashion which proposes a greater utilization of scarce resources, values the professionals involved on the production chain and stimulates the conscious consume on its clients which searches for good quality, timeless and long standing articles. This study aims to analyze the level of conscious consumption and the preference between fast fashion and slow fashion consumers of Porto Alegre residents, analyzing their preferences and which values are perceived in the fashion they follow, in addition to identifying their level of ecological awareness from the ECCB (Ecologically conscious consumer behavior) scale. The descriptive survey with quantitative data collection included a sample of a heterogeneous demographic profile of 236 subjects aged between 18 and 75 years. The results indicate that the sample has a conscious behavior in relation to fashion, but without determining a prevalence of slow fashion followers or fast fashion. As for the level of ecological awareness, the ECCB scale responses demonstrate that participants make little voluntary effort to reduce the negative impacts caused by their consumption behavior on society and the environment. However, it is possible to see that information, ease of access, and product choice options can raise the level of consumer awareness and the positive impacts of ecological behavior.application/pdfporComportamento do consumidorConsumo conscienteModaConsumer behaviorConscious consumptionFashionConsumo consciente na moda : o nível de consciência e a preferência entre os consumidores de slow fashion e fast fashioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2020Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126778.pdf.txt001126778.pdf.txtExtracted Texttext/plain105463http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225369/2/001126778.pdf.txt83ff46325585caa30546015dbe0fc999MD52ORIGINAL001126778.pdfTexto completoapplication/pdf992670http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225369/1/001126778.pdfe7f7a0e2da33f71c9f1bbc9fcf6701a7MD5110183/2253692023-04-22 03:22:35.320759oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225369Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-22T06:22:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consumo consciente na moda : o nível de consciência e a preferência entre os consumidores de slow fashion e fast fashion
title Consumo consciente na moda : o nível de consciência e a preferência entre os consumidores de slow fashion e fast fashion
spellingShingle Consumo consciente na moda : o nível de consciência e a preferência entre os consumidores de slow fashion e fast fashion
Cantori, Andrea Mondino
Comportamento do consumidor
Consumo consciente
Moda
Consumer behavior
Conscious consumption
Fashion
title_short Consumo consciente na moda : o nível de consciência e a preferência entre os consumidores de slow fashion e fast fashion
title_full Consumo consciente na moda : o nível de consciência e a preferência entre os consumidores de slow fashion e fast fashion
title_fullStr Consumo consciente na moda : o nível de consciência e a preferência entre os consumidores de slow fashion e fast fashion
title_full_unstemmed Consumo consciente na moda : o nível de consciência e a preferência entre os consumidores de slow fashion e fast fashion
title_sort Consumo consciente na moda : o nível de consciência e a preferência entre os consumidores de slow fashion e fast fashion
author Cantori, Andrea Mondino
author_facet Cantori, Andrea Mondino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cantori, Andrea Mondino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
contributor_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Consumo consciente
Moda
topic Comportamento do consumidor
Consumo consciente
Moda
Consumer behavior
Conscious consumption
Fashion
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumer behavior
Conscious consumption
Fashion
description Convivemos constantemente com muitos estímulos ao consumo para manter a demanda de acordo com a produção em grande escala. Definições como sociedade de consumo e consumismo refletem um comportamento de consumo hedonista, em excesso, efêmero e descartável, sem preocupação com os impactos socioambientais. O consumo consciente, ao contrário, transforma as atitudes e tomadas de decisão do consumidor que passa a valorizar a cadeia de produção mais justa socialmente e ecologicamente responsável. A moda é um mercado com grande relevância econômica e social em qualquer país e pode apresentar dois segmentos antagônicos: o fast fashion, com produção rápida, oferta sistemática de novos produtos nas lojas, que explora mão de obra barata e promove geração de lixo devido ao excesso de descartes entre outros impactos ao meio ambiente; e o slow fashion que propõe um maior aproveitamento dos recursos escassos, valoriza os profissionais envolvidos na cadeia de produção e estimula o consumo consciente em seus clientes que buscam artigos de boa qualidade, atemporais e duradouros. O presente estudo tem por objetivo analisar o nível de consumo consciente e a preferência entre fast fashion e slow fashion dos consumidores de moda de moradores de Porto Alegre, analisando suas preferências e quais valores são percebidos na moda que seguem, além de identificar o seu nível de consciência ecológica a partir da escala ECCB (Ecologically conscious consumer behavior). A pesquisa descritiva com coleta de dados quantitativos contou com amostra de perfil demográfico heterogêneo de 236 sujeitos com idades entre 18 a 75 anos. Os resultados indicam que a amostra possui um comportamento consciente em relação à moda, porém sem determinar uma prevalência de seguidores de slow fashion nem de fast fashion. Quanto ao nível de consciência ecológica, as respostas da escala ECCB demonstram que os participantes fazem pouco esforço voluntário para reduzir os impactos negativos causados por seu comportamento de consumo à sociedade e ao meio ambiente. Porém, é possível perceber que informação, facilidade de acesso e opções de escolha de produtos podem elevar o nível de consciência no consumo e os impactos positivos do comportamento ecológico.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-10T04:31:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225369
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001126778
url http://hdl.handle.net/10183/225369
identifier_str_mv 001126778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225369/2/001126778.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225369/1/001126778.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 83ff46325585caa30546015dbe0fc999
e7f7a0e2da33f71c9f1bbc9fcf6701a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224611024601088